Desde que foi anunciado que haverá um reboot dramático de Um Maluco no Pedaço, especula-se qual vai ser a abordagem da nova produção, como serão os personagens e a narrativa em si. A ideia foi baseada no vídeo, uma espécie de trailer, criado pelo diretor Morgan Cooper. A produção viralizou na internet em 2019 e remexeu a memória dos fãs da série.
A montagem de Cooper, mostra a história de Will e a sua ida para Bel-Air muito mais tensa. Ele lida com problemas de adaptação e as diferenças sociais na nova realidade de uma forma mais combativa e dramática. O mesmo ocorro com a relação com os outros personagens. Diferentemente da produção original, que foi exibida entre 1990 e 1996, no qual o ponto alto era o humor, mesmo com discussões fundamentais sobre racismo e classe social.
A nova montagem será feita pelo Westbrook Studios, e Will e Jada Pinkett Smith. O roteiro será co-escrito por Cooper, que também vai dirigir e ser produtor executivo. Confira o trailer (nas configurações é possível ativar legenda com tradução automática).
Recepção do trailer da nova montagem
A relação de muitas pessoas com Um Maluco no Pedaço começou na infância. Como é o caso de Yasmine Evaristo, que hoje se pega vendo alguns episódios. Ela é co-fundadora e redatora do site Longa História, um projeto que fala de filmes, séries, games e livros, colaboradora do Clube da Poltrona e Entrando Numa Fria.
Ela recebeu o vídeo de Bel-Air com surpresa. “Eu não esperava que fosse um drama. Agora, o que espero é que a série tenha uma pegada semelhante à de Atlanta, talvez, na qual a comédia seja parte da produção e não o todo”, comenta. Atlanta é definida como “comédia de drama”, e trata da história de dois primos (um rapper e o seu empresário) que buscam pela fama na cena musica de Atlanta, nos EUA. Está disponível na Netflix e é estrelada por Donald Glover e Brian Tyree Henry.
Por outro lado, Estevão Mendes, fã da série desde que era exibida nos anos 2000 pelo SBT, não viu a nova produção com bons olhos. “Pelo teaser vi um excesso de drama, ou o drama normal sem o espírito cômico do Will. Não gosto muito dessas tentativas de reescrever histórias já famosas. Em geral, forçam a barra e vem carregada de apelos”, defende.
Estevão afirma, ainda, que prefere as mesmas histórias contadas por perspectivas diferentes, como ocorreu com Breaking Bad, com Better Call Saul (um prelúdio do que ocorreu na série original) e El Camino: A Breaking Bad Film (o que ocorreu com Jesse Pinkman depois da história).
Os personagens
Também podemos esperar personagens com construções diferentes, mantendo a essência original ou não. O Tio Phill (James Avery), por exemplo, pelo que deu para perceber no trailer da nova produção, será mais duro e vai impor mais a sua autoridade. “Se você reparar na relação do Will com o Tio Phill, existe uma espécie de troca. O tio quer que o sobrinho tenha um comportamento que siga a etiqueta as famílias tradicionais. Ao mesmo tempo, Will quer mostrar os seus valores”, destaca Gabriel Miranda, fã da série desde que era exibida na TV aberta.
“Eu estou muito, mas muito curiosa com o Carlton, porque ele é o garoto que não tem consciência racial, passa por uma desconstrução e muda de pensamento ao longo da série”, diz Yasmine Evaristo. Na série original, Carlton (Alfonso Ribeiro) é primo de Will e filho do Tio Phill. “Ah, e por falar no primo rico, adoraria ver uma reprodução da icônica dança dele ao som de Tom Jones”, relembra Evaristo.
Discussões e mensagens importantes
Mesmo sendo uma sitcom com comédia escancarada e com as famosas “claques”, aquelas risadas de fundo inseridas depois de cada piada, a série trata de temas complexos, como o racismo, consciência de classe e relações familiares e humanas. Essas temáticas têm novas interpretações e percepções com o passar do tempo. “Apesar de cômica, Um Maluco no Pedaço tem muitos momentos dramáticos e tristes, mas esses momentos são sempre espirituosos por conta da personalidade de Will. Depois de adulto, decidi rever para entender do que a série tratava e toda a história por trás da piada”, revela Estevão Mendes.
“Querendo ou não, a série só suaviza a mensagem que esse novo trailer traz, de uma realidade mais dura e drástica”, reflete Gabriel Miranda. Por isso, ele acredita, que seria mais interessante que a nova montagem seja feita a partir de um parâmetro inverso. Em vez de ser uma comédia com insights de drama, que é o que a série original era, que seja um drama com algumas coisas de comédia.
Protagonismo negro na produção
Em resumo, as expectativas são de curiosidade. O trailer foi feito de forma independente por Cooper e Will Smith se interessou em produzir uma versão dramática de Um Maluco no Pedaço. Entretanto, ainda não é possível saber exatamente qual será o formato e se o enredo do trailer vai permanecer. “Mas tendo como referência como Atlanta, Insecure e Black-Ish eu acredito que será uma boa série, com espaço para realizadores negros se colocarem como ponto de vista de situações e vivências que somos acostumados a ver pela perspectiva de realizadores não negros”, conclui Yasmine.
Sendo assim, nos resta aguardar o que vem aí, principalmente em questão de elenco, já que absolutamente nada foi revelado sobre uma possível aparição de Will Smith.