
Agenda cultural de BH: atrações de 14 a 19 de maio
Andrea Bocelli. Foto: Lorenzo Montanelli
Andrea Bocelli. Foto: Lorenzo Montanelli
Agenda cultural da semana recebe o tenor italiano Andrea Bocelli e também tem a estreia do projeto Solos Dissidentes
Por Carol Braga
Chegou a hora de organizar a sua agenda cultural para a semana de 14 a 19 de maio. Um dos destaques da semana é o aguardado concerto de Andrea Bocelli, o renomado tenor italiano, marcado para o dia 17 de maio no Mineirão. O show celebra os 30 anos de carreira do tenor no Brasil e promete ser uma experiência inesquecível para os fãs de música clássica e ópera. O problema é que os últimos ingressos custam a partir de R$1.000,00.
Outro evento que merece a sua atenção é o Festival Solos Dissidentes, que vai até o dia 18, dedicado à difusão de obras cênicas de artistas mulheres, LGBTQIA+, negres, indígenes, PCDs e obeses. O festival inclui apresentações de espetáculos, residências artísticas e rodadas de negócios em cinco espaços culturais da cidade.
Além disso, a programação inclui o concerto da Orquestra SESIMINAS convida Marcelo Veronez, apresentando uma versão especial do repertório “Não sou nenhum Roberto”, no dia 15 de maio. No dia seguinte, Mãeana se apresenta no Centro Cultural SESIMINAS com o show “Mãeana canta JG“, uma fusão entre as canções de João Gilberto e João Gomes.
Outros eventos da agenda cultural da semana incluem o espetáculo de dança “Motus”, dirigido por Anamaria Fernandes e composto por artistas LGBTQIA+, que explora questões de medo, racismo, gênero e sexualidade, no Centro Cultural Vila Fátima nos dias 17 e 18 de maio. E no dia 19 de maio, a Zula Cia. de Teatro apresenta “Banho de Sol” dentro da comemoração dos 13 anos da companhia. A peça discute a realidade das mulheres em uma penitenciária, no Galpão Cine Horto.
Saiba mais sobre os eventos da agenda cultural da semana:
Até 18 de maio, Belo Horizonte recebe a primeira edição do Festival Solos Dissidente. O projeto é voltado para a difusão e fruição de obras cênicas com o recorte de solos de artistas mulheres, LGBTQIA+, negres, indígenes, PCDs e obeses. A programação reúne atividades de cunho artístico e formativo – ou seja, apresentação de espetáculos, residência artística com mostra de processo e, ainda, uma rodada de negócios. O evento vai ocupar cinco espaços: a Toca da Cutia, o Memorial Minas Gerais Vale, a Zap 18, o Espaço Aberto Pierrot Lunar e, tal qual, o C.A.S.A. Clique aqui e conheça a programação completa.
Eis um show que não envelhece e parece ter o mesmo vigor desde a estreia. Lá se vão 16 anos de Eu não sou Nenhum Roberto e Marcelo Veronez terá a oportunidade de tocar com a Orquestra Sesiminas. Será uma versão mais que especial deste repertório que passeia pelo universo de Roberto e Erasmo Carlos, celebrando essa obra conjunta monumental, através de suas principais composições, além de algumas surpresas.
A cantora e compositora Mãeana é a próxima convidada do projeto Encontros Musicais. Ela apresenta em Belo Horizonte o show “Mãeana canta JG”. O repertório do show é composto pela mistura entre as canções eternizadas pelo baiano João Gilberto e os atuais sucessos do pernambucano João Gomes. Juazeiro e Petrolina se encontram na ponte formada por Mãeana, resultando no que ela apelidou de “pisa nova”, a levada do Piseiro com a intenção da Bossa Nova. O canto virá acompanhado de guitarra e percussão, emoldurados pela estética singular de Mãeana que também transforma os palcos por onde passa.
