Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes indicados a prêmios em destaque na Netflix

Recomendações de longas indicados ao Oscar em edições passadas e que estão disponíveis na plataforma de streaming

Por Carol Braga

13/01/2019 às 10:37

Publicidade - Portal UAI
Fox Film do Brasil / Divulgação

Uma hora. Esse foi o tempo que um grupo amigos gastou apenas para decidir o que ver na Netflix. Já que o cardápio é tão vasto, você precisa estabelecer alguns critérios para elaborar a própria lista de filmes. Aqui nós te ajudamos com dicas de longas que foram indicados em edições passadas do Oscar e são, de fato, bem bons!

SONY PICTURES / Divulgação

SPOTLIGHT

Esse se tornou ‘filme de cabeçeira’ de muitos jornalistas. O longa foi o vencedor do Oscar de 2016, um resultado que causou surpresa geral no fim da festa e uma grande comemoração nas redações. Além do grande prêmio da noite, conquistou também a estatueta de roteiro. Conta a história real da investigação publicada pelo Boston Globe sobre o abuso sexual na igreja católica. Em tempos em que a credibilidade jornalística tem sido muito debatida, vê-se nitidamente a importância social do jornalismo investigativo. Nota-se, também, o quanto a dinâmica da imprensa já mudou bastante com a tecnologia.

 

Fox Film do Brasil / Divulgação

O REGRESSO

Foi o filme que finalmente deu a Leonardo Di Caprio o Oscar de melhor ator. Ele virou até meme, também na cerimônia de 2016. Recebeu, ao todo, 12 indicações. Perdeu melhor filme para Spotlight, mas ganhou ator, diretor (Alejandro G. Iñárritu) e fotografia. Conta a história de um homem perdido na neve. Atenção para a cena com o urso. Falar mais do que isso é dar spoiler (ehehe)!!

 

Fox Film do Brasil / Divulgação

 

BIRDMAN

Aqui tem mais um filme dirigido pelo mexicano Alejandro G. Iñárritu e que deu o que falar. O cineasta ousou em linguagem. Adotou uma câmera em travelling (quando acompanha o personagem) quase o tempo inteiro. Foi o grande vencedor da edição de 2014 do Oscar, com quatro prêmios. No total, foram nove indicações. Conta a história de um ator aprisionado no papel de um super-herói.

 

Mares Filmes / Divulgação

CAROL

Também da edição de 2016 (foi um ano ótimo para o cinema!), tem o principal destaque nas interpretações. Conta a história de amor entre duas mulheres. Cate Blanchett é sempre ótima, mas, neste caso, Rooney Mara surpreendeu mais. Apesar de indicadas, nenhuma das duas ganhou.  Preste atenção na respiração dela na última cena. Vale ficar atento também à fotografia.

 

Fox Film do Brasil / Divulgação

GAROTA EXEMPLAR

Esse é daqueles thrillers que deixa em situação complicada quem já rói unha. Dá um nervoso. O filme dirigido por David Fincher é adaptação do livro de mesmo nome de Gillian Flynn que também assina o roteiro. Narra o desaparecimento de uma mulher (Rosamund Pike) e a investigação do caso. O principal suspeito é o marido, papel de Bem Affleck. Pike foi indicada, mas perdeu.

 

Continua após a publicidade...

photo

Confira os vencedores da 22ª Mostra de Tiradentes

Depois de uma edição extremamente politizada, com filmes e discussões muito ricas sobre o estar no mundo contemporâneo, a 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes terminou com uma energia estranha. A tragédia em Brumadinho mudou a vibração de quem estava no festival para refletir e celebrar o cinema. A cerimônia de premiação começou com um […]

LEIA MAIS
photo

Confira os bastidores de Vaga Carne, o filme

Quem viu Vaga Carne, a peça, saiu do teatro um pouco confuso. O que Grace Passô, autora do texto e atriz da montagem, faz em quase uma hora em que fica sozinha em cena é provocar um caos semiótico em quem assiste. Não há qualquer consenso, por exemplo, ao dizer se a personagem é uma […]

LEIA MAIS
photo

Filme de Ricardo Alves Jr confirma maturidade do novo cinema mineiro

Elon não acredita na morte é um daqueles filmes em que a curiosidade em ver era grande. Muito grande. Não porque estive no set, mas porque se trata do projeto mais robusto de Ricardo Alves Jr. Sigo os passos dele na arte desde quando escrevia em parceria com Grace Passô o Senhora K, nos tempos […]

LEIA MAIS