Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Oscar 2024: “Oppenheimer” confirma favoritismo

Gostou? Compartilhe!

O filme de Christopher Nolan saiu da cerimônia do Oscar levando para casa nada menos que sete estatuetas, incluindo as de diretor e filme

Carol Braga | Editora

Os resultados da 96ª edição do Oscar, cuja cerimônia foi realizada na noite do domingo, 10 de março, na verdade, eram até previsíveis – e, assim, a entrega não fugiu disso: “Oppenheimer” sagrou-se o grande campeão da noite. O filme de Christopher Nolan estava indicado em 13 categorias, e acabou arrebanhando sete delas, inclusive as de Ator, Filme, Direção e Ator Coadjuvante. O que, na verdade, é um reconhecimento do cinema propriamente dito. “Pobres Criaturas” também ficou bem na fita, com Emma Stone levando para casa o Oscar de Melhor Atriz – a atriz protagonizou momentos engraçados, mostrando que o abotoamento do vestido, nas costas, havia se aberto. 

Da'Vine Joy Randolph, Cillian Murphy, Emma Stone e Robert Downey, os vencedores por atuação ( Jr.Matt Sayles @msayles/AMPAS/site oficial Academy Awards)
Da'Vine Joy Randolph, Cillian Murphy, Emma Stone e Robert Downey, os vencedores por atuação ( Jr.Matt Sayles @msayles/AMPAS/site oficial Academy Awards)

E mais

Outros pontos que chamaram minha atenção nesta cerimônia do Oscar 2024:

  • Adorei a mudança na entrega dos prêmios de interpretação. Assim, foi lindo ver atores já premiados em outras edições homenageando os colegas indicados neste ano. 
  • Na temporada de prêmios inteira, sempre me emocionei quando a atriz Da’vine Joy Randolph subiu ao palco para receber prêmios como coadjuvante (por “Os Rejeitados”). Em cada discurso, ela falou coisas diferentes e emocionantes. Não foi diferente no Oscar, quando levou o colega de set, Paul Giamatti, às lágrimas.
  • Uma festa com tanta projeção internacional, como o Oscar é, precisa ser política. Por isso, muitas palmas para os discursos de Jonathan Glazer, diretor de “Zona de Interesse”, vencedor da categoria Filme Internacional e também o ucraniano Mstyslav Chernov, um dos vencedores pelo documentário “20 dias em Mariupol”. Cillian Murphy agradeceu os pacifistas do mundo ao receber a estatueta de Melhor Ator. Muitos atores usaram broches pedindo o fim do conflito entre Israel e os territórios palestinos.
  • Se tem um nome que a temporada de prêmios de Hollywood revela é o de Sandra Hüller. A atriz alemão não ganhou a estatueta, mas os dois filmes protagonizados por ela, sim: “Anatomia de uma Queda” e “Zona de Interesse”. Na cerimônia do Oscar, ela estava visivelmente emocionada. Fique ligado: os dois filmes estão em cartaz na cidade e valem muito a atenção.
  • Adoro o trabalho da Emma Stone em “Pobres Criaturas”, mas, nessa edição do Oscar, estava abertamente torcendo para Lily Gladstone. Que pena!

Vencedores Oscar 2024

Melhor Filme

“Oppenheimer”

Atriz

Emma Stone (“Pobres Criaturas”)

Ator

Cillian Murphy (“Oppenheimer”)

Direção

Christopher Nolan (“Oppenheimer”)

Ator Coadjuvante

Robert Downey Jr. (“Oppenheimer”)

Atriz em papel Coadjuvante

Da’vine Joy Randolph (“Os Rejeitados”)

Curta de Animação

“War Is Over! Inspired by the Music of John Lennon & Yoko”

Melhor animação

“O Menino e a Garça”

Melhor roteiro original

“Anatomia de uma Queda”

Melhor roteiro adaptado

“American Fiction”

Melhor Maquiagem

“Pobres Criaturas”

Design de Produção 

“Pobres Criaturas”

Figurino

Holly Waddington – “Pobres Criaturas”

Filme internacional

“Zona de Interesse” – Reino Unido

Efeitos visuais

“Godzilla Minus One”

Montagem

Jennifer Lame (“Oppenheimer”)

Documentário curta

“The Last Repair Shop”

Documentário

“20 Days in Mariupol”

Melhor fotografia

Hoyte van Hoytema – Oppenheimer

Melhor curta

A maravilhosa história de Henry Sugar” –

Wes Anderson e Steven Rales

Som

“Zona de Interesse”

Trilha Sonora

Ludwig Göransson – “Oppenheimer”

Melhor canção original

“What Was I Made For?”, Billie Eilish e Finneas – Barbie

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]