
Galeria Rampa_ Najela Bruck
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) está com edital aberto para seleção de artistas ou coletivos interessados em realizar uma nova intervenção artística na Galeria Rampa, espaço que integra o Ponto Cultural CDL. A iniciativa faz parte das comemorações dos 65 anos da entidade e propõe como tema da nova obra: “Comércio, Empreendedorismo e Belo Horizonte”.
As inscrições ficam abertas até o dia 30 de abril de 2025, exclusivamente de forma online, pelo site da CDL/BH. O edital contempla técnicas como grafite, pintura mural ou linguagem artística similar. O tamanho do mural é 22,9 metros de comprimento por 4 metros de altura.
A proposta faz parte da política de atualização do acervo permanente do Ponto Cultural CDL, que está localizado no entorno da Praça da Liberdade e faz parte do Circuito Liberdade, iniciativa cultural criada em 2010 pelo Governo de Minas Gerais. A ideia é fortalecer o vínculo entre o comércio da capital e a arte urbana, promovendo um novo olhar para a cidade a partir da valorização de artistas locais.
Artistas devem residir em BH e apresentar portfólio
O edital é voltado exclusivamente para artistas residentes em Belo Horizonte, com idade mínima de 18 anos e portfólio que comprove, ao menos, três intervenções urbanas já realizadas. É necessário apresentar, no ato da inscrição, um croqui da proposta para o painel, junto com o formulário preenchido e o portfólio. Cada participante pode enviar até três propostas diferentes.
A proposta deve ser inédita, ou seja, não pode ter sido publicada, apresentada ou impressa anteriormente. Serão priorizadas propostas que estejam em conformidade com o tema, apresentem qualidade técnica, originalidade e criatividade. A obra selecionada passará a integrar o acervo da CDL/BH, que também deterá todos os direitos autorais e patrimoniais sobre a intervenção.
Cronograma e valor do cachê
O processo seletivo segue o cronograma abaixo:
- Inscrições: até 30 de abril de 2025
- Divulgação do resultado: 15 de maio de 2025
- Execução da obra: entre 10 e 18 de junho de 2025
- Inauguração: a partir de 28 de junho de 2025
O artista selecionado receberá até R$ 25 mil como cachê, valor que inclui os custos com materiais e equipamentos necessários para a execução da intervenção artística.
A Galeria Rampa é um dos elementos do Ponto Cultural CDL e tem como propósito exibir interpretações artísticas sobre Belo Horizonte, com ênfase no setor de comércio e serviços. A ação visa contribuir para a aproximação entre arte urbana, memória da cidade e desenvolvimento econômico local.
Serviço
Edital aberto – Renovação do painel da Galeria Rampa
- Prazo para envio de propostas: até 30 de abril de 2025
- Quem pode participar: artistas ou coletivos residentes em Belo Horizonte, maiores de 18 anos
- Técnicas contempladas: grafite, pintura mural ou técnica artística similar
- Tema: “Comércio, Empreendedorismo e Belo Horizonte”
- Tamanho do painel: 22,9 m (largura) x 4 m (altura)
- Valor do cachê: até R$ 25 mil
- Inscrição gratuita: via formulário online neste link