fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cinema na quarentena: confira dicas de adaptações literárias

Dentre as opções tem A Garota Dinamarquesa, Garota exemplar, Jogos Vorazes, Cidade de Deus e outros

Por Thiago Fonseca *

27/04/2020 às 18:26 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Paris Filmes / Divulgação

A literatura costuma ser uma fonte de inspiração para o cinema. Tanto é que muitas adaptações já deram o que falar. Neste post separamos nove delas. Alguns clássicos e outras surpresas que muitos nem sabem que foram baseadas em livros. Esse também foi o tema desta semana do podcast Pipoca BH FM. Uma parceria do Culturadoria com a rádio BH FM. Confira:

 

Harry Potter

Uma das maiores franquias do cinema: Harry Potter, teve todos os filmes feitos a partir da série de romances de fantasia da escritora J. K . Rolling. Os longas contam a história do Harry Potter, que descobre que é bruxo aos sete anos de idade, e dos seus amigos. A partir daí ele embarca em uma grande jornada. Grande mesmo porque foram oito filmes ao todo, de 2001 até 2011. Em resumo os pontos principais estão nos filmes e a narrativa é bem coerente com a da literatura. A bilheteria dos filmes, somada no mundo todo, é maior que 7 bilhões de dólares. Valor superior a outras franquias, como por exemplo, James Bond e Star Wars. 

Disponível na Netflix, Google Play, Amazon Prime e Telecine

Cidade de Deus

Dirigida por Fernando Meirelles, a adaptação para o cinema foi roteirizada por Bráulio Montovani a partir do livro de mesmo nome de Paulo Lins. O filme mostra o crescimento do crime organizado na favela Cidade de Deus, que começou a ser construída nos anos 1960 e acabou se tornando um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro em 1980. A história é contada pelo ponto de vista de Buscapé. Apesar do lançamento ter sido em 2001, a adaptação começou em 1997. O longa recebeu quatro indicações para o Oscar. Único brasileiro a conquistar o feito.

Disponível na Amazon Prime e no iTunes

Como eu era antes de você

Inspirado no livro da escritora britânica Jojo Moyes, Como Eu Era Antes de Você é baseado em fatos reais. Lançado em 2016, em resumo, o longa é a história do rico e bem sucedido Will que fica tetraplégico após um acidente. Ao ser cuidado por Louisa Clark, os dois se envolvem em um relacionamento. O filme foi muito elogiado pela atuação de Emilia Clark e também criticado por tratar de assuntos pesados, como o suicídio. 

Disponível na NetflixYoutubeTelecine e Google Play

Jogos Vorazes

Estrelada por Jennifer Lawrence e dirigida por Gary Ross e Francis Lawrence, Jogos Vorazes mostra uma história que se passa em um período distópico no qual jovens de 12 a 18 anos são selecionados anualmente para participar dos Jogos da Fome. A personagem Katniss Everdeen acaba indo pra batalha quando a irmã, que ainda é uma criança, é convocada. A partir daí começa a história. Esse é o resumo do primeiro filme. Ao todo são quatro. A franquia foi inspirada na trilogia de Suzanne Collins. 

Disponível na NetflixTelecineAmazon Prime Google Play

 

Cinderela pop

Baseado no livro de Paula Pimenta, que foi inspirado na história da Cinderela, a versão da escritora mineira conta a história de Cíntia Dorella. Uma romântica menina de 16 anos que sonha em encontrar o cara ideal, mas vê seu mundo ruir quando os pais se separam e ela vai morar na casa da tia. Com a vida virada de cabeça para baixo, Cíntia acaba se apaixonando por Freddy, um cantor de sucesso. Quem interpreta a personagem principal é Maisa Silva e o Freddy, Felipe Bragança. O filme foi lançado em 2019. A direção é de  Bruno Garotti. Todas as músicas do Fredy Prince são inéditas. 

Disponível na NetflixYoutube Google Play

Garota exemplar

Garota Exemplar, ou originalmente Gone Gril, é um filme norte-americano de 2014 dirigido por David Fincher e roteirizado por Gillian Flynn, a partir do seu próprio romance. O longa conta a história de Amy, que desaparece no dia do quinto aniversário de casamento. O marido é o principal suspeito. O enredo traz uma discussão sobre o casamento e a vida adulta. Uma história cheia de reviravoltas. Garota Exemplar foi indicado ao Oscar de melhor atriz e ao Globo de Ouro em quatro categorias, incluindo melhor diretor. 

Disponível na NetflixYoutube Google Play 

O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis é uma trilogia cinematográfica dirigida por Peter Jackson lançada no cinema entre dezembro de 2001 e 2003. É baseada no romance épico homônimo, de J. R. R. Tolkien escrito entre 1937 e 1949. Em resumo, os filmes contam a história de um hobbit que recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente. Ele conta com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove pessoas que formam a Sociedade do Anel. Em 2004, o último filme da trilogia levou para casa onze prêmios da 76ª edição do Oscar. Venceu em todas as categorias às quais foi indicado. Dessa forma, é um dos filmes mais premiados da história do cinema. 

 Disponível na NetflixYoutube e Google Play 

A Garota Dinamarquesa

Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. O longa dirigido por Tom Hooper foi baseado no livro de David Ebershoff. Em resumo, fala sobre o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e sua descoberta como mulher. Ainda narra todo o processo de transição. Um filme que sobretudo fala de amor. A atriz Alicia Vikander conquistou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. 

Disponível no Youtube Google Play

Precisamos Falar Sobre Kevin

Adaptado do romance de ficção de Lionel Shriver, o longa, dirigido por Lynne Ramsay, foi lançado no cinema em  2012. É um tipo de filme que marca e surpreende. Trata sobre um massacre escolar fictício a partir da perspectiva da mãe do assassino. Ela relembra o passado do filho, Kevin, ao mesmo tempo que sente culpa, por aquilo que ele se tornou. O longa deu a Tilda Swinton o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes em 2011. 

Disponível no Globo Play e Google Play

photo

Cinemas e distribuidoras de BH disponibilizam filmes online de graça

Como uma forma de ajudar a manter as pessoas em casa, facilitar o acesso ao cinema e dar continuidade na programação, cinemas e distribuidoras de Belo Horizonte decidiram disponibilizar filmes gratuitamente na internet. Isso porque, com o isolamento social, decorrente da pandemia do coronavírus, os cinemas tiveram que ser fechados. O Cine Humberto Mauro, por […]

LEIA MAIS
photo

Visite zoológicos e aquários pelo mundo sem sair de casa

Por conta do isolamento social, decorrente da pandemia do Coronavírus, zoológicos e aquários do mundo inteiro estão fechados. Claro, né! Contudo, isso não é motivo para não visitá-los. Por meio de câmeras ligadas 24 horas por dia e lives com cuidadores, é possível conhecer a rotina de aves, mamíferos e peixes de instituições de várias […]

LEIA MAIS
photo

Cinema na quarentena: Por que Olaf é o melhor personagem de Frozen 2?

Para quem gostou de Frozen 1, a continuação da história das irmãs Elsa e Anna não deixa de ser um balde de água fria. Agora dá para entender o motivo que fez com que a animação fosse esnobada no Oscar 2020. Que roteiro é esse, minha gente? Não merecia mesmo. E vou falar mais: nem […]

LEIA MAIS