
Noete Café Clube, um charme de cafeteria
A Noete Café Clube, que fica localizada no Bairro Santo Antônio (Foto: Patrícia Cassese)
A Noete Café Clube, que fica localizada no Bairro Santo Antônio (Foto: Patrícia Cassese)
Conheça a Noete Café Clube, que está instalada em uma casa de 1930, no bairro Santo Antônio
Patrícia Cassese | Editora Assistente
Um charmoso casarão da década de 1930, localizado na rua Santo Antônio do Monte, no bairro Santo Antônio, abriga uma cafeteria que certamente vai cair no gosto dos apreciadores de bons grãos, além daqueles que anseiam por passar alguns momentos aprazíveis, dando, assim, uma pausa na correria cotidiana. Estamos falando da Noete Café Clube, que, como a própria descrição do site indica, surgiu através do amor de dois amigos pelos cafés especiais.
A cafeteria propriamente dita abriu suas portas ao público em julho de 2016. Mas, na verdade, a Noete, comenta um dos proprietários, Daniel Cabral, já existia desde abril de 2015. “É que iniciamos as nossas atividades como um clube de assinaturas de cafés especiais – aliás, atividade que exercemos até hoje. Fomos o primeiro de Minas Gerais e um dos primeiros e mais antigos do país”, conta ele. “Assim, primeiramente montamos a torrefação e o site, para, em 2016, nos mudarmos para este casarão no Santo Antônio”, complementa Daniel, que, atualmente, fica mais por conta da torra dos cafés e da gestão da empresa.
Perguntado sobre os destaques do cardápio, Daniel responde que, de fato, a primazia cabe aos cafés, que, ressalva, são torrados no próprio estabelecimento. “Assim, estão sempre fresquinhos e disponíveis para levar para casa, em pacotes de 250g”. Ele e o sócio buscam os grãos em fazendas que conciliam a excelência com o máximo de respeito ambiental e social. Assim, “valorizando e incentivando o investimento em pessoas e sustentabilidade”.
Atualmente, eles trabalham com grãos produzidos em lugares como a Fazenda Kaisen (Patos de Minas), Recanto (Machado), Fazenda Espigão do Palmital (Campos Altos), Fazenda Esmeraldas (Santa Rosa da Serra), Fazenda Cetec (Itumirim), Sítio Vargem Grande (Alto Jequitibá), Fazenda São Luiz (Carmo do Paranaíba), Fazenda Semente (Patrocínio) e Sítio Shalom (Araponga). E, ainda, o Hopped Café. Trata-se de um microlote produzido a partir de blend de café especial 100% arábica do Sul de Minas com uma técnica de Dry Hopping utilizando o lúpulo Citra.
No que diz respeito às comidas, Daniel conta que o destaque recai para o croque madame. “É um dos pratos de brunch que mais saem no nosso cardápio. Do mesmo modo, o nosso tiramisù, que é feito com o nosso próprio café e tem dado bastante certo”, assegura. No escaninho dos salgados, tem, ainda, pão de queijo com pulled pork (da Charcutaria Oriz) e mel picante. Ou o sanduíche de frango: pão de sal de fermentação natural, peito de frango defumado, requeijão de barra da roça e abacate. Não bastasse, sanduíche de pastrami, com pão artesanal, molho mostarda amarela e em grãos; e a pamonha salgada.
Para refrescar, refrigerante artesanal, uma boa pink lemonade ou um dos vários drinks, como o Mimosa (espumante e suco de laranja natural). No caso dos doces, além do citado tiramisù, tem paçoca artesanal da casa e o sempre bem vindo bolo do dia. Não só. Pamonha doce (“com queijo canastra direto da roça da Dona Elza para BH”) e pão de canela (feito na casa) são outras opções. Tem, ainda, a dupla de goiabinhas (feitas com massa de biscoito feita na casa e recheio de goiabada), entre outras iguarias não menos tentadoras.
Por último, mas não menos importante. O nome da casa vem da palavra francesa “nouet”, que, explica Daniel, é um pano utilizado para infusões, “tanto de chá quanto café”.
Noete Café Clube
Rua Santo Antônio do Monte, 294 (esquina com a Rua São Domingos do Prata), bairro Santo Antônio.
Funcionamento: De segunda a sexta, das 10 às 18h. Sábados e domingos, das 9 às 14h.
Publicado por Carol Braga
Publicado em 08/09/23