Mãeana
Artistas mineiros se reúnem na Autêntica para um show cuja renda será revertida para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. São eles: Djonga, Coyote Beatz, FBC, MAC Júlia, Iza Sabino, Hot & Oreia, Sidoka, Laura Sette e muito mais. A entrada custa R$ 35 + uma doação podendo ser 1,5 L de água mineral, mantas e roupas de frio em bom estado ou itens de higiene pessoal.
Show Nós por nós
O espetáculo de dança “Motus”, dirigido por Anamaria Fernandes e composto por sete artistas LGBTQIA+, traz uma abordagem única ao entrelaçar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a dança e a poesia. Inspirado pelo poema “Congresso Internacional do Medo”, de Carlos Drummond de Andrade, o espetáculo explora questões de medo, racismo, gênero e sexualidade. Além da apresentação, o projeto Motus oferece oficinas artísticas gratuitas e será apresentado em cinco Centros Culturais de Belo Horizonte, promovendo uma experiência inclusiva e diversificada.
Motus
AUGUSTA BARNA – PROJETO SALVE A COMPOSITORA!
O projeto Salve a Compositora! do Sesc Palladium continua a missão de destacar talentos emergentes da música mineira, agora com a cantora e compositora Augusta Barna no dia 17 de maio, às 20h, no Teatro de Bolso. Augusta apresentará canções do álbum “Sangria Desatada”, premiado pelo BDMG Cultural, em um espetáculo que promete celebrar a diversidade da cena musical local. Com ingressos acessíveis, o projeto tem sido uma plataforma crucial para artistas em ascensão, oferecendo visibilidade e oportunidades ao longo dos anos.
Augusta Barna
Andrea Bocelli, um dos ícones mais renomados da música mundial, já vendeu mais de 90 milhões de discos ao redor do globo. O show marcado para o Mineirão celebra os 30 anos de carreira do tenor no Brasil. A turnê contará com convidados especiais de vários lugares do mundo. Entre os convidados, um dos destaques é Matteo Bocelli, filho do tenor, que se apresentará pela primeira vez no País. Sandy, parceira de longa data de Andrea Bocelli, também estará no Mineirão. A história dos dois começou em 1997, quando gravaram juntos o sucesso “Vivo Per Lei”. A apresentação ainda terá a participação dos dois bailarinos: Angelica Gismondo e Francesco Costa.
Andrea Bocelli
O projeto Uma Voz, Um Instrumento, leva Mônica Salmaso ao Teatro do Centro Cultural Unimed – BH Minas. O encontro musical de Mônica Salmaso com o pianista Nelson Ayres e o flautista e saxofonista Teco Cardoso foi gravado no CD chamado Alma Lírica Brasileira. Em 2013 foi registrado em DVD pelas mãos do diretor e fotógrafo Walter Carvalho. CD e DVD premiados, este trabalho se abriu para homenagens a compositores diversos como Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e segue em cartaz pela felicidade musical deste encontro que soma canto e percussão de Mônica, a formação jazzística e erudita de Nelson Ayres e Teco Cardoso e a curiosidade do trio pela música brasileira em geral.
Mônica Salmaso – Alma Lírica Brasileira | Uma voz, um instrumento
No dia 17 de maio, sexta-feira, a Orquestra Mineira de Rock apresentará um espetáculo especial no Palácio das Artes, celebrando 25 anos de história. Intitulado “Onírico”, o show promete uma experiência única, com novas canções e um repertório que atravessa toda a trajetória dos músicos. Além das músicas clássicas, serão reveladas composições inéditas, algumas que farão parte do aguardado primeiro álbum da OMR. O evento contará também com a participação do renomado músico Marcus Viana, proporcionando uma noite memorável. Com uma formação de 13 músicos e arranjos inusitados, a apresentação promete uma fusão sonora memorável. Com cenário e luzes especiais, o show transformará o Palácio das Artes em uma experiência visual e sensorial única.
Orquestra Mineira de Rock e Marcus Vianna
As inter-relações entre sons, movimentos e objetos são os materiais dessa improvisação. Os objetos sonoros criados pelo duo instrumental O Grivo e a coreógrafa Thembi Rosa se juntam nessa instalação sonora coreográfica. Pulsos, ritmos e escuta são as presenças que compõem cada momento dessa improvisação entre dança, música e objetos sonoros na afinação de um espaço móvel, flexível, que se expande, se contrai e ressoa. A Performance Peças Sonoras integra o projeto Sensações Memoráveis, com a curadoria de Dudude Herrmann. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do evento (apenas um ingresso por pessoa, sujeito a lotação do espaço).
Peças Sonoras, com Thembi Rosa & O Grivo
Após décadas de atribuição equivocada a Mário Quintana, o belo poema “O laço e o abraço” é revelado como obra de Maria Beatriz Marinho dos Anjos, autora que agora lança o livro ilustrado pela Literíssima Editora. O texto, disseminado na internet e erroneamente associado a Quintana, ganha verdadeira autoria reconhecida, enquanto Beatriz Marinho expressa gratidão pela associação e presta homenagem ao poeta gaúcho. O lançamento está marcado para o dia 18 de maio, na Fiorella Gelato, na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, prometendo uma obra para todas as idades.
A Zula Cia. de Teatro comemora 13 anos de história nos palcos com a “Mostra Zula 13 Anos”, uma celebração que compartilha com o público repertório diversificado e marcante. “Banho de Sol” é um espetáculo que aborda a realidade das mulheres dentro de uma penitenciária. Com base em experiências vivenciadas pelas atrizes durante aulas ministradas no ambiente prisional, a peça revela as complexidades e desafios enfrentados por essas mulheres, explorando questões sociais e humanas urgentes. O espetáculo propõe uma reflexão profunda sobre o sistema carcerário e as condições das detentas, destacando o compromisso da companhia em abordar temas relevantes e impactantes.
Banho de Sol – “Mostra Zula 13 Anos”
CÉSAR LACERDA
Em ‘Década’, César Lacerda celebra no formato íntimo de voz e violão canções que marcaram a trajetória nos últimos dez anos. O álbum, concebido por Filipe Catto, traz músicas dos cinco discos lançados até então, regravações de canções que Lacerda compôs para outras e outros artistas (como é o caso de ‘Minha Mãe’, originalmente registrada por Gal Costa e Maria Bethânia) e duas inéditas.
César Lacerda
O projeto musical Bolofofos, idealizado por Eduardo San Marino em 2014, traz para os palcos as adoráveis personagens Bunny, Rick, Sophie, Pow e Pipi, conhecidas por músicas animadas e humor inteligente. Com hits como o Funk do Pão de Queijo e outras canções divertidas, o espetáculo, que conquistou milhões de visualizações no YouTube, chega pela primeira vez a Belo Horizonte, prometendo um grande show para toda a família. Com ritmos que vão do funk ao reggaeton, o musical cria uma atmosfera de alegria e diversão, enquanto apresenta as características únicas de cada personagem, como a inteligência de Sophie, a energia de Rick e a doçura de Bunny, proporcionando momentos felizes e memoráveis para todas as idades.
Bolofofos
No dia 19 de maio de 2024, na agenda cultural de Belo Horizonte, o renomado grupo Il Divo apresentará a turnê “20th Anniversary”, celebrando duas décadas de sucesso. Os virtuosos cantores David Miller, Sebastien Izambard, Urs Buhler e Steven LaBrie prometem uma noite envolvente, mesclando grandes clássicos internacionais com sucessos do álbum “XX: 20TH ANNIVERSARY ALBUM”, incluindo “Despacito” e “Perfect”, além de performances icônicas como “Regressa a Mi” e “Con te Partirò”. Os fãs serão cativados por uma experiência única, repleta de energia contagiante e momentos emocionantes, onde poderão cantar, dançar e se emocionar ao som do Il Divo ao vivo.
Il Divo
Publicado por Carol Braga
Publicado em 13/05/24