Foi com muito estudo, ajuda de especialistas e na marra que Tatyana Rubim, idealizadora e coordenadora do Teatro em Movimento, conseguiu transformar o próprio negócio em meio ao cenário de pandemia. Com eventos cancelados, a Rubim Produções viu que era hora de deixar um legado. Dessa forma, criou Teatro EmMov Digital, uma plataforma de artes cênicas para web, com curso de formação, produção de websérie e estreia de três montagens virtuais.
“Com o início da pandemia ficamos muito preocupados com as produções e com a equipe. Fizemos um planejamento coletivo e chegamos ao projeto. Teríamos outros caminhos, como filmar um espetáculo e exibir. Contudo, quisemos fazer algo inédito que deixasse um legado e aprendizados”, conta Tatyana Rubim.
Ações
Sendo assim, já neste mês de agosto, o público poderá conferir uma das três ações. O curso de formação em teatro digital será o primeiro. É gratuito, já está com inscrições abertas até o dia 7 de agosto. São 200 vagas para o curso e 100 vagas por disciplina para ouvintes. Na grade estão temas, como teatro e audiovisual, elaboração de projetos coletivos, experiências digitais e outros. A coordenação é de Mariana Lima Muniz e o corpo docente contará com Ana Régis, Pablo Gobiara e outros.
Segundo projeto é a websérie #Quarentemas. A primeira versão terá 20 episódios, com 20 atores mineiros, inspirados em canções do Clube da Esquina e gatilhos de improvisação. Um time de peso vai participar. Este eixo será comandado pela atriz e diretora Inês Peixoto, do Grupo Galpão, o cineasta Gilberto Scarpa, o videomaker Éder Santos, o músico Tattá Spalla, o cenógrafo e figurinista Marcio Medina, o dramaturgo Vinícius Calderoni e o diretor Vinícius Souza. As cenas serão gravadas na casa dos artistas. Débora Falabella é um dos destaques do elenco que ainda contará com artistas mirins e do interior de Minas.
Por fim, o Teatro EmMov Digital prevê o lançamento de três montagens virtuais exclusivas. Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes fazem parte da equipe de criação/experimentação desta novidade. Os trabalhos tiveram pontapé a partir de experiências do argentino Matías Umpierrez. As três ‘montagens’ serão compartilhadas em setembro na plataforma. A ideia é explorar games, interação e propor uma experiência imersiva.
Transformação do setor
Tudo isso tem sido acompanhado de perto por Tatyana que promete algo novo e jamais visto. “Aprendemos a fazer tudo na marra. Foi na base de muito estudo e quebra de paradigmas. Tivemos vários cuidados, como o estético e conforto dos envolvidos. Tudo para nós é novo e essa é uma forma de nos transformar”, conta.
Em resumo, para pôr o projeto em prática, a Rubim contará com uma equipe de quase 100 pessoas, entre diretores, atores, cenógrafos, cineastas, roteiristas, especialistas da área digital, produtores e professores. “Acredito que a transformação para o digital veio para ficar. Sendo assim, é importante envolver todas as pessoas do setor e reforçar a importância de monetizar projetos na internet”, ressalta.