Música

Festival Música nas Montanhas chega à 25ª edição

Na foto, uma das edições recentes do Festival Música nas Montanhas, que chega agora à 25ª edição (Lidiane Rezende/Divulgação)

O evento Música nas Montanhas acontece a partir deste domingo, dia 7 de janeiro, na cidade de Poços de Caldas

Com três séries de concertos gratuitos e uma agenda que inclui oficinas de instrumentos orquestrais, canto e canto coral, o Festival Música nas Montanhas (FMM) chega agora à 25ª edição. O evento acontece de 7 a 13 de janeiro de 2024, na cidade de Poços de Caldas. Celebrando, