Por Thiago Fonseca *
16/04/2020 às 15:13 | *Colaborador
Um levantamento da Volt Data Lab, feito em 2019, revelou que a produção de podcasts no Brasil disparou na última década e meia. Em 2018, foram publicados mais de 3400 episódios em diferentes plataformas. Em Minas, a produção também é latente e a cada dia surge um novo projeto. Neste post, separamos cinco podcasts produzidos no estado que falam sobre arte, cultura e entretenimento. Na lista estão, As Perennials, Tanto de Trem, Pipoca BH FM e outros. Confira:
A junção de Felipe Martins, Virgínia Sasdelli e Brunno Montolli, três apaixonados por Beagá, resultou no podcast Tanto de Trem. Criado em outubro de 2019, já em sua segunda temporada, o projeto fala da cultura, gastronomia, histórias e curiosidades da capital mineira. Já são 18 episódios, que saem sempre às quartas-feiras às 12h12. Horário escolhido como referência ao aniversário de Belo Horizonte, que é 12 e dezembro. Doces de BH, filmes sobre e feitos na cidade, Feira Hippie e Parque Municipal foram alguns dos temas já abordados. O podcast pode ser ouvido gratuitamente no Spotify, Anchor, Google Podcasts e Apple Podcasts.
O podcast As Perennials surgiu do encontro de quatro mulheres, Cris Guerra, Daniella Zupo, Fernanda Ribeiro e Natália Dornellas. Três jornalistas e uma publicitária, na faixa etária dos 40 aos 50 anos, com uma bagagem de histórias, sentimentos e ensinamentos acumulada ao longo da vida, que segundo elas, não se encaixa no estereótipo de suas idades. Criado em agosto de 2019, o podcast tem edições semanais e fala de moda, comportamento, política, mercado de trabalho, beleza, cultura e demais assuntos relacionados a mulheres na faixa de idade das quatro. O podcast pode ser ouvido em oitos plataformas, incluindo o Spotify, Deezer e Apple Podcasts.
Em meados de março de 2020, no início do isolamento social em Belo Horizonte, os jornalistas Fred Bottrel e Lívia Aguiar decidiram criar o Respiro, literatura contra a falta de ar. O podcast, publicado diariamente, traz leituras de trechos de livros escolhidos pela dupla. Já são mais de 26 edições, que podem ser conferidas no Spotify. A ideia é compartilhar as angústias para parar de pensar no coronavírus e respirar literatura. Já foram lidos trechos de obras de artistas como por exemplo, Guimarães Rosa, José Saramago, Conceição Evaristo e Adélia Prado. Segundo Fred, a iniciativa, independente, é uma forma de conectar uns com os outros, mesmo à distância.
Produzido por nossa equipe, Carol Braga, Fernanda Peixoto, Jaiane Souza e Thiago Fonseca, o Pipoca BH FM fala sobre novidades do cinema e das séries. O podcast é feito em parceria com a rádio BH FM e está disponível no Spotify. Criado em dezembro de 2018, já são quase 30 edições no ar, que saem quinzenalmente. A cada programa escolhemos uma produção para debatermos, falar das curiosidades e o que achamos. Além disso, tem dicas culturais. O Pipoca também já recebeu diversos convidados, como por exemplo, Mel Lisboa, Thiago Lacerda, Fafá Rennó e Bárbara Colen.
Criado no dia 8 de abril de 2020, o podcast Cirandeiras busca exercitar a escuta de mulheres brasileiras que modificam vidas, padrões e territórios. A iniciativa é das jornalistas Joana Suarez e Raquel Baster, que querem formar uma grande ciranda brasileira de ideias e mulheres que possam ser inspiração e força. Toda semana elas disponibilizam um novo episódio no Spotify que conta uma história de uma mulher de um canto do Brasil.
Uma atividade entre amigos que virou um blog. Foi assim que surgiu a A Crônica Nossa de Cada Dia. Apaixonada por crônicas, a professora Rosângela Carmo começou enviar para amigos, por meio do Whatsapp, trechos lidos por ela. Isso há quase dois anos. A coisa cresceu e foi parar em um blog. Lá estão disponíveis 23 crônicas. São trechos de obras famosas, como de Fernando Sabino, Rubem Braga e Clarice Lispector. A ideia agora é expandir para o Spotify.
Virgínia Sasdelli, Brunno Montolli e Felipe Martins do Tanto de Trem – Foto: Arquivo pessoal Virgínia Sasdelli
Adoráveis Mulheres é o nome que leva o longa de Greta Gerwig, mas não se engane: o que têm de adoráveis, as mulheres da família March têm de resiliência, generosidade e força. Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh), além da mãe Marmee (Laura Dern), compõem o grupo de […]
Em tempos de single, ouvir discos inteiros é embarcar em uma narrativa estendida. Isso porque, na maioria das vezes, os álbuns são pensados e produzidos na tentativa de que uma música complemente a outra, seja na letra, na variação do ritmo ou de instrumentos. Às vezes nem precisa fazer sentido também, mas ouvir um disco […]
Os filmes com temática LGBTQI+ estão cada vez mais potentes e trazendo discussões importantes para os dias atuais. Seja qual for o gênero, romance, drama ou documentário, falar do assunto se tornou latente. Nesta lista, separamos cinco filmes em cartaz no catálogo da Netflix para você conhecer mais sobre o tema. Tem produção sobre relacionamento […]