fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

St. Patrick’s Day agita fim de semana em BH

Em sua 12ª edição, festa inspirada na cultura irlandesa será realizada na região da Savassi

Por Gabriel Lacerda *

16/03/2019 às 14:45 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Gustavo Expósito / Divulgação.

A tradicional festa irlandesa St Patrick Day desembarca na capital mineira neste domingo (17/03) com direito a shows e, claro, muita cerveja. O evento, promovido pela Cervejaria Wäls e a hamburgueria Duke ‘n’ Duke, será de 12h às 21h, na Avenida Getúlio Vargas, entre a Av. Contorno e Rua Alagoas. Para entrar, basta levar 1Kg de alimento não perecível.

A festa terá apoio do Consulado Geral da Irlanda e da agência do Estado Irlandês, Culture Ireland, que foi criada para incentivar e promover internacionalmente as artes do país europeu.

“A primeira celebração da St Patrick no Brasil foi em 1770. Em Minas, a relação com a Irlanda é muito forte. Nossa maior festa está aqui em BH. E essa relação pode ser vista na Irlanda também. Por ano, recebemos 16 mil estudantes mineiros”, explica o cônsul irlandês, Barry Tumelty .

Para sustentar a fome de todo o público, os tradicionais hambúrgueres verdes e pizzas poderão ser adquiridos ao longo da festa, além de outras opções de comida.

História da festa

São Patrício foi escravizado na Irlanda e após conseguir sua liberdade começou a levar a palavra de Deus para o povo. No dia 17 de março ele morreu e por isso é celebrado o Sr Patrick neste dia. Interessante, não é? E sabe os símbolos tradicionais da festa? O trevo de 3 folhas, a Cruz celta e o duende? Cada um tem um motivo específico.

O trevo de três folhas é, segundo a tradição da Irlanda, para representar a santíssima trindade. Já a Cruz Celta foi feita por São Patrício como símbolo para conversão de celtas irlandeses em cristãos. O duende representa o folclore dos celtas.

A cor verde é para representar as paisagens típicas da Irlanda. A tradicional festa é tão celebrada pelos irlandeses que, em alguns locais, os rios são tingidos de verde. Para os irlandeses, o St Patrick Day representa a reafirmação de sua nacionalidade.

Gastronomia

Depois dessa pequena aula de história, deu até fome. As comidas tradicionais do evento são as que são servidas nos pubs irlandeses, como os fish and chips e o hambúrgueres. As cervejas também não ficam de fora da comemoração.

A edição em BH terá tudo isso e muito mais. Quem vai matar a fome da galera são os estabelecimentos Fiorella, Duke ’n’ Duke, Pizza Aperitivo e Hidromel Ferroada. Bom, né? Cervejaria Wäls, Diego Kruz e Felipe Brasil ficarão por conta de toda bebida da festa.

Nesta edição, como explica Barry, o evento terá a presença da banda Comhaltas Ceoltórí Eireann, que veio da Irlanda diretamente para o St Patrick. Outros grupos musicais como Lurex (Queen Cover) e Hocus Pocus (Beatles Cover) fazem a galera se agitar. “Nesta 12ª edição, conseguimos trazer uma banda irlandesa para poder ainda mais enfeitar a festa”, conta o cônsul irlandês.

St Patrick para as crianças e para o meio ambiente

O St Patrick Day é um evento democrático para todo o público. Pensando nisso, os pais que quiserem levar os filhos poderão deixar as crianças aproveitando a festa do Espaço Kids gratuito. Todos os alimentos arrecadados na edição da Savassi serão doados para a Força do bem.Outra parceria do Dia de São Patrício é com a Respira Mais visando os cuidados com a natureza. Todos os gases de efeito estufa emitidos durante o evento serão compensados com o plantio de árvores.
[O QUE] Festival St. Patrick’s Day em BH [QUANDO] 17 de Março, 12h às 17h [ONDE] Avenida Getúlio Vargas, entre Contorno e Alagoas, Savassi – BH [QUANTO] 1kg de alimento não perecível

Foto: Gustavo Expósito / Divulgação.

photo

Bullguer chega a BH e inova no estilo smash burger

Os fãs de hambúrguer em BH podem comemorar. Chegou a Bullguer, hamburgueria pioneira na produção do estilo smash burger no Brasil. Sucesso em São Paulo, com atuação também no Rio, a casa tem como essência sanduíches artesanais a preços acessíveis. A unidade, montada no centro de BH, é comandada pelas irmãs Clara e Laura Luciano. […]

LEIA MAIS
photo

Conheça cinco restaurantes open wine em BH

Seja no verão ou no inverno, um vinho sempre cai bem, não é mesmo? Em Belo Horizonte, a nova moda dos restaurantes é oferecer o open wine, uma espécie de open bar de vinhos. Para te ajudar a conhecer essa nova tendência, selecionamos cinco restaurantes que tem o serviço de open wine. Confira! Osteria Casa Mattiazzi Para […]

LEIA MAIS
photo

Pizzaria radicalmente mineira abre as portas na Rua Sapucaí

Imagine olhar para um apartamento totalmente detonado e acreditar que ali poderia virar uma pizzaria. Pois é, foi assim o início da Panorama. Em apenas três semanas de existência, a casa já conquista o público que visita o bairro Floresta, na capital. Alfredo Lanna, sócio-proprietário e arquiteto, conta que a ideia de criar uma pizzaria […]

LEIA MAIS