Este conteúdo também está no portal UAI ↗
GratuitoMúsica

Festival de Música Doida ocupa a Funarte-MG em setembro

Evento gratuito reúne shows, oficinas, debates e intervenções entre 2 e 4 de setembro, em Belo Horizonte

Foto: Pablo Berbardo

02/09/2026 a 04/09/2026
13:30
Presencial
Gratuito
Funarte - Rua Januária - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
LINK PARA COMPRA DE INGRESSOS Ao clicar no botão você verá um anúncio
MAIS INFORMAÇÕES Ao clicar no botão você verá um anúncio

Música, cultura e luta antimanicomial se encontram na Funarte-MG entre os dias 2 e 4 de setembro. O espaço recebe a terceira edição do Festival de Música Doida, das 13h30 às 18h, com entrada gratuita.

A programação reúne artistas, usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), trabalhadores(as) da saúde mental e pesquisadores. Além dos shows, o público poderá acompanhar oficinas, fóruns de debate, mostra de vídeos, instalações artísticas e uma feira de economia criativa.

Entre os destaques estão Trem Tan Tan, Grupo Vocal Fora da Caixa, Piraboa, com participação de Marina Miglio, vocalista da banda Lamparina, Arte da Saúde e a Mostra de Compositores. O festival também recebe Adriano Sexto e banda Ráio Roll, acompanhado por Rabay Artemídia, de São João del-Rei.

A Mostra de Compositores será apresentada como um show coletivo. Oito compositores participaram de uma residência com produção musical de Jorge Bonfá. No palco, eles serão acompanhados por uma banda base formada por músicos profissionais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana.

Produção musical e saúde mental

Criado a partir das pesquisas e da atuação do músico Babilak Bah junto ao coletivo Trem Tan Tan, o festival busca identificar e ampliar a visibilidade da produção musical desenvolvida por usuários dos serviços de saúde mental.

“O festival surgiu do entendimento de que existe uma produção musical de qualidade, muitas vezes invisibilizada, que fala do cotidiano das pessoas, das experiências de vida, dos processos de sofrimento, dos caminhos de cuidado e de diferentes formas de expressão. Era necessário criar um espaço para que esses compositores e compositoras ocupassem a cena cultural”, afirma o músico Babilak Bah, idealizador e diretor artístico do Festival de Música Doida.

Nesta edição, o evento homenageia trabalhadores(as) da saúde mental. A proposta dialoga ainda com os 25 anos da Lei 10.216, marco da reforma psiquiátrica brasileira, e com a trajetória de Dona Ivone Lara, sambista, compositora, enfermeira e assistente social.

O tradicional Palco Aberto também retorna. O espaço oferece estrutura de som para apresentações de usuários e conviventes. Além disso, o festival mantém a Cartografia Nacional de Compositores e Coletivos da Saúde Mental. A iniciativa já reúne 64 cadastros de artistas e coletivos de diferentes estados brasileiros.

As inscrições para a cartografia permanecem abertas durante todo o ano e podem ser feitas gratuitamente pelo site do Festival de Música Doida.

Serviço

3º Festival de Música Doida
Data: 2, 3 e 4 de setembro de 2026
Horário: Das 13h30 às 18h
Local: Funarte-MG (rua Januária, 68, Centro), em Belo Horizonte
Entrada Gratuita (sujeita à lotação dos espaços)
Classificação Livre
Acessibilidade: os shows terão tradução em libras
Mais informações no site Festival de Música Doida ou @festivalmusicadoida.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Vapor Comunicação

Publicado em 25/08/26

Compartilhar nos Stories

GratuitoMúsica
Festival de Música Doida ocupa a Funarte-MG em setembro

Evento gratuito reúne shows, oficinas, debates e intervenções entre 2 e 4 de setembro, em Belo Horizonte

Foto: Pablo Berbardo

02/09/2026 a 04/09/2026
13:30
Presencial
Gratuito
Funarte - Rua Januária - Centro, Belo Horizonte - MG, Brasil
Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura