Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Cine Theatro Brasil Vallourec abre comemorações de 10 anos da reinauguração com seminário sobre Praça Sete

Gostou? Compartilhe!

Tendo como objetivo erguer reflexões e debates sobre o hipercentro belo-horizontino, o seminário é apenas o início da programação comemorativa do Cine Theatro Brasil Vallourec.

Por Caio Brandão | Repórter

O centro de Belo Horizonte é um local extremamente marcante, já que contempla as mais variadas facetas da vivência na capital mineira. Seja para descontrair, indo nos infinitos bares da região, ou para cumprir com responsabilidades, visitando algum comércio ou resolvendo documentações em alguma repartição pública, o hipercentro é uma constante na vida de quem mora em BH.

Tendo como objetivo erguer reflexões e debates sobre o hipercentro belo-horizontino, o seminário é apenas o início da programação comemorativa do Cine Theatro Brasil Vallourec.
Cine Theatro Brasil Vallourec - Foto: Júlia Lanari

Além disso, é lá que um dos edifícios mais icônicos de Belo Horizonte está localizado: o Cine Theatro Brasil Vallourec, que fica na Praça Sete, cartão postal da cidade. O Cine Theatro já transcende o status de apenas teatro, se tornando um verdadeiro centro cultural com uma trajetória longa e estrelada. Sendo assim, passou por uma grande reforma, sendo reinaugurado em 2013. Consequentemente, comemora, neste ano, 10 anos desde a reabertura, e a programação começa no dia 3 de agosto, com o seminário “Praça Sete: Patrimônio Vivo”. 

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

Sobre o seminário

O evento se ergue como um grande encontro de perspectivas, trazendo comerciantes, gestores públicos, arquitetos, historiadores e comunicadores para debater acerca das possibilidades que a Praça Sete oferece, bem como sobre como ela pode evoluir para algo ainda maior no futuro. Nesse sentido, vários aspectos desse espaço serão alvos de reflexões, como cultura e vitalidade, políticas públicas, eventos e também da nova cena empreendedora.

Dessa forma, a iniciativa contará com a presença de pessoas que estão diretamente envolvidas com importantes setores e instituições de BH. Estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo; a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras; o presidente do Sebrae-MG e da CDL-BH, Marcelo de Sousa e Silva; o diretor de pessoas da Vallourec, Adriani Damazio; o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, entre diversos outros convidados.

Presença especial

O seminário também receberá a presença de João Candido Portinari, presidente do Projeto Portinari e filho do aclamado artista Candido Portinari. Assim, João Candido ministrará uma palestra com a temática “A alegria (e o desafio) de manter o patrimônio acessível e amado”.

Ademais, o evento marca o reencontro de João Candido com o Cine Theatro Brasil Vallourec, dez anos após a exposição “Guerra e Paz”, que foi um dos destaques da reinauguração do centro cultural. A exposição, desenvolvida por Candido Portinari, foi destinada à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

CINE +10

Posteriormente, as comemorações prosseguirão com o CINE +10. Realizado nos dias 22 a 24 de setembro, o festival ocupará os quarteirões da Praça Sete com vários palcos, expandindo a essência do Cine Theatro Brasil Vallourec para além das próprias dependências.

Desse modo, o evento também contemplará artistas de rua, tendo uma curadoria especial que selecionará dezenas de artistas. Abordando uma ampla gama de formas artísticas, áreas como circo, teatro e música estarão representados na programação, que será divulgada em breve.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]