fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Filmes indicados a prêmios em destaque na Netflix

Recomendações de longas indicados ao Oscar em edições passadas e que estão disponíveis na plataforma de streaming

Por Carol Braga

13/01/2019 às 10:37

Publicidade - Portal UAI
Fox Film do Brasil / Divulgação

Uma hora. Esse foi o tempo que um grupo amigos gastou apenas para decidir o que ver na Netflix. Já que o cardápio é tão vasto, você precisa estabelecer alguns critérios para elaborar a própria lista de filmes. Aqui nós te ajudamos com dicas de longas que foram indicados em edições passadas do Oscar e são, de fato, bem bons!

SONY PICTURES / Divulgação

SPOTLIGHT

Esse se tornou ‘filme de cabeçeira’ de muitos jornalistas. O longa foi o vencedor do Oscar de 2016, um resultado que causou surpresa geral no fim da festa e uma grande comemoração nas redações. Além do grande prêmio da noite, conquistou também a estatueta de roteiro. Conta a história real da investigação publicada pelo Boston Globe sobre o abuso sexual na igreja católica. Em tempos em que a credibilidade jornalística tem sido muito debatida, vê-se nitidamente a importância social do jornalismo investigativo. Nota-se, também, o quanto a dinâmica da imprensa já mudou bastante com a tecnologia.

 

Fox Film do Brasil / Divulgação

O REGRESSO

Foi o filme que finalmente deu a Leonardo Di Caprio o Oscar de melhor ator. Ele virou até meme, também na cerimônia de 2016. Recebeu, ao todo, 12 indicações. Perdeu melhor filme para Spotlight, mas ganhou ator, diretor (Alejandro G. Iñárritu) e fotografia. Conta a história de um homem perdido na neve. Atenção para a cena com o urso. Falar mais do que isso é dar spoiler (ehehe)!!

 

Fox Film do Brasil / Divulgação

 

BIRDMAN

Aqui tem mais um filme dirigido pelo mexicano Alejandro G. Iñárritu e que deu o que falar. O cineasta ousou em linguagem. Adotou uma câmera em travelling (quando acompanha o personagem) quase o tempo inteiro. Foi o grande vencedor da edição de 2014 do Oscar, com quatro prêmios. No total, foram nove indicações. Conta a história de um ator aprisionado no papel de um super-herói.

 

Mares Filmes / Divulgação

CAROL

Também da edição de 2016 (foi um ano ótimo para o cinema!), tem o principal destaque nas interpretações. Conta a história de amor entre duas mulheres. Cate Blanchett é sempre ótima, mas, neste caso, Rooney Mara surpreendeu mais. Apesar de indicadas, nenhuma das duas ganhou.  Preste atenção na respiração dela na última cena. Vale ficar atento também à fotografia.

 

Fox Film do Brasil / Divulgação

GAROTA EXEMPLAR

Esse é daqueles thrillers que deixa em situação complicada quem já rói unha. Dá um nervoso. O filme dirigido por David Fincher é adaptação do livro de mesmo nome de Gillian Flynn que também assina o roteiro. Narra o desaparecimento de uma mulher (Rosamund Pike) e a investigação do caso. O principal suspeito é o marido, papel de Bem Affleck. Pike foi indicada, mas perdeu.

 

Continua após a publicidade...

photo

Agora! Acompanhe o tapete vermelho do Oscar 2017

Confira a transmissão ao vivo do tapete vermelho do Oscar 2017 https://www.youtube.com/watch?v=wdZlOulcYrk Outra opção: http://www.termometrooscar.com/tapete-vermelho-oscar-2017—ao-vivo.html  

LEIA MAIS
photo

As provocações da exposição ‘O corpo é a casa’, de Erwin Wurm

A melhor definição que já ouvi sobre o que é arte contemporânea foi de uma amiga. Lívia Mourão, que é uma grande artista, contou que viu certa vez em um documentário alguém comparando a produção de nosso tempo a um adolescente. “Difícil de entender mas está gritando por atenção. Quer passar uma mensagem”. E como […]

LEIA MAIS
photo

[PONTO DE VISTA] Marina Person surpreende como atriz em ‘Canção da volta’

O mais interessante em Canção da volta são os deslocamentos que o filme dirigido por Gustavo Rosa de Moura propõe. Em especial, no trabalho com o elenco. Sério: nunca pensei ver Marina Person em um papel dramático no cinema, por mais que saiba de todos os flertes dela com a sétima arte e o “pedigree” […]

LEIA MAIS