Menu
Agenda Cultural

Cinco filmes imperdíveis na mostra de Tim Burton, em cartaz no CCBB-BH

A noiva cadaver Foto Warner Bros Pictures

A noiva cadáver Foto Warner Bros Pictures

Até o dia 06 de março a mostra ‘O cinema de Tim Burton’ exibe 42 filmes do cineasta e também trabalhos que o influenciaram ao longo da carreira

Por Carol Braga | Editora

Sujeitos que não se adaptam à sociedade. Uma linguagem visual muito peculiar. Será que podemos resumir assim a obra de Tim Burton? Talvez não porque o trabalho dele é cheio de particularidades. Há, porém, um ponto em comum: uma assinatura sempre forte seja em longas, curtas, séries. Você olha para a tela e sabe que tem o toque dele.

Até o dia 06 de março você poderá explorar todas as nuances do cinema de Tim Burton na mostra em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte. Os ingressos para as sessões custam apenas R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Além dos filmes, a Mostra O Cinema de Tim Burton também terá atividades formativas. Por exemplo, no dia 11 de fevereiro, está confirmada a palestra “Edward Mãos de Tesoura: Uma fábula sobre o Natal”, apresentada pela crítica e pesquisadora de cinema Yasmine Evaristo. Já a masterclass “Strange people: O cinema ímpar de Tim Burton” será ministrada pela professora e pesquisadora Rita Ribeiro, no dia 25, a partir de 11h. Para a palestra e a masterclass, serão distribuídos ingressos 1h antes do início do evento na bilheteria do CCBB.

Cinema

A programação de cinema tem 42 filmes. Entre eles estão, por exemplo, produções próprias e também diversos títulos de diretores que o influenciaram. Para te ajudar a escolher, preparamos uma lista com cinco longas imperdíveis de Tim Burton. Toda lista tem um aspecto muito pessoal, né? Espero que você concorde comigo! 

Acesse aqui a programação completa.

Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem (1988)

Lançado em 1988, o filme é um dos ícones dos anos 1980. A combinação entre comédia, terror e personagens exóticos revelou o nome de Tim Burton. Foi o vencedor do Oscar de melhor maquiagem em 1989. Michael Keaton interpreta o fantasma Beetlejuice que tenta assombrar uma família recém chegada. 

05 de março – 19h30

Batman (1989)

É o primeiro longa-metragem da série de filmes inicial do Batman. O longa marca mais uma parceria com Michael Keaton, que faz o protagonista. Mas não dá para esquecer de Jack Nicholson como Coringa.

10 de fevereiro – 16h30 

04 de março – 19h30

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Outro trabalho icônico de Tim Burton, o filme marca o início da parceria com Johnny Depp. Ele interpreta um humanóide com tesouras no lugar das mãos. O jovem é acolhido por uma família suburbana e se apaixona pela filha adolescente.Indicado ao Oscar de melhor maquiagem. 

11 de fevereiro – 18h 

27 de fevereiro – 19h30 – Entrada gratuita com distribuição de ingressos na bilheteria 1h antes do início da sessão.

A Noiva Cadáver (2005)

Preciosidade em stop motion, a história é baseada em um conto russo-judaico do século XIX. É uma história de amor entre uma morta e um vivo. Foi indicado ao Oscar na categoria de melhor animação. 

24 de fevereiro – 19h40 

5 de março – 15h 

Frankenweenie (1984 e 2012)

O longa de 2012 é um remake do curta que o próprio Tim Burton fez em 1984. A história é a mesma de Frankenstein mas, no caso, com um cachorro como o monstro. Também indicado ao Oscar de melhor animação. 

11 de fevereiro – sábado

13h30 – Frankenweenie (curta)  

15 de fevereiro – quarta-feira

19h30 – Frankenweenie (longa) 

23 de fevereiro – quinta-feira

18h – Frankenweenie (curta)  

25 de fevereiro – sábado

16h20 – Frankenweenie – (longa)

Conteúdos Relacionados