Chegar a 70 anos de carreira e poder circular pela própria exposição, precisamos reconhecer, é para poucos. Por isso, não faltam motivos para Yara Tupynambá comemorar este marco. Detalhe: ela já recebeu a vacina contra a Covid-19 o que não deixa de ser também um alívio nesses tempos tão tensos. Até o dia 20 de maio, o Centro Cultural Banco do Brasil expõe 74 obras dela, algumas inéditas.
“Expor no CCBB é um luxo, uma categoria, uma vitória”, resume a artista que está mesmo empolgada com a nova mostra. O público poderá conferir diversas fases da carreira dela em quadros e gravuras. Entre os trabalhos nunca apresentados está, por exemplo, uma série sobre o Parque Municipal e os jardins da casa dela. A curadoria é de José Theobaldo Júnior.
“Mostro vários aspectos que o homem tem que conservar e amar”, diz. Yara Tupynambá pinta a natureza selvagem do Vale do Rio Doce e da Serra do Cipó. Tupynambá também pinta cenas dos parques de Belo Horizonte e Inhotim. “Mostra como o homem pode intervir com inteligência dentro da natureza existente”.
Protocolos
A mostra Yara Tupynambá – 70 anos de carreira será uma das primeiras abertas ao público após o fechamento do CCBB. Sendo assim, as visitas presenciais somente com agendamento. Todos os visitantes terão a temperatura aferida na entrada. O acesso ao prédio será mediante retirada de ingresso gratuito no bb.com.br/cultura ou pelo Eventim (site ou app).O tour virtual terá livre acesso pelo site www.yaratupynamba.org.
[O QUE] Yara Tupynambá – 70 anos de carreira
[QUANDO] Até 20 de maio de 2021. Visitas presenciais de quarta a segunda, 10h às 22h.
[ONDE] Tour virtual, livre acesso pelo site www.yaratupynamba.org. Visitas presenciais no CCBB-BH (Praça da Liberdade, SN)– mediante retirada de ingresso gratuito no bb.com.br/cultura ou pelo Eventim (site ou app) e agendamento de visita.
[QUANTO] Gratuito