
Nebulosa de Baco FOTO Renato Mangolin
Entre os dias 7 e 31 de março, o Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) apresenta Nebulosa de Baco, nova montagem da premiada Cia. Stavis-Damaceno. Com dramaturgia e direção de Marcos Damaceno, o espetáculo conta com as atrizes Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela no elenco.
Inspirada na obra do escritor italiano Luigi Pirandello, vencedor do Nobel de Literatura, a peça traz à cena uma atriz que não consegue chorar. Para enfrentar esse desafio, ela recebe a ajuda de uma colega mais experiente. A montagem adota a estrutura de uma peça dentro da outra. Ou seja, uma dramática, outra cômica. Propõe uma reflexão sobre os limites entre realidade e ficção.
A encenação preserva características marcantes da companhia, como o ritmo vertiginoso dos diálogos, o contraste entre momentos hilariantes e perturbadores e a força da atuação. O espetáculo também aborda temas sensíveis, como os traumas causados pela violência e pelo abuso infantil.
Agenda
Com sessões de sexta a segunda, sempre às 20h, Nebulosa de Baco tem ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Estão disponíveis no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH. Clientes Banco do Brasil têm direito à meia-entrada ao efetuarem o pagamento com o cartão Ourocard.
Sessões com acessibilidade estão programadas para os dias 15 de março (audiodescrição), 22 de março (acolhimento para neurodivergentes) e 29 de março (intérpretes de Libras).
Além do espetáculo, o CCBB BH recebe, no dia 29 de março, a masterclass O Desenho da Fala ou A Musicalidade da Palavra Falada, ministrada por Rosana Stavis e Marcos Damaceno. O encontro aborda o processo criativo da companhia, com ênfase no trabalho do ator com o texto e a palavra falada. A atividade é gratuita e aberta ao público, com ingressos disponíveis no site e na bilheteria, uma hora antes do evento.