Tem todo dia. Na badalada das 22h. Teresa Cristina começa seu encontro diário com o público no Instagram com um sorrisão no rosto. Um batom vermelho que salta. Espreme o olho para enxergar melhor quem vai chegando. Apresenta o tema, chama o pianista Jonathan Ferr para o tradicional solo e está dada a largada para mais uma noite de trocas, afetos, sorrisos e muita história sobre a música brasileira. Se tornou um ritual desde o início dessa quarentena e, cada vez mais, com número de adeptos crescente. Quem é fã de MPB não pode – definitivamente – perder.
Primeiro pelo talento dela. Depois porque Teresa é praticamente uma enciclopédia ambulante. Seja falando de tema de novela, de canções cheias de gatilhos emocionais, ancestralidade ou um compositor específico, como João Gilberto. A cantora tem sempre muito o que contar. Sejam conhecimentos aleatórios ou informações importantes que formam a história da música brasileira.
A live da Teresa Cristina virou ponto de encontro e tem repercutido bastante na mídia. Pode até não ser uma grande produção como muitas que têm sido transmitidas via YouTube. E ainda bem que não é. TT, como é chamada por lá, ganha disparado quando o assunto é autenticidade, escolha de repertório, público qualificado e uma defesa constante da cultura e dos artistas do país. E assim a rede dela vai aumentando.
O fino da bossa
“As lives da Teresa têm sido um respiro no meio desse caos todo”, sintetiza a cantora Dora Morelenbaum. Ela faz parte da lista de artistas que frequentam a live e que, vez ou outra, são inesperadamente convocados para cantar. E ela arrasa. Filha de Paula e Jaques Morelenbaum é uma das revelações apresentadas por TT. Tem muitas outras e outros. Em todos os patamares de carreira e de várias áreas.
O músico mineiro Sérgio Pererê é um dos que também têm marcado presença constante. Já foi convidado para cantar três vezes. O que foi motivo de grande honra para ele. “Teresa Cristina tem se mostrado uma grande aliada de todos os artistas brasileiros devido à sua enorme generosidade e respeito por todos os convidados independentemente do grau de fama. Além disso, ela impressiona pelo vasto e eclético repertório que transita por todos os gêneros possíveis. Ela é uma bênção para o Brasil num momento como este!”, diz.
Como bem ressaltou Dora Morelembaum, Teresa criou “um lugar de muita memória, respeito, acolhimento e sensibilidade”. Essas, para Dorinha, sempre foram características essenciais para a vida. “A Teresa tem uma lucidez na fala e uma verdade no cantar que dão muita esperança. Fora que a gente tem a sensação de estar pertinho de todo mundo ali! As canções e companhias têm sido muito importantes pra mim”.
Confira participação de Caetano Veloso na live
Surpresas
As participações do ex-presidente Lula e de Caetano Veloso, por exemplo, foram as que a fizeram a cantora tremer. É tão engraçado e espontâneo que tudo fica mais leve. E Teresa vai criando bordões. Por exemplo, quando diz que está rindo tanto que vai engolir os brincos! Você fica com a sensação de ser parte daquele grupo de amigos famosos. Ou mesmo dos Cristiners, como são chamados os fãs e seguidores da cantora.
O segredo da live está justamente no esquema caseiro, no simples. Dessa maneira, escolher o Instagram como plataforma diz muito sobre a intimidade que ela quer construir. A seguir, listamos algumas características que ajudam a explicar um pouco mais as razões que levam a live de TT a fazer tanto sucesso.
Espontaneidade
Ela bebe cerveja gelada, come coxinha, amendoim, já fugiu de barata, frequentemente retoca o batom, já pediu para a amiga cantar enquanto ia ao banheiro. Gente como a gente, que tem um talento absurdo e todas as noites compartilha um pouco desse conhecimento com quem também precisa da arte para viver. Em resumo: é a simplicidade de Teresa Cristina, a autenticidade dela e inteligência que tem feito essa live virar um fenômeno entre o público amante da MPB. Não tem parafernália alguma. Para se ter uma ideia, nem microfone. Ou seja, canta no gogó e faz com que milhares de pessoas avancem a madrugada com ela.
Frequentadores
Até agora, a chegada de Caetano Veloso e Lula foram dignas de histeria. Merecida e, como sempre, com classe. O legal de acompanhar a live de Teresa Cristina é ter a sensação de estar na sala da casa de alguém muito íntimo, acompanhados de celebridades. Todo mundo gente como a gente. Inclusive, muitos de pijama. Outros tanto tomando sua taça de vinho ou, como a cantora, tomando sua cervejinha enquanto se diverte com os comentários.
Participações inusitadas
Parece que Teresa sempre dá umas cutucadas nos colegas da classe artística os convidando a participar. Mas muito além disso, quem aparecer por lá está sujeito a um chamado inesperado. Esses são sempre os melhores. Dessa maneira, a aparição de Lula, por exemplo, por mais que tenha sido super esperada, não deixou de ser inusitada. O mesmo aconteceu com Cida Moreira, Chico César, Joana, Simone, Daniela Mercury, Ana Cañas e também Caetano Veloso. Às vezes, ela chama para conversar, outra para cantar. Fato é que assunto nunca falta e é um papo sempre gostoso de acompanhar.
Repertório
Teresa Cristina é conhecida como cantora de samba. Fez durante muitos anos parte da programação fixa das famosas casas de show da Lapa. Mas, gente, essa mulher canta de tudo e muito bem. Sendo assim, já prestou homenagens a Chico Buarque, Cartola, João Gilberto e tantos outros. Homenageou a música mineira cantando Milton, Lô, Beto Guedes, Tavito e muitos outros. Flávio Venturini estava lá esse dia e viu tudo. Teresa explorou também repertórios temáticos, como o dia em que falou e cantou sobre ancestralidade. Há, ainda, dias em que a escolha é divertidamente saudosista, como foi a live só com trilhas de novela e também o “programa” dedicado a gatilhos. É impressionante como ela sabe todas as letras. Provavelmente estuda, mas, ainda assim, é só quem conhece profundamente as canções e a música brasileira consegue fazer isso. Mil vivas para Teresa Cristina!