
Festival “A Arte da Palavra” homenageia mestres da cultura brasileira
Evento reúne concertos, palestras e homenagens a nomes como Fernando Pessoa, Ernesto Nazareth, Caymmi e Tom Jobim
PIANISTA MARIA TERESA MADEIRA_FOTO MÁRCIO MONTEIRO
Evento reúne concertos, palestras e homenagens a nomes como Fernando Pessoa, Ernesto Nazareth, Caymmi e Tom Jobim
PIANISTA MARIA TERESA MADEIRA_FOTO MÁRCIO MONTEIRO
A terceira edição do festival A Arte da Palavra será realizada entre os dias 28 e 31 de maio de 2025, sempre às 20h, no Centro Cultural Unimed – BH Minas. O festival tem como foco valorizar a palavra em suas formas falada, escrita, poética e musical. A proposta é reforçar a importância da palavra como agente transformador por meio de atividades culturais que promovem o acesso à arte e ao conhecimento.
Nesta edição, o evento homenageia Fernando Pessoa, Ernesto Nazareth, Dorival Caymmi e Tom Jobim. Ou seja, artistas reconhecidos pelo impacto de suas obras no Brasil e no mundo.
A programação começa no dia 28 de maio (quarta-feira) com o concerto comentado de Maria Teresa Madeira. Pianista premiada, apresentará obras de Ernesto Nazareth, compositor considerado um dos fundadores da música brasileira. Madeira trará ao palco a combinação entre erudição e popularidade do autor de mais de 200 composições.
Na quinta-feira, 29 de maio, o festival apresenta a palestra “O Pai Nosso dos Poetas”, ministrada pela professora Maria de Lourdes Gouveia. A atividade, que será realizada na Sala Multimeios com entrada gratuita, propõe reflexões filosóficas e literárias sobre a obra de Fernando Pessoa, poeta português cuja produção teve grande influência na literatura mundial.
No dia 30 de maio (sexta-feira), o ator Luciano Luppi interpreta o espetáculo “Cenas Poéticas”, também dedicado a Fernando Pessoa. O projeto utiliza recursos teatrais para estimular o gosto pela leitura e pela poesia. A apresentação conta com a participação da musicista Bruna Guimarães, ao violoncelo.
Encerrando o festival, no sábado, 31 de maio, o musical em homenagem a Dorival Caymmi e Tom Jobim reunirá Gilvan de Oliveira (violão), Mauro Rodrigues (flauta), Eneias Xavier (contrabaixo acústico), Cyrano Almeida (bateria), Luísa Mitre (piano), Guda Coelho (percussão) e participação especial da cantora Aline Calixto, reconhecida na cena contemporânea do samba. O show vai destacar composições que marcaram a trajetória dos dois artistas, que contribuíram de maneira decisiva para a formação da música popular brasileira.
Os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla e na bilheteria do Centro Cultural Unimed – BH Minas, das 12h às 20h. Os valores são R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).
O festival também reafirma o papel do Selo Karmim como produtor e difusor da cultura brasileira. Criado por Carminha Guerra há 38 anos, o selo já realizou gravações de nomes como Maria Lúcia Godoy, Gilvan de Oliveira, Adélia Prado e Thiago de Mello, além de álbuns voltados para o público infantil. Ao longo de sua trajetória, promoveu ações voltadas para democratização do acesso à arte e preservação da memória musical e poética nacional.
Festival A Arte da Palavra
Publicado por Carol Braga
Publicado em 20/05/25