
Espetáculo \V3NTØ (Barravento) ocupa palcos de BH
Montagem do grupo CorPol!tico une dança, ancestralidade e juventude com apresentações gratuitas em Belo Horizonte
Barravento Foto Gilberto Goulart
Montagem do grupo CorPol!tico une dança, ancestralidade e juventude com apresentações gratuitas em Belo Horizonte
Barravento Foto Gilberto Goulart
O grupo CorPol!tico inicia a circulação do espetáculo \V3NTØ (Barravento) em Belo Horizonte no dia 27 de maio de 2025, às 19h, no Teatro Marília. A montagem propõe releituras coreográficas que conectam sonoridades das culturas afro-brasileiras, como o candomblé e ritmos tradicionais, ao funk contemporâneo, especialmente o Passinho de BH e o soul. A apresentação integra o projeto Terça da Dança, realizado em parceria com o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte.
Em sequência, o grupo se apresenta no Centro Cultural Venda Nova no dia 30 de maio, às 19h, e no Centro Cultural Vila Santa Rita no dia 31 de maio, às 16h. Todas as sessões têm entrada gratuita. A circulação conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, além de parcerias com o Centro Cultural Venda Nova e o Ponto de Cultura Capoeira Um Novo Gingado na Vida, do Mestre Jabuti.
O espetáculo propõe uma narrativa musical que evidencia as raízes afro-brasileiras das manifestações culturais e estabelece conexões entre passado e presente. A direção é de Leonardo Molina e Rudson Rocha. O elenco é composto por oito bailarinos, que exploram gestos e ritmos oriundos das tradições Bantu, Malê, Yoruba e Nagô, transformando o palco em um manifesto coreográfico da juventude periférica.
A montagem busca provocar reflexões sobre as influências ancestrais nas manifestações artísticas contemporâneas. A inspiração no filme Barravento (1962), de Glauber Rocha, reforça a metáfora do espetáculo. A obra cinematográfica retrata a história de um pescador abençoado por Iemanjá, que perde a bênção ao romper com fundamentos de sua tradição. “A metáfora nos ajuda a tratar da importância das raízes culturais e das consequências de seu rompimento”, explica Rudson Rocha.
A trilha sonora percorre sonoridades como o Barravento e o Congo de Ouro até chegar ao funk brasileiro. O espetáculo cria uma linha cronológica que parte das expressões afro-brasileiras tradicionais e se conecta com as manifestações artísticas das juventudes periféricas, como o Passinho de BH.
Em 2019, o grupo começou a idealizar a proposta durante o evento Ocupar Espaços, no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), com realização da ONG Oficina de Imagens. Desde então, o projeto evoluiu para uma linguagem que integra dança, iluminação experimental e engajamento social.
Espetáculo \V3NTØ (Barravento) – CorPol!tico
Entrada: Gratuita para todas as apresentações
27/05/2025 (terça-feira), às 19h
Teatro Marília – Av. Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG
30/05/2025 (sexta-feira), às 19h
Centro Cultural Venda Nova – R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários, Belo Horizonte/MG
31/05/2025 (sábado), às 16h
Centro Cultural Vila Santa Rita – R. Ana Rafael dos Santos, 149 – Bairro Santa Rita, Belo Horizonte/MG
Publicado por Carol Braga
Publicado em 25/05/25