Parada LGBTQIA+ BH celebra 26 anos com festival e debate
Evento volta à Av. Afonso Pena e debate envelhecimento LGBTQIA+; Fuzuê traz shows gratuitos com Linn da Quebrada
Foto: Mobox Produções
Evento volta à Av. Afonso Pena e debate envelhecimento LGBTQIA+; Fuzuê traz shows gratuitos com Linn da Quebrada
Foto: Mobox Produções
A 26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte será realizada no dia 20 de julho, a partir das 14h, no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Brasil. O evento, organizado pelo Cellos-MG, retoma seu ponto de concentração original, celebrando a trajetória iniciada em 1998. Neste ano, o tema central é “Envelhecer bem: direito às políticas públicas do bem viver, ao prazer e à cidade”.
A proposta busca destacar o envelhecimento da população LGBTQIA+ e a urgência da inclusão dessa pauta nas políticas públicas. “Envelhecer bem é um direito que nos foi historicamente negado por políticas públicas excludentes e por uma sociedade que insiste em invisibilizar nossos corpos ao longo do tempo”, afirma Maicon Chaves, presidente do Cellos-MG.
Durante a concentração, seis trios elétricos vão animar o público com DJs de diversos estilos. A caminhada segue em direção à Praça Sete a partir das 17h30, com dispersão prevista para após as 20h. O trajeto remete à primeira edição da parada, marcada pela presença de Soraya Menezes, referência do movimento em Minas.
Como novidade, a edição de 2024 contará com o Festival Fuzuê LGBTQIA+: Arte, celebração e luta, no dia 19 de julho, das 12h às 21h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no Sympla, e sujeita à lotação.
Mais de 60 artistas participam da estreia, com apresentações de funk, rap, trap, ballroom, dança e blocos de carnaval. O festival terá dois palcos: Sissy Kelly, em homenagem à travesti militante que lutou por políticas públicas para idosos LGBTQIA+, e Nero, dedicado ao cabeleireiro e artista icônico da cena noturna da capital.
Entre os destaques, estão as artistas nacionais Linn da Quebrada e a DJ Má Rodrigues. O evento também aposta na sustentabilidade, com distribuição de copos reutilizáveis e descarte correto de resíduos.
26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte
20 de julho
14h
Av. Afonso Pena com Av. Brasil
Festival Fuzuê LGBTQIA+: Arte, celebração e luta
19 de julho
12h às 21h
Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Entrada gratuita (Sympla)
Mais informações no Instagram.
Publicado por juniodecarvalho
Publicado em 15/07/25