Gastronomia

Pacato lança menu “Mundo Gerais” em BH

Novo cardápio unifica experiências e inclui degustação no almoço

Foto: Victor Schwaner

O restaurante Pacato, em Belo Horizonte, inicia uma nova fase com o lançamento de “Mundo Gerais”. A proposta reúne todas as experiências da casa em um único cardápio, disponível tanto no almoço quanto no jantar.

A partir da mudança, o cliente encontra no mesmo menu opções à la carte individuais, pratos para compartilhar e o menu degustação. A reformulação também passa a organizar melhor a experiência do restaurante e simplifica a leitura do cardápio.

Além disso, a base da cozinha mineira contemporânea segue como eixo central, agora ampliada com ingredientes e referências internacionais. “O cardápio é o manifesto de um novo momento no Pacato. Por aqui, a alma da cozinha mineira encontra a técnica e os ingredientes do mundo em uma leitura pessoal, em que tradição e o cosmopolita se abraçam”, afirma o chef Caio Soter.

Com a unificação, o menu se torna mais objetivo. As principais criações da casa aparecem em uma curadoria mais enxuta. Dessa forma, o cliente pode escolher o formato da experiência conforme a ocasião. “É o mesmo espírito, agora sob uma lógica de expandir para preservar: levamos nossa cultura ao diálogo global para garantir que ela permaneça vibrante e eterna”, diz Soter.

Menu degustação também no almoço

Entre as novidades, o menu degustação passa a ser servido também no almoço. A proposta ainda é pouco comum em Belo Horizonte e amplia as possibilidades de experiência no restaurante.

O percurso reúne diferentes etapas que sintetizam a cozinha da casa. Entre as entradas, estão o pão de milho com alho negro e a empadinha de carne seca com abóbora e requeijão moreno. Em seguida, surgem pratos como a galinhada com pequi e ovo de codorna.

O prato principal passa a ser escolhido pelo cliente entre as opções do menu. Por fim, a experiência se encerra com sobremesas como a bananada com caramelo queimado e azeite da Mantiqueira e o queijo do Miguel.

Cozinha mineira em diálogo com o mundo

“Mundo Gerais” também marca uma evolução na proposta do Pacato. O cardápio mantém ingredientes e repertórios de Minas Gerais, enquanto incorpora técnicas e referências de outras culturas.

Entre os destaques, estão o Surubim na brasa, servido com creme de couve-flor fermentada, avelã, manteiga noisette e gaspacho de jabuticaba, e a Codorna assada, acompanhada de farofa de caju, glace de frango com quiabo e releitura da salada Waldorf.

Ao mesmo tempo, preparações já conhecidas permanecem no menu. É o caso do Socarrat de pato, do Arroz de costela e do Wellington de porco, agora integrados à nova proposta.

“Seja na imersão de um menu degustação ou no afeto de um almoço em família, nosso menu é uma estrada para percorrer a essência de Minas em diferentes momentos”, afirma o chef.

Serviço

Restaurante Pacato – Rua Rio de Janeiro, 2735.
Quarta a sexta: 12h às 15h
Quarta a sábado: 19h às 23h
Sábado e domingo: 12h às 16h

Reservas pelo site Pacatobh

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 01/04/26

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura