
Na foto, o maestro André Brant, da OSMG (Paulo Lacerda/Divulgação)
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) abre sua Temporada de Verão 2025 com o concerto “Ritmos Latinos”. As apresentações serão nos dias 18 e 19 de fevereiro, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. O espetáculo celebra a diversidade musical da América Latina, com ritmos como mambo, samba, tango e frevo, evocando a atmosfera carnavalesca. O Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) participa da apresentação, com destaque para a soprano Fabíola Protzner. Ela vai interpretar as “7 Canções para Canto e Orquestra”, de Dinorá de Carvalho.
O repertório do concerto Ritmos Latinos inclui obras de renomados compositores, como Camargo Guarnieri, Astor Piazzolla e Arturo Márquez. Do mesmo modo, trará clássicos como “West Side Story Ouverture”, de Leonard Bernstein, e “Malambo”, de Alberto Ginastera. Segundo o maestro André Brant, o objetivo é iniciar o ano com uma apresentação vibrante e acessível ao público.
Dinorá de Carvalho
O concerto também destaca a presença feminina na música erudita, ressaltando o legado de Dinorá de Carvalho, pioneira na regência orquestral no Brasil. Natural de Uberaba, foi a primeira mulher a dirigir uma orquestra no país. Isso, ao fundar e assumir, na década de 1930, a Orquestra Feminina São Paulo. Foi, ainda, pioneira na Academia Brasileira de Música, espaço reservado até então aos homens. Dinorá por 11 anos frequentou o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Desse modo, conviveu com nomes como Mário de Andrade e Camargo Guarnieri e, com auxílio do governo de Minas Gerais, continuou os estudos na França. Seu trabalho, redescoberto recentemente, ganha nova projeção na programação. Os ingressos estão disponíveis a R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). Além do concerto principal, haverá uma apresentação gratuita no dia 18, às 12h.