
Música no Museu - Chiquinha Gonzaga FOTO Domínio Público
A Orquestra SESIMINAS dá início à série Música no Museu, projeto que leva concertos gratuitos ao SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO), unindo música e patrimônio cultural. A primeira edição acontece no dia 20 de março, às 19h30, com um concerto especial em homenagem a Chiquinha Gonzaga, pioneira da música brasileira.
Transformando o espaço histórico do museu em palco, a série busca aproximar o público da música instrumental e erudita. Antes da apresentação, os visitantes poderão explorar o acervo do MAO, que terá visitação estendida até as 19h.
Em celebração ao Mês das Mulheres, o concerto destaca a trajetória de Francisca Edviges Neves Gonzaga, pianista, maestrina e compositora que desafiou padrões e ajudou a moldar a identidade musical do país. O repertório inclui suas obras mais emblemáticas, além de composições de seus contemporâneos, recriando a atmosfera cultural da época.
Com entrada gratuita e classificação livre, Música no Museu reforça o compromisso da Orquestra SESIMINAS em democratizar o acesso à música de concerto e valorizar o patrimônio artístico nacional.