Música
Nina Maia apresenta show do álbum “INTEIRA” em BH
Cantora mineira se apresenta n’A Autêntica antes de subir ao palco do Lollapalooza Brasil, em São Paulo
Foto: Elisa Mendes
Música
Cantora mineira se apresenta n’A Autêntica antes de subir ao palco do Lollapalooza Brasil, em São Paulo
Foto: Elisa Mendes
Antes de subir ao palco do festival Lollapalooza Brasil, em São Paulo, a cantora e compositora Nina Maia traz a Belo Horizonte o show de seu primeiro álbum, “INTEIRA” (2024). A apresentação será no dia 12 de março, quinta-feira, às 21h, n’A Autêntica.
Belo-horizontina criada em São Paulo, a artista retorna à capital mineira como parte da circulação nacional do projeto. Depois de Belo Horizonte, o show ainda passa por Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
Lançado em 2024, o disco “INTEIRA” foi indicado ao prêmio APCA na categoria “Revelação”. Com voz de timbre aveludado, Nina Maia apresenta um trabalho autoral que estabelece pontes entre a música brasileira contemporânea e referências como jazz e indie pop.
O álbum também recebeu destaque do escritor português Valter Hugo Mãe. “Não há discos de estreia assim. Nina estreia como uma veterana. Ela tem uma maturidade que me deixa perplexo. Não é da sua geração. É sem geração. Mas não nega nada”, escreveu o autor. Ele continua: “Nina Maia carrega a brasilidade e dirige para os próximos 50 anos. O seu começo é o começo do futuro (…) ‘INTEIRA’ é o anúncio de uma grande presença no Mundo. Mais uma dádiva do Brasil à humanidade”.
Desde o lançamento, “INTEIRA” vem acumulando críticas positivas da imprensa especializada e conquistando público em diferentes cidades do país. A artista já apresentou o repertório em palcos como Cine Joia, Casa de Francisca e Sesc Pompeia, em São Paulo, além da Audio Rebel, no Rio de Janeiro, e da própria A Autêntica, em Belo Horizonte.
Outro destaque da trajetória recente foi o lançamento internacional de “INTEIRA (Deluxe)” em 2025. A edição em vinil saiu pelo selo britânico Mr. Bongo e ampliou a presença da artista em países da Europa, Oceania, Ásia e Estados Unidos. O trabalho também passou a circular em plataformas e mídias internacionais como BBC 6, RFI e Bandcamp.
Sobre o desenvolvimento da carreira, Nina destaca o envolvimento em diversas etapas do processo criativo. “Desde o lançamento de ‘INTEIRA’ venho me dedicando ao crescimento de minha carreira de acordo com meus desejos, pesquisas e expectativas. Tenho desenvolvido muito no palco e fora dele também”, afirma.
Para os shows de 2026, Nina Maia apresenta uma nova dinâmica ao vivo. A proposta busca ampliar a potência sonora da banda, formada por Pedro Lacerda (bateria), Francisca Barreto (cello), Thales Hash (viola), Yann Dardenne (guitarra) e Valentim Frateschi (baixo e synth bass).
O repertório é centrado no disco “INTEIRA” e também antecipa a inédita “Tempos Ruins”. Os arranjos foram desenvolvidos ao longo da última turnê da artista e resultam em um espetáculo mais pulsante e intenso.
Nina Maia apresenta “INTEIRA”
Data: 12 de março, quinta-feira, às 21h
Local: A Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia)
Ingressos: R$40 (portaria), pela Sympla
Publicado por Floriano Comunicação
Publicado em 10/03/26