fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Por que as lives da Teresa Cristina viraram sensação no Instagram?

Cantora carioca reúne milhares de seguidores todas as noites para cantar e conversar em live com duração de horas no Instagram

Por Carol Braga

15/05/2020 às 16:32

Publicidade - Portal UAI
A cantora Teresa Cristina recebe convidados em lives diárias no Instagram. Foto: Reprodução Instagram

Tem todo dia. Na badalada das 22h. Teresa Cristina começa seu encontro diário com o público no Instagram com um sorrisão no rosto. Um batom vermelho que salta. Espreme o olho para enxergar melhor quem vai chegando. Apresenta o tema, chama o pianista Jonathan Ferr para o tradicional solo e está dada a largada para mais uma noite de trocas, afetos, sorrisos e muita história sobre a música brasileira. Se tornou um ritual desde o início dessa quarentena e, cada vez mais, com número de adeptos crescente. Quem é fã de MPB não pode – definitivamente – perder.

Primeiro pelo talento dela. Depois porque Teresa é praticamente uma enciclopédia ambulante. Seja falando de tema de novela, de canções cheias de gatilhos emocionais, ancestralidade ou um compositor específico, como João Gilberto. A cantora tem sempre muito o que contar. Sejam conhecimentos aleatórios ou informações importantes que formam a história da música brasileira.

A live da Teresa Cristina virou ponto de encontro e tem repercutido bastante na mídia. Pode até não ser uma grande produção como muitas que têm sido transmitidas via YouTube. E ainda bem que não é. TT, como é chamada por lá, ganha disparado quando o assunto é autenticidade, escolha de repertório, público qualificado e uma defesa constante da cultura e dos artistas do país. E assim a rede dela vai aumentando.

O fino da bossa

“As lives da Teresa têm sido um respiro no meio desse caos todo”, sintetiza a cantora Dora Morelenbaum. Ela faz parte da lista de artistas que frequentam a live e que, vez ou outra, são inesperadamente convocados para cantar. E ela arrasa. Filha de Paula e Jaques Morelenbaum é uma das revelações apresentadas por TT. Tem muitas outras e outros. Em todos os patamares de carreira e de várias áreas.

O músico mineiro Sérgio Pererê é um dos que também têm marcado presença constante. Já foi convidado para cantar três vezes. O que foi motivo de grande honra para ele. “Teresa Cristina tem se mostrado uma grande aliada de todos os artistas brasileiros devido à sua enorme generosidade e respeito por todos os convidados independentemente do grau de fama. Além disso, ela impressiona pelo vasto e eclético repertório que transita por todos os gêneros possíveis. Ela é uma bênção para o Brasil num momento como este!”, diz.

Como bem ressaltou Dora Morelembaum, Teresa criou “um lugar de muita memória, respeito, acolhimento e sensibilidade”. Essas, para Dorinha, sempre foram características essenciais para a vida. “A Teresa tem uma lucidez na fala e uma verdade no cantar que dão muita esperança. Fora que a gente tem a sensação de estar pertinho de todo mundo ali! As canções e companhias têm sido muito importantes pra mim”.

Confira participação de Caetano Veloso na live

 

Ver essa foto no Instagram

 

Ontem tive uma surpresa maravilhosa. No meio de minha live sobre #ClaraNunes fui surpreendida pela aparição desse baiano q eu amo tanto: @caetanoveloso . Agradeço a Deus a oportunidade de ser amiga de um ídolo, as vezes eu até esqueci q isso é verdade. Sempre falei da generosidade de Caetano, do seu olhar para quem está começando, da sua empatia com outros artistas. Só uma pessoa q tem real consciência de seu tamanho e valor consegue chegar desse jeito nas pessoas. E ele chega. Sorri. Se emociona com @aaureamartins cantando @ivor45 . E chora. A gente chora junto. Te amo, Caetano. Hoje continua a live de Clara, impossível cantar tudo ontem. E ainda temos aniversário de Nei Lopes. Só venham. . #cristiners #cristinder

Uma publicação compartilhada por Teresa Cristina (@teresacristinaoficial) em

Surpresas

As participações do ex-presidente Lula e de Caetano Veloso, por exemplo, foram as que a fizeram a cantora tremer. É tão engraçado e espontâneo que tudo fica mais leve. E Teresa vai criando bordões. Por exemplo, quando diz que está rindo tanto que vai engolir os brincos! Você fica com a sensação de ser parte daquele grupo de amigos famosos. Ou mesmo dos Cristiners, como são chamados os fãs e seguidores da cantora.

O segredo da live está justamente no esquema caseiro, no simples. Dessa maneira, escolher o Instagram como plataforma diz muito sobre a intimidade que ela quer construir. A seguir, listamos algumas características que ajudam a explicar um pouco mais as razões que levam a live de TT a fazer tanto sucesso.

Espontaneidade

Ela bebe cerveja gelada, come coxinha, amendoim, já fugiu de barata, frequentemente retoca o batom, já pediu para a amiga cantar enquanto ia ao banheiro. Gente como a gente, que tem um talento absurdo e todas as noites compartilha um pouco desse conhecimento com quem também precisa da arte para viver. Em resumo: é a simplicidade de Teresa Cristina, a autenticidade dela e inteligência que tem feito essa live virar um fenômeno entre o público amante da MPB. Não tem parafernália alguma. Para se ter uma ideia, nem microfone. Ou seja, canta no gogó e faz com que milhares de pessoas avancem a madrugada com ela.

Frequentadores

Até agora, a chegada de Caetano Veloso e Lula foram dignas de histeria. Merecida e, como sempre, com classe. O legal de acompanhar a live de Teresa Cristina é ter a sensação de estar na sala da casa de alguém muito íntimo, acompanhados de celebridades. Todo mundo gente como a gente. Inclusive, muitos de pijama. Outros tanto tomando sua taça de vinho ou, como a cantora, tomando sua cervejinha enquanto se diverte com os comentários.

Participações inusitadas

Parece que Teresa sempre dá umas cutucadas nos colegas da classe artística os convidando a participar. Mas muito além disso, quem aparecer por lá está sujeito a um chamado inesperado. Esses são sempre os melhores. Dessa maneira, a aparição de Lula, por exemplo, por mais que tenha sido super esperada, não deixou de ser inusitada. O mesmo aconteceu com Cida Moreira, Chico César, Joana, Simone, Daniela Mercury, Ana Cañas e também Caetano Veloso. Às vezes, ela chama para conversar, outra para cantar. Fato é que assunto nunca falta e é um papo sempre gostoso de acompanhar.

Repertório

Teresa Cristina é conhecida como cantora de samba. Fez durante muitos anos parte da programação fixa das famosas casas de show da Lapa. Mas, gente, essa mulher canta de tudo e muito bem. Sendo assim, já prestou homenagens a Chico Buarque, Cartola, João Gilberto e tantos outros. Homenageou a música mineira cantando Milton, Lô, Beto Guedes, Tavito e muitos outros. Flávio Venturini estava lá esse dia e viu tudo. Teresa explorou também repertórios temáticos, como o dia em que falou e cantou sobre ancestralidade. Há, ainda, dias em que a escolha é divertidamente saudosista, como foi a live só com trilhas de novela e também o “programa” dedicado a gatilhos. É impressionante como ela sabe todas as letras. Provavelmente estuda, mas, ainda assim, é só quem conhece profundamente as canções e a música brasileira consegue fazer isso. Mil vivas para Teresa Cristina!

 

Teresa Cristina com as cantoras Ana Cañas e Bebel Gilberto. Foto: Reprodução Instagram

photo

Taika Waititi e Star Wars: vai dar liga?

Um novo filme da franquia Star Wars vem aí. Como se já não bastasse a novidade anunciada pela Disney, que deixou os fãs bastante contentes, o novo filme vai ser escrito e dirigido por Taika Waititi, o mesmo que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado neste ano por Jojo Rabbit (2019). O roteiro vai […]

LEIA MAIS
photo

Biografias de mulheres inspiradoras para ler na quarentena

Se você busca por inspiração, temos a resposta e dica para você. Além de conhecer a trajetória da pessoa, as biografias dão um tom a mais para aquelas personalidades que amamos. Saber os momentos ruins, desafios e as pequenas vitórias de quem admiramos nos aproxima e gera aquele sentimento de empatia. Pensando nisso, separamos aqui […]

LEIA MAIS
photo

5 filmes para ver no Festival Varilux de Cinema Francês em Casa

Quem gosta da produção cinematográfica da frança e está no Brasil é bem provável que passe o ano esperando o Festival Varilux de Cinema Francês. Há 10 anos é mesmo o point do melhor que tem sido feito por lá, sem preconceitos de gênero cinematográfico. A edição presencial em 2020 foi adiada. No lugar ela, nasceu […]

LEIA MAIS