fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Roberta Campos lança novo disco em BH 

A cantora Roberta Campos se apresenta em BH no dia 28 trazendo show do seu primeiro DVD, Todo caminho é sorte - ao vivo

Por Jaiane Souza *

25/09/2019 às 10:16 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Foto: Patrícia Ribeiro

Chegar em casa, ou voltar para ela, e se sentir acolhido é sempre muito bom. O sentimento de Roberta Campos é exatamente esse ao falar sobre sua apresentação na capital mineira no próximo dia 28 de setembro. A cantora vai lançar no teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube o primeiro DVD: Todo caminho é sorte – Ao vivo. Roberta, que nasceu em Caetanópolis, diz que o momento é especial pois será a primeira vez com banda em BH. As outras apresentações por aqui foram apenas voz e violão.

O DVD celebra os 10 anos de carreira de Roberta Campos. O repertório do show tem músicas dos quatro discos da cantora. São eles: Para aquelas perguntas tortas, de 2008, Varrendo a lua, 2010, Diário de um dia, 2012, e Todo caminho é sorte, de 2015. Duas canções inéditas também estão no setlist, Todo dia e Dois flamingos. My Love, de Paul McCartney também ganha um versão de Roberta. 

A relação com a música

“Sempre tive a música como tudo que eu mais queria fazer na vida”, conta. Na infância, teve pouco acesso à literatura, às artes. Por isso, sempre foi grata a tudo que alcançava. Dessa forma, começou a tocar na escola e foi crescendo no cenário musical. Montou também uma banda em Sete Lagoas e em meados de 2004 mudou-se para São Paulo. “Na solidão da grande metrópole eu encontrei inspiração para compor”, relata Roberta.

Em 2008, deu início à carreira solo e o primeiro fruto dessa aventura foi totalmente independente. Isso porque Roberta Campos gravou o disco Para aquelas perguntas tortas na sala de casa. Placa de som, microfone, condensador e cabos foram os equipamentos básicos adquiridos para a gravação. Além disso, imprimiu o encarte do CD, recortou e distribuiu. “Eu fui em uma rádio perto da minha casa e deixei o disco na portaria, uma semana depois a música começou a tocar na programação”, relembra. 

 

Foto: Ana Otoni

19 vezes gratidão

Dezenove foi o número de vezes que as canções de Roberta Campos já embalaram a trilha sonora de novelas. Só para exemplificar, o álbum Varrendo a lua (2010) lançou De janeiro a janeiro como trilha da novela Rebelde, da Record, e em Sangue bom, da Globo, Sete dias em Amor eterno amor (Globo), Felicidade em Além do horizonte (Globo) e Varrendo a lua, em Malhação (Globo). 

O reconhecimento artístico pode se dar de diversas formas. Entretanto, Roberta Campos tem influências que ajudam a alavancar o processo. Clube da Esquina é uma das inspirações da cantora, assim como Dalva de Oliveira e Marcelo Jeneci. “Eu também gosto de ouvir coisas diferentes, ouço as pessoas, as histórias e assim vou compondo”, relata. Em 10 anos de carreira, a artista já soma cerca de 500 composições. 

O DVD

Algumas pessoas podem se questionar: quem ainda assiste a DVD nos dias de hoje? Para Roberta Campos, essa questão não importa muito, uma vez que a gravação do DVD Todo caminho é sorte – Ao vivo é para “marcar o tempo com a imagem”. Esse é o primeiro DVD e a gravação foi feita para celebrar os 10 anos de carreira discográfica “Além disso, ele também celebra a minha vida e é uma forma de ser grata a tudo que eu passei”, conclui. 

O DVD tem o mesmo nome do CD lançado em 2015, mas o trabalho é diferente. O álbum de quatro anos atrás concorreu ao Grammy Latino de melhor disco de música popular brasileira. 

 

Foto: Eduardo Escariz / Divulgação

 

[O QUE] Roberta Campos, lançamento do DVD Todo caminho é sorte – Ao vivo [QUANDO] 28 de setembro, 21h [ONDE] Centro Cultural Minas Tênis Clube – R. da Bahia, 2244 – Lourdes – BH -(31) 3516-1360 [QUANTO] R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

[COMPRE AQUI]

Leitores do Culturadoria tem 10% de desconto nos ingressos para o show de Arnaldo Antunes

photo

Arnaldo Antunes vem aí! Leitor do Culturadoria tem desconto para o show

Setembro tem Arnaldo Antunes em BH. E o melhor: os leitores e seguidores do Culturadoria tem 10% de desconto para conferir o show. Ele chega acompanhado do RSTUVXZ Trio para uma apresentação que mistura samba e rock. Bom, o que não falta à carreira de Arnaldo Antunes é referência em diversos gêneros, musicais e literários. […]

LEIA MAIS
photo

Mulheres na música: desafios e realidade da luta diária por reconhecimento

Em pleno século XXI a indústria da música local, nacional e mundial é comandada, em sua grande maioria, por homens. Só para exemplificar, em 2017 a revista Rolling Stone publicou uma matéria com uma lista dos 100 maiores artistas da música brasileira. Apenas 16 eram mulheres. No entanto, este cenário apresenta indícios de que está […]

LEIA MAIS
photo

O Italiano ocupa dois ambientes gastronômicos na CASACOR 2019

Seja no mirante ou na beira da piscina do Palácio das Mangabeiras. O visitante que for à CASACOR em busca de uma experiência gastronômica terá à sua disposição um cardápio italiano moderno com toques da culinária mineira. O restaurante O Italiano assume a área gastronômica da casa com dois espaços diferentes. “Queremos aproximar o público […]

LEIA MAIS