A partir da terça, 2 de janeiro de 2024, o Palácio das Artes, o Palácio da Liberdade, a CâmeraSete reabrem ao público e terão atrações de férias
O Palácio das Artes e o Palácio da Liberdade, além da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – todos eles, equipamentos culturais da Fundação Clóvis Salgado (FCS) – ficarão fechados no Ano-Novo. Ou seja, tanto neste domingo, 31/12/2023, quanto na segunda-feira, 1º de janeiro de 2024. No entanto, conforme material da instituição, as exposições de artes visuais em curso seguem no período de férias escolares.
Palácio das Artes
Assim, no Palácio das Artes, os visitantes poderão conferir as mostras “De tudo se faz canção”, que ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Do mesmo modo, “Quero amar quem acenda uma fogueira comigo às 7 da manhã”, aberta na Galeria Arlinda Corrêa Lima. Tal qual, “madeira doce água áspera”, na Galeria Genesco Murta. O espaço abriga, ainda, a mostra “Tão leve quanto o ar”, no Hall e na Galeria Aberta Amilcar de Castro. E também “Formandos da Escola Guignard – UEMG”, na Galeria Mari’Stella Tristão.
Todavia, a exposição “O Corte e o Fio”, na PQNA Galeria Pedro Moraleida, reabre apenas dia 9/1/2024 (terça), após a conclusão da reforma do elevador localizado no Hall de Entrada. Assim, as galerias do Palácio das Artes funcionam de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e aos domingos, de 17h às 21h.
CâmeraSete e Palácio da Liberdade
Do mesmo modo, a CâmeraSete permanece com a exposição “Sou aquilo que se vê – Coleção Fundação Clóvis Salgado”. Ela pode ser vista de terça a sábado, das 9h30 às 21h. Tal qual, a mostra “É Noite de Natal: pinturas do artista Hélio Faria”, no Palácio da Liberdade. A visitação é de quarta a sexta-feira, de 12h às 17h. Já aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Informações sobre obras e artistas estão no site e nas redes sociais da Fundação Clóvis Salgado.
Ações Educativas
Além das exposições, o Palácio das Artes terá ações educativas destinadas a todos os públicos. Assim, por exemplo, a Galeria Arlinda Corrêa Lima recebe nos dias 5/1/2024 (sexta-feira) e 6/1/2024 (sábado), a oficina Arte, Ginga e Brincadeira. Com início marcado para as 11h, a atividade é destinada ao público infantil. Deste modo, será ministrada por profissionais do programa Educativo FCS, do Centro de Formação Artística e Tecnológica da FCS, o Cefart.
Do mesmo modo, nos dias 9/1/2024 (terça-feira) e 19/1/2024 (sexta-feira), sempre às 16h30 e no Café do Palácio das Artes, haverá oficina de encadernação. Trata-se de uma atividade com referências à exposição “O Corte e o Fio”, da artista Julia Geiser, que ocupa a PQNA Galeria Pedro Moraleida. No mesmo local, dia 10/1/2024 (quarta-feira), às 16h, será realizada uma oficina de pintura. No caso, com o uso de pigmentos naturais. Ela será voltada para o público com mais de 60 anos.
Já no dia 12/1/2024 (sexta), a partir das 16h, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard será palco para outra atividade. A oficina de colagem “Meu disco de Vinil” é inspirada na exposição “De tudo se faz canção”, de Vânia Mignone. A ação é indicada ao público com idade superior a 12 anos
Serviço
A programação completa está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado.
Inscrições: pelo telefone (31) 99878-5347 ou pelo email [email protected].