fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Quem é Maria: cantora carioca de 20 anos que surpreendeu depois de bombar no YouTube

Artista começou a carreira no projeto Poesia Acústica e hoje, em carreira solo, fala sobre empoderamento feminino e amores

Por Thiago Fonseca *

23/10/2020 às 12:00 | *Colaborador

Publicidade - Portal UAI
Foto: Michelle Cadar / Divulgação

O nome Vitória Nascimento Câmara até passa despercebido. Mas e Maria? É o nome artístico da cantora, compositora, dançarina e atriz carioca. Ela tem 20 anos, começou na música em 2018 e despontou em 2020. No YouTube, nas redes sociais e no Spotify coleciona números robustos. Em resumo, fala sobre amores, superação e empoderamento feminino. Uma mistura de Hip Hop, Rap, Música Pop e Funk Carioca.

Vitória escolheu o nome Maria pela potência que ele carrega. O talento da jovem foi descoberto cedo. Aos três anos queria ser atriz. A insistência foi tanta, que até a mãe dela fez teatro junto com ela. Sendo assim, ambas entraram para o grupo “Arte em Alta”. Dali foi um pulo para os bares da Zona Norte da cidade. Interpretava canções de Alcione, Vanessa da Mata, Caetano e funk. Foi também modelo. Até que foi convidada pela Pineapple Storm para participar do projeto Poesia Acústica.

Nele, a artista, da cidade Alta, na Zona Norte do Rio de Janeiro, participou da canção Capricorniana e Sobre Nós. A primeira teve mais de 260 milhões de visualizações, já a segunda, 429 milhões. Logo em seguida, a carioca decidiu seguir carreira solo. Foi sucesso.

 

Meteoro

Assinou com a gravadora Sony Music Brasil. Sendo assim, lançou os singles Perdão, Codinome e Acabou. Juntos somam mais de seis milhões de cliques no YouTube. No portfólio tem ainda, por exemplo, Sagaz, Eficaz e Toda Vez. O último single é o mais famoso da artista. Ele tem ritmo dançante e contagiante. A letra fala sobre sedução, dança e traz discurso feminista. O clipe da música teve produção de Felipe Sassi, que já trabalhou com nomes como IZA, Ludmilla e Gloria Groove.

O sucesso de Maria é aliado à vários fatores. A jovem é sinal de qualidade vocal, letras poderosas, talento e carisma. Em Perdão, por exemplo, fala da superação de um relacionamento, que o término foi uma escolha dela e o quanto que a mulher que ela se tornou custou caro.

Maria tem como referência as artistas Destiny´s Child, Amy Winehouse e Alcione. Além de figuras da comunidade. Não é à toa que nos clipes ela apresenta produções com dançarinos da favela, mistura de ritmos e muita presença.

E não é só na música que a artista transita. Como atriz ficou conhecida pela personagem Verena Ovisco na novela Amor de Mãe, da Rede Globo. Uma jovem que gosta de aproveitar a vida e não tem papas na língua. Papel que gerou a ela maior projeção entre o público mais adulto, já que entre os jovens já era um sucesso.

Foto: Michelle Cadari / Divulgação

photo

Enola Holmes: dica para quem quer um filme leve, divertido e engajado

Se Sherlock Holmes de fato teve uma irmã ainda é um mistério a se resolver. Mas, seja ideia de fã ou não, fato é que o filme que conta a história da caçula da família, Enola Holmes, existe e é a pedida perfeita para quem quer se divertir. Ouvi muita gente dizer que deu o […]

LEIA MAIS
photo

Museus e galerias de BH reabrem as portas: saiba quais são e o que encontrar neles

No dia 10 de outubro foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto° 17.446. Ele permite a reabertura dos museus, galerias de arte e exposições da capital mineira. Os espaços ficaram de portas fechadas por mais de sete meses. Dessa forma, para a retomada das atividades, os locais têm que tomar medidas de […]

LEIA MAIS
photo

Dudude e Paula Morelenbaum participam do Show da Tarde

“Um laboratório acompanhado de inovações pelo vento que leva e traz”. Assim Dudude, que é bailarina, coreógrafa, diretora e professora de dança, define o LAB IN-VENTO. Há dois meses, ela se reúne virtualmente com performers da dança e músicos mineiros para treinar, descobrir e experimentar a improvisação. Agora, chegou o momento de mostrar para o […]

LEIA MAIS