Este conteúdo também está no portal UAI ↗
MúsicaOportunidades na Cultura

Oficinas gratuitas fortalecem música autoral em Minas

Selo Sesc Minas Musical oferece formação sobre carreira, plataformas digitais, redes sociais, festivais e direitos autorais

Bia Nogueira | Foto: Rafael Freire

Artistas, produtores culturais e profissionais ligados à música autoral terão uma série de oficinas gratuitas entre 31 de agosto e 9 de setembro. A programação integra o Selo Sesc Minas Musical e reúne atividades presenciais e on-line sobre diferentes etapas da cadeia produtiva da música.

As oficinas abordam gestão de carreira, distribuição em plataformas digitais, redes sociais, circulação em festivais e feiras de música e direitos autorais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela plataforma Sympla.

A primeira atividade será na segunda-feira, 31 de agosto, às 13h, no Sesc Tupinambás, em Belo Horizonte. A oficina “Gestão de Carreiras na Música autoral” terá Barral Lima, Bia Nogueira e Carol de Amar. O encontro discute desenvolvimento profissional, posicionamento artístico, gestão de projetos e ampliação de oportunidades. São 50 vagas, com inscrições pelo Sympla.

No mesmo dia, às 16h, Leo Morel conduz “A música nas plataformas digitais”, também no Sesc Tupinambás. A atividade apresenta fundamentos da distribuição digital, funcionamento das plataformas de streaming, papel das agregadoras e estratégias de lançamento. A oficina oferece 50 vagas. As inscrições estão no Sympla.

Formação segue em setembro

A programação continua em 2 de setembro, às 19h30, com a oficina on-line “Redes sociais – uso das plataformas sociais para a formação e manutenção de públicos na música”. Luísa Gontijo aborda estratégias de divulgação, fortalecimento da marca artística e construção de audiência. São 30 vagas, com inscrições pelo Sympla.

No dia 3, também às 19h30 e em formato on-line, Lívia Itaborahy e Talita Cordeiro apresentam “Circulação em Festivais e Feiras de Música”. O encontro mostra esses espaços como ambientes de negócios, networking e promoção de artistas autorais. As inscrições estão disponíveis no Sympla.

Por fim, em 9 de setembro, às 19h30, Daniela Souza conduz a oficina on-line “Direitos autorais na música”. A atividade trata da gestão e da proteção dos direitos autorais na atividade musical. São 30 vagas, com inscrições pelo Sympla.

Lançado em agosto, o Selo Sesc Minas Musical busca valorizar, registrar e ampliar a circulação da produção musical mineira. A primeira edição reúne dois álbuns e cinco singles distribuídos em plataformas de streaming. Mais informações estão no site do projeto.

Serviço

Oficinas do Selo Sesc Minas Musical
Datas: 31 de agosto, 2, 3 e 9 de setembro
Formato: presencial e on-line
Local presencial: Sesc Tupinambás – rua Tupinambás, 908 – Centro, Belo Horizonte.
Ingressos: atividades gratuitas, mediante inscrição.

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por juniodecarvalho

Publicado em 25/08/26

Compartilhar nos Stories

Apoiadores: Lei Rouanet, Instituto AngloGold Ashanti, UNIBH, AngloGold Ashanti, Ministério da Cultura