Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Aniversário de Pedro Almodóvar: onde conferir os filmes do diretor no streaming

O diretor espanhol completa 72 anos no dia 25 de setembro com filme novo na praça que já garantiu prêmio de melhor atriz no Festival Veneza
Pedro Almodóvar. Foto: Aaron Poole / ©A.M.P.A.S.

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar chega aos 72 anos no dia 25 de setembro. Além do aniversário em si, ele tem outros motivos de alegria. Por exemplo, a atriz Penélope Cruz recentemente conquistou o prêmio de melhor atriz pelo papel pelo filme ”Madres Paralelas”, a mais nova produção que leva a assinatura dele. 

O cinema de Almodóvar é sempre marcante. Bem difícil ser indiferente a ele, para o bem ou para o mal. Por isso, é também sempre bom rever algumas produções. Dependendo da sua fase de vida, pode ser até que mude de opinião.

A boa notícia para quem ainda não teve a chance de ver a produção do início da carreira dele é que muitos longas estão disponíveis no streaming. O Prime vídeo parece ter a melhor fatia do catálogo, mas há também muitos títulos disponíveis para aluguel em serviços como Google e Apple TV. 

Fale com ela (2003)

Como já disse, o cinema de Almodóvar sempre será controverso. Tem quem ame e odeie esse filme. Faço parte da turma dos amantes. É um longa também significativo na carreira do diretor. Foi com Fale com ela que Pedro conquistou a única estatueta do Oscar. E detalhe: foi pelo roteiro. No mesmo ano foi indicado a melhor direção, mas perdeu para Roman Polanski por O Pianista. Fale com ela é a história de um enfermeiro e uma toureira. Uma trama cheia de reviravoltas, o que, aliás, é a cara de Almodóvar. 

Kika (1993)

O humor de Pedro Almodóvar tem um ar absurdo. Quando ele erra a mão, tipo em Os amantes passageiros é uma tragédia. Mas em muitos momentos ele também acertou. É o caso de Kika. Sim, é exagerado, mas também divertido. É a história de uma maquiadora que chega para prestar seus serviços a um defunto mas acaba descobrindo que a figura está vida. E mais: eles se apaixonam. 

Volver (2006)

A parceria entre Pedro Almodóvar já deve ser muito estudada e será ainda mais. Assim como Carmem Maura, a atriz se converteu na grande musa do diretor. Em Volver, Penélope está plena. Tanto que recebeu a indicação ao Oscar pelo papel. Trata de temas mais densos como abuso. Volver tem sororidade em grau máximo.

Tudo sobre a minha mãe (1999)

Você pode até não ter visto esse filme, mas com certeza o cartaz sim. Anda decorando muita casa por aí que nem sabe direito do que se trata. Pois é a história de duas mães e um filho. Será que podemos resumir assim? Enfim, esse autêntico e colorido filme de Almodóvar faz parte da lista dos 1001 filmes que você precisa ver antes de morrer, editada por Steven Schneider.

Carne Trêmula (1997)

Também dos antigões tem Carne Trêmula. Já podemos chamar de clássico? Carne trêmula abriu uma fase brilhante da carreira dele que depois foi seguida de Tudo sobre minha mãe e Fale com ela. É uma adaptação do livro de Ruth Rendell. Um thriller, realmente, sensualíssimo. 

Confira aqui onde ver todos os filmes de Pedro Almodóvar

Cena do filme Fale com ela de Pedro Almodóvar. Foto: Mubi/Divulgacao

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!