Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Podcasts de relacionamentos e sexualidade para ouvir já!

Confira cinco dicas de programas para ajudar a expandir a ideia de relacionamento amoroso (e até interpessoal) e sexualidade. Todos estão disponíveis no streaming
Podcasts de relacionamentos e sexualidade
Ana Canosa e Bárbara dos Anjos Lima, do podcast Sexoterapia. Crédito: Arte/UOL

Não existe um modelo padrão de relacionamento interpessoal e muito menos romântico. Até porque seria muito mais fácil se houvesse uma fórmula mágica para conhecer pessoas, se relacionar, lidar com conflitos e deixar “tudo bem”. Entretanto, existem reflexões e informações que podem nos ajudar a entender diferentes tipos de relações, personalidades e orientações. Por isso, aqui vão cinco dicas de podcasts sobre relacionamentos e sexualidade para ajudar a expandir a mente e as perspectivas. Confira!

Biscoito

“Um podcast assumidamente bissexual”. Assim é denominado o Biscoito, podcast produzido pelo trio Babu Carreira, Gui Neves e Taty Leite. Exclusivo Spotify, o programa nasceu com objetivo de falar sobre temas enfrentados por pessoas bissexuais. Entretanto, vai além. Os episódios passam por assuntos como relação com sogras, saúde sexual, drogas, política, reality shows e muito mais. Além disso, frequentemente convida personalidades da internet, da mídia e outros podcasters para falarem dos mais diferentes tópicos, como cancelamento e influência digital. Ouça aqui.

Sexoterapia

Sexo, sexualidade e relacionamentos são os temas principais do podcast comandado por Ana Canosa e Bárbara dos Anjos Lima. A primeira é psicóloga e terapeuta sexual e a segunda editora da Universa, plataforma da UOL. Atualmente, o programa está na sétima temporada. Assim, trata de figuras que aparecem na vida amorosa, geram dilemas e são tabus, como amigo colorido, amante, sogra, e outros, sempre com uma convidada. Nas temporadas anteriores, como na sexta, por exemplo, o podcast refletiu sobre as fases da vida. Entre elas, a descoberta da sexualidade na infância e início da vida sexual na adolescência. Na quinta, tratou sobre masculinidades, ou seja, comportamentos, dilemas e hábitos sexuais que os homens enfrentam e nem sempre contam. Ouça Sexoterapia no Spotify.

Bom dia, Obvious

Conduzido por Marcela Ceribelli, o podcast recebe diversas convidadas para falar sobre o universo feminido em diferentes perspectivas: saúde mental, autoestima, autocuidado, relacionamentos etc. Afinal de contas, relacionamento e sexualidade também tem a ver principalmente como conhecer a si mesma. Marcela é CEO e diretora criativa da agência Obvious. Mas no podcast usa suas próprias vivências e das convidadas para ir além do que faz profissionalmente na prática. Dessa forma, destacamos aqui o episódio #96/ solitude ou carentena?, que convida Magá Moura e Julia Mendes. O bate-papo trata da liberdade de se estar sozinha durante a quarentena ao mesmo tempo em que reflete sobre a “paquera esporte”. Aqueles flertes online pelas redes sociais. Outro destaque é o #87/ sai de mim, ciúmes, com Thais Cézare. Como o título diz, o episódio trata de um sentimento incômodo, mas importante para lidar consigo mesmo e com o outro.

Ouça o podcast Bom dia, Obvious aqui.

Coração Peludo

Esta é uma opção para os corações aflitos. Isso porque a expressão “coração peludo”, denomina aquela pessoa que está com certo bloqueio para se relacionar amorosamente. Ou seja, que as experiências emocionais, pessoais, ou da adolescência, por exemplo, foram tão frustrantes que se vê bloqueada a dar uma nova chance. O programa, feito por mulheres da rádio Jovem Pan, trata de questões sobre relacionamento sempre com a presença da psicóloga Pamela Magalhães. Assim sendo, alguns dos temas tratados são relações abusivas, recomeços, pressão pela perfeição e amar e ser amado. Ouça no Spotify.

Sexo Explícito

Com recomendação para maiores de 18 anos, o podcast fala sem tabus ou meias palavras sobre verdades sobre a sexualidade humana. Entretanto, tem caráter informativo e educativo. Para isso, convida especialistas que abordam assuntos variados. Entre eles fetiches, pornografia para mulheres, preservativos, objetificação de corpos negros, orgasmo, religião e relacionamentos. A ideia principal é que o ouvinte pense, acima de tudo, em si mesmo. Escute aqui.  

podcasts de relacionamentos e sexualidade
Foto: StockSnap/Canva

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!