Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Novo livro de Tobias Carvalho é uma vertiginosa investigação sobre os sonhos

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Tobias Carvalho em “Visão noturna” faz uma vertiginosa investigação acerca dos sonhos e seus efeitos na vida de seus personagens.

Por Gabriel Pinheiro | Colunista de Literatura

Os sonhos são um constante motivo de interesse humano. Dessa maneira, buscamos explicações, os investigamos à luz de teorias e experimentos. Do misticismo à psicanálise, por exemplo. Há quem os veja como uma resposta do inconsciente aos traumas e acontecimentos passados. Ou, quem sabe, uma previsão do futuro, de algo ainda a acontecer. Nada no sonho é muito claro. Assim como nos contos de Tobias Carvalho em “Visão noturna”, uma vertiginosa investigação acerca dos sonhos e seus efeitos na vida de seus personagens.

O onírico em foco

Um homem troca a vida em vigília por uma vida durante o sono. Uma mãe busca nos sonhos respostas para a má relação com a filha, fraturada por um trauma do passado. Uma repórter investiga uma morte de estranha explicação e sua ligação com um escritor – que parece ter previsto o futuro em um romance. Um homem é assombrado por um sonho recorrente e sua relação com memórias reprimidas da infância.O onírico é o foco das quatro narrativas de Tobias Carvalho em seu novo livro. Nelas, as linhas que separam a vigília do sonho, a realidade da imaginação se borram, tornam-se permeáveis. 

O sonho lúcido

Há momentos em que nos perguntamos se um personagem está acordado ou não. Mas até mesmo o estar acordado não é necessariamente uma oposição ao estar dormindo. Há personagens aqui que buscam a experiência do chamado sonho lúcido. Nele, alcança-se uma percepção consciente de que se está sonhando. É como estar acordado enquanto sonha. Um universo de dimensões e possibilidades bem diferente do chamado mundo real ao nos tornarmos autores dos nossos próprios sonhos.

Para alguns, o acordar é um alívio, desprender-se de um pesadelo. Enquanto, para outros, quando o pesadelo é a própria vigília, o despertar é motivo de frustração. “Eu já tive muitos sonhos horríveis em que senti alívio quando acordei e vi que nada tinha sido real. E já tive sonhos maravilhosos em que bateu uma tristeza ao acordar. Dessa vez, eu não sabia o que sentir. Era uma mistura dos dois.”

Expectativa e tensão na construção narrativa

“Visão noturna” é um daqueles livros difíceis de fechar antes do último ponto final. Não só por seu tamanho – é um livro curto – mas, principalmente, pela capacidade de Tobias em criar narrativas excitantes, que trabalham a expectativa e a tensão do leitor. Ao virar a última página, a vontade é de que essa investigação onírica do autor continuasse por mais textos e personagens tão insólitos quanto aqueles acompanhados até então. “A partir de certo momento, não queria mais acordar. A vida só era interessante quando dormia.”

Em um dos contos, um autor se torna um bestseller ao escrever um romance a partir de seus sonhos. Ao acordar, ele anotava em um caderno tudo o que podia antes que a lembrança desvanecesse. Assim, me pergunto se Tobias Carvalho também buscou no próprio inconsciente o material para as tramas deste seu novo livro. Não espere conclusões ou linearidade nos textos de “Visão noturna”. Importa mais a ambientação, a atmosfera que Tobias cria conto a conto. Talvez eles te deixem com mais perguntas do que respostas. Mas, afinal, também não são assim os sonhos?

Encontre “Visão noturna” aqui

Capa do livro Visão noturna. Créditos: Todavia Livros
Capa do livro Visão noturna. Créditos: Todavia Livros

Gabriel Pinheiro é jornalista e produtor cultural, sempre gasta metade do seu horário de almoço lendo um livro. Seu Instagram é @tgpgabriel (https://www.instagram.com/tgpgabriel/)

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!