
O maior trem do mundo Foto Isis Mello
O Teatro da Cidade segue com a terceira edição do projeto “No Palco Cidade”, que, entre os meses de abril e setembro, recebe seis espetáculos em uma programação mensal. As apresentações acontecem uma vez por mês, de sexta a domingo, sempre às 20h. Em maio, o projeto recebe o espetáculo “O maior trem do mundo”, nos dias 9, 10 e 11, com direção de Vinícius de Souza e realização do Poncã Coletivo.
A peça se passa em uma cidade fictícia do interior de Minas Gerais. Um grupo de moradores se organiza para retomar a tradição da Folia de Reis, interrompida após um evento trágico na comunidade. O espetáculo propõe uma reflexão sobre o cotidiano dessas regiões em transição, entre o rural e o urbano, atravessadas por transformações sociais, econômicas e tecnológicas.
O dramaturgo Vinícius de Souza, que também assina a direção, explica que a montagem busca representar um interior mineiro específico, marcado pelo impacto da urbanização e da presença de grandes indústrias. A narrativa articula elementos populares e simbólicos com temas contemporâneos, como o abandono de rituais e o enfraquecimento de vínculos coletivos.
Tradição popular, poesia e música se unem na dramaturgia do Poncã Coletivo
“O maior trem do mundo” combina cenas realistas com imagens de forte carga simbólica. A encenação incorpora elementos mágicos da Folia de Reis, como os palhaços, as máscaras e a musicalidade característica. A pesquisa realizada pelo coletivo abrangeu tanto a tradição da festa quanto aspectos da história de Minas Gerais e referências artísticas regionais.
A trilha sonora e o conteúdo poético da peça dialogam com a obra de Milton Nascimento e Carlos Drummond de Andrade, poeta que inspira o título do espetáculo. Ao explorar essas referências, o grupo constrói um panorama afetivo e político sobre o interior mineiro e sua complexidade.
A montagem integra a agenda de 2024 do projeto “No Palco Cidade”. O objetivo é estimular a circulação de produções autorais, promovendo o encontro entre artistas e o público no espaço do Teatro da Cidade. A cada mês, um novo espetáculo é apresentado, com curadoria voltada para a diversidade de linguagens e temas.
Serviço
Espetáculo: O maior trem do mundo
Grupo: Poncã Coletivo
Direção: Vinícius de Souza
Local: Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1341 – Centro, Belo Horizonte – MG).
Datas: 09, 10 e 11 de maio de 2025 (sexta a domingo)
Horário: 20h