Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

BH Beatle Week celebra o legado de uma das maiores bandas da história!

Gostou? Compartilhe!

Homenageando a vida e carreira dos Beatles, a BH Beatle Week contará com shows e tributos ao conjunto.

Por Caio Brandão | Repórter

O que falar dos Beatles? O legado da banda é gigantesco, um dos maiores da história da música, carregando uma legião de fãs que contempla várias gerações. Sendo assim, a BH Beatle Week se ergue como um dos mais importantes eventos que celebram a carreira do quarteto, e começa nessa semana! Entre os dias 15 e 17 de junho, o Cine Theatro Vallourec receberá eventos em tributo ao conjunto, e você pode adquirir seus ingressos pelo link.

Homenageando a vida e carreira dos Beatles, a BH Beatle Week contará com shows e tributos ao conjunto.
Os Beatles atravessando a lendária Abbey Road - Foto: Ian MacMillan

“Os Beatles atravessam gerações. Vemos desde os contemporâneos da década de 60, até os filhos e netos se rendendo à obra deles. Parece que o bom gosto é hereditário. Além disso, eles trabalham conceitos como paz, amor e entendimento, que são fundamentais para aproximar não só famílias, mas as pessoas em geral “, comentou Aggeu Marques, criador do BH Beatle Week.

A primeira edição do projeto, realizada em 2012, foi um sucesso, contando com um público aproximado de 10 mil pessoas. Desse modo, o evento é inspirado na celebração que acontece em Liverpool desde a década de 80, reunindo Beatlemaníacos desde então.

Minas e os Beatles

Abrindo o festival, no dia 15 de junho, “Minas e os Beatles” reunirá artistas mineiros, ou que moram em Minas Gerais, para homenagear a banda e apresentar produções autorais. Assim, Aggeu convidou Affonsinho, Márcio Greyck, Paulinho Pedra Azul, Cláudio Venturini e Luiz Carlos Sá para compor o line-up da homenagem. 

O evento será especial tendo em vista a importância do conjunto inglês para a música mineira. “Os Beatles foram importantíssimos para grandes movimentos musicais brasileiros como o Clube da Esquina, a Tropicália, Jovem Guarda, entre outros. Além disso, esses movimentos, por sua vez, influenciaram as novas gerações de compositores brasileiros. Então, Beatles ainda é algo atual”, refletiu Arggeu. 

“Minas e os Beatles” será realizado às 20h, com duração prevista de 90 minutos.

Paul in Concert

Posteriormente, no dia 16 de junho, as celebrações convergem para Paul McCartney. Aggeu Marques & The Yesterdays darão vida a canções eternizadas pelos Beatles, bem como sucessos marcantes da carreira solo de Paul. Ademais, a apresentação contará com um quinteto de metais, prometendo uma roupagem diferenciada para obras tão queridas.

“Todos os quatro membros dos Beatles levaram consigo a influência dos demais. Por mais diferentes entre si que pareçam, eles são uma continuidade da banda, principalmente o Paul. Por ter vindo mais vezes ao Brasil, ele mobilizou mais pessoas, ele revive uma espécie “beatlemania” brasileira em todas as vezes que vem para cá”, comentou Aggeu em relação ao legado de Paul McCartney.

Aggeu Marques & The Yesterdays tocarão às 21h, com duração prevista de 90 minutos.

A “despedida” de Aggeu

Após impressionantes 35 anos, Aggeu performará pela última vez em uma banda cover de Beatles em Belo Horizonte. Sendo assim, a BH Beatle Week desse ano marca a despedida do artista e promete muita emoção para o público presente. Depois de décadas se dedicando a revitalizar o legado dos Beatles, Aggeu conta que agora prioriza novos projetos.

“A decisão foi difícil, mas necessária, pois, para dar segmento a alguns projetos, precisamos concluir outros. É o fechamento de um ciclo que talvez tenha sido o mais importante da minha carreira como artista. Porém, como eu levo os Beatles em meu coração e em minhas músicas autorais, que são minha prioridade agora, sigo esse caminho tranquilo”.

Contudo, Aggeu não dá como impossível o retorno a interpretação de obras dos Beatles. “Estou parando de tocar com bandas cover, definitivamente. Mas, provavelmente, em algum show futuro, de maneira mais intimista, voz e violão, acho que posso, novamente, interpretar canções dos Beatles. O tempo vai dizer”. 

Aggeu Marques – Foto: Demétrio Aguiar

80 anos de George Harrison

Encerrando o BH Beatle Week, a banda Beatles Rock Show performará os grandes clássicos de George Harrison. Tendo no currículo um show em Liverpool, terra natal dos Beatles, o conjunto mineiro tocará canções icônicas como “While My Guitar Gently Weeps”, “Sweet Lord” e “Something”. Além disso, não faltarão os sucessos da época em que Harrison integrava a banda.

“Sou suspeito para falar, pois para mim, se tratando de carreira solo, o George só fica atrás do Paul. Acho que a abordagem da música indiana e a introspecção das letras são os grandes legados dele. George, na minha opinião, era o mais verdadeiro dos Beatles, cantou e escreveu o que sentia e vivia”, refletiu Aggeu.

Beatles Rock Show sobe ao palco às 20h, com 90 minutos de show previstos.

Para mais informações e compra de ingressos, basta acessar o link.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]