GastronomiaPelo Brasil

Caminhos de Fogo reúne chefs em Tiradentes

Festival celebra cinco anos com 26 chefs convidados e experiências gastronômicas na brasa no dia 25 de abril, em Tiradentes (MG)

Foto: Agência Caminhos

Tiradentes se prepara para receber a quinta edição do Caminhos de Fogo no dia 25 de abril. O festival reúne chefs de diferentes regiões do país em uma proposta centrada na gastronomia feita na brasa. Ao longo do evento, o público percorre estações comandadas por 26 cozinheiros convidados, que exploram técnicas, ingredientes e culturas culinárias ligadas ao fogo.

A curadoria de 2026 traz nomes reconhecidos da gastronomia nacional. Entre as estreias estão Lierson, Roberto Raviolli, Roberto Barcellos, André Paganini, Marcelo Corrêa Bastos, Rafa Gomes, Marina Lopes, Mari Mota, Helena Nicolao e Dani França Pinto. Eles se somam a participantes já conhecidos, como Cristóvão Laruça, Júlia Carvalho, Marcos Livi, Sati Roig, Paula Labaki, Ligia Karazawa, Jimmy Ogro, Pedro Valçassinhas, Adriano Geléia, Priscila Deus, Chico Mancuso, Rafael Soares e Mário Portella.

O conjunto forma um panorama diverso da cozinha contemporânea na brasa. Cada chef apresenta sua leitura sobre ingredientes e preparos, ampliando o diálogo entre tradições e técnicas.

Tema valoriza conexões na gastronomia

Nesta edição, o festival adota o tema “Encontros”. A proposta destaca as conexões entre culturas gastronômicas, territórios, ingredientes e pessoas. O fogo surge como elemento central, presente em diferentes abordagens, como parrilla, defumação e preparo em lenha.

“O Caminhos de Fogo nasceu com a ideia de celebrar a cozinha feita no fogo. Agora, chegando à quinta edição, entendemos que ele se transformou em algo maior: um grande encontro da gastronomia na brasa no Brasil. Tiradentes se torna um ponto de convergência entre chefs, produtores, marcas, pecuaristas e apaixonados pela gastronomia, todos reunidos pelo respeito ao fogo como linguagem culinária. E, ao mesmo tempo, o festival é um encontro entre pessoas, famílias, amigos, viajantes, que se reúnem para viver um dia em um ambiente que mistura técnica, cultura e celebração. Então esse é o espírito de comunidade que fez o Caminho de Fogo se consolidar como uma das experiências gastronômicas mais especiais desse país”, afirma Guilherme Macedo, organizador do festival.

Entre os destaques, está a praça dedicada às carnes maturadas, comandada por Cristóvão Laruça. O espaço apresenta cortes dry aged, técnica que intensifica sabor e textura após longos períodos de maturação.

Outro nome presente é Marcelo Corrêa Bastos, pesquisador da gastronomia brasileira e fundador dos restaurantes Jiquitaia e Lobozó. Seu trabalho valoriza ingredientes nacionais e diferentes preparos, com atenção ao uso de pescados.

Além disso, o festival marca a estreia de Roberto Raviolli, que leva uma abordagem contemporânea da cozinha italiana afetiva. Já Júlia Carvalho e Marcos Livi apresentam preparos com carne Angus, em parceria com a VPJ e a Associação Brasileira de Angus, explorando aspectos como genética e qualidade.

Serviço

Caminhos de Fogo 2026
Data:
 25 de abril de 2026
Local: Santíssimo Resort (Rua dos Inconfidentes, 140 – Centro – Tiradentes – MG).
Mais informações no Instagram @caminhosdefogo .

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 24/03/26

Compartilhar nos Stories

GastronomiaPelo Brasil
Caminhos de Fogo reúne chefs em Tiradentes

Festival celebra cinco anos com 26 chefs convidados e experiências gastronômicas na brasa no dia 25 de abril, em Tiradentes (MG)

Foto: Agência Caminhos

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura