Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Confira 5 curiosidades do filme “Pobres Criaturas”

Gostou? Compartilhe!

O cabelo de Emma Stone, a presença de Carminho e Hanna Schygulla, a dança icônica, as locações: detalhes do set de “Pobres Criaturas”

Patrícia Cassese | Editora Assistente

Em cartaz na cidade, o filme “Pobres Criaturas” (“Poor Things”), de Yorgos Lanthimos, tem, como protagonista, a atriz Emma Stone, no papel de Bella Baxter, uma criatura engendrada pelo cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe). Além dos dois, o elenco principal traz Mark Ruffalo (o bon vivant Duncan Wenderburn), Ramy Youssef (o aprendiz de cientista Max McCandles) e Margareth Quailey (outra criatura by God, Felicity). Mas o cast de suporte traz uma série de nomes-chamarizes, como o da atriz alemã Hanna Schygulla. E, ainda, a participação da cantora portuguesa Carminho.

Emma Stone em cena do filme "Pobres Criaturas", em cartaz na cidade (Searchlight Pictures/Divulgação)
Emma Stone em cena do filme "Pobres Criaturas", em cartaz na cidade (Searchlight Pictures/Divulgação)

Para além dos intérpretes, a produção é impactante em vários aspectos, principalmente, o visual. Dessa forma, listamos, aqui, algumas curiosidades de “Pobres Criaturas”, filme, que concorre em 11 categorias na 96ª edição do prêmio máximo do cinema, o Oscar. São elas: Melhor Filme, Melhor Atriz (Emma Stone), Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Direção, Trilha Sonora Original, Fotografia, Roteiro Adaptado, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem e Penteados e Montagem. Um feito e tanto. A entrega do prêmio, aliás, acontece no próximo dia 10 de março, em Los Angeles.

A presença de Hanna Schygulla

Ver Hanna Schygulla na telona é sempre um deleite. Aos 80 anos, completados em dezembro, a atriz alemã, de origem polaca, tornou-se conhecida pela presença em filmes de Rainer Werner Fassbinder (1945 – 1982). Caso de “O Amor é Mais Frio Que a Morte” (1969), “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” (1972), “O Casamento de Maria Braun” (1978), “Berlin Alexanderplatz (1980), “Lili Marlene” (1981). Ela também atuou sob a batuta de Ettore Scola (1931 – 2016), em “Casanova e a Revolução” (1982). Em “Pobres Criaturas”, ela vive a personagem Martha Von Kurtzroc (foto abaixo), a quem Bella conhece no navio.

Carminho

A cantora portuguesa é uma querida entre os brasileiros – ano passado, fez um show inesquecível na capital mineira, no Sesc Palladium. Carismática, conversou o tempo todo com a plateia. Como há uma boa parte da narrativa de “Pobres Criaturas” que se passa em Lisboa – ao menos, em uma fictícia Lisboa -, Carminho foi convidada não só para cantar uma faixa – “O Quarto (fado Menor)” – como a fazer uma participação especial no longa. A cena foi gravada em 2021, num estúdio em Budapeste.

A cantora portuguesa Carminho, que aparece em cena de "Pobres Criaturas" (Reprodução Instagram Carminho)
A cantora portuguesa Carminho, que aparece em cena de “Pobres Criaturas” (Reprodução Instagram Carminho)

A cena da dança

Para a icônica cena da dança protagonizada pelos personagens Bella (Emma Stone) e Duncan (Mark Ruffalo), o diretor Yorgos Lanthimos convidou a coreógrafa Constanza Macras, com quem já havia trabalhado no filme “A Favorita”, de 2018 – também com Emma Stone. À revista online Slate, Constanza contou que, no roteiro, a cena vinha descrita como uma dança na qual a personagem Bella está explodindo (porque acabou de descobrir a dança). Assim, Constanza bolou a cena, mas revelou que Yorgos não ficou satisfeito de imediato.

Daí, a própria Emma Stone tratou de dar algumas sugestões, por, justamente naquela fase, estar trabalhando na forma de se movimentar travando os joelhos. Não só. Como a música era inspirada no folclore português, a coreógrafa incorporou passos desse universo. “Também assistimos a competições de crianças dançando danças de casal”, contou ela, lembrando a excitação desta faixa etária quando começa a se movimentar. Ruffalo e Emma Stone tiveram duas semanas de ensaios.

Emma Stone encara a cena que acabou virando icônica (Atsushi Nishijima/Searchlight Pictures)
Emma Stone encara a cena que acabou virando icônica (Atsushi Nishijima/Searchlight Pictures)

Budapeste

Boa parte das filmagens de “Pobres Criaturas” aconteceu na cidade de Glasgow, na Escócia No entanto, muitas cenas foram feitas na Hungria, particularmente, em estúdios como o Origo, localizado em Budapeste. Este já havia sido usado em outras grandes produções, como “Duna” ou “Blade Runner 2049”. Também lá, a cripta de uma igreja real fez as vezes de cenário, assim como uma floresta que fica a 20 minutos de Budapeste e a Biblioteca Metropolitana Ervin Szabó.

Os cabelos negros de Bella

A maquiadora e cabeleireira Nadia Stacey contou, ao Wallpaper, que deixou o cabelo de Bella solto intencionalmente, como um símbolo de seu descumprimento das regras. “Na verdade, ao seu redor vemos todas as mulheres com penteados da moda da época”. À medida que o filme avança, o cabelo da personagem também cresce, em um ritmo cada vez mais acelerado. “Mudei o comprimento conforme ela avançava na jornada dela. Acabei com tramas de cabelo de 1m11”.

Nadia também contou que foi orientada a não usar perucas. Assim, optou por mesclar o cabelo de Emma Stone com extensões e tramas. Inicialmente, a cor pensada era um marrom escuro. No entanto, Emma Stone acidentalmente tingiu o cabelo de preto na vida real. O resultado agradou à equipe, que o incorporou.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]