Uma hora. Esse foi o tempo que um grupo amigos gastou apenas para decidir o que ver na Netflix. Já que o cardápio é tão vasto, você precisa estabelecer alguns critérios para elaborar a própria lista de filmes. Aqui nós te ajudamos com dicas de longas que foram indicados em edições passadas do Oscar e são, de fato, bem bons!
SPOTLIGHT
Esse se tornou ‘filme de cabeçeira’ de muitos jornalistas. O longa foi o vencedor do Oscar de 2016, um resultado que causou surpresa geral no fim da festa e uma grande comemoração nas redações. Além do grande prêmio da noite, conquistou também a estatueta de roteiro. Conta a história real da investigação publicada pelo Boston Globe sobre o abuso sexual na igreja católica. Em tempos em que a credibilidade jornalística tem sido muito debatida, vê-se nitidamente a importância social do jornalismo investigativo. Nota-se, também, o quanto a dinâmica da imprensa já mudou bastante com a tecnologia.
O REGRESSO
Foi o filme que finalmente deu a Leonardo Di Caprio o Oscar de melhor ator. Ele virou até meme, também na cerimônia de 2016. Recebeu, ao todo, 12 indicações. Perdeu melhor filme para Spotlight, mas ganhou ator, diretor (Alejandro G. Iñárritu) e fotografia. Conta a história de um homem perdido na neve. Atenção para a cena com o urso. Falar mais do que isso é dar spoiler (ehehe)!!
BIRDMAN
Aqui tem mais um filme dirigido pelo mexicano Alejandro G. Iñárritu e que deu o que falar. O cineasta ousou em linguagem. Adotou uma câmera em travelling (quando acompanha o personagem) quase o tempo inteiro. Foi o grande vencedor da edição de 2014 do Oscar, com quatro prêmios. No total, foram nove indicações. Conta a história de um ator aprisionado no papel de um super-herói.
CAROL
Também da edição de 2016 (foi um ano ótimo para o cinema!), tem o principal destaque nas interpretações. Conta a história de amor entre duas mulheres. Cate Blanchett é sempre ótima, mas, neste caso, Rooney Mara surpreendeu mais. Apesar de indicadas, nenhuma das duas ganhou. Preste atenção na respiração dela na última cena. Vale ficar atento também à fotografia.
GAROTA EXEMPLAR
Esse é daqueles thrillers que deixa em situação complicada quem já rói unha. Dá um nervoso. O filme dirigido por David Fincher é adaptação do livro de mesmo nome de Gillian Flynn que também assina o roteiro. Narra o desaparecimento de uma mulher (Rosamund Pike) e a investigação do caso. O principal suspeito é o marido, papel de Bem Affleck. Pike foi indicada, mas perdeu.
[culturadoriaads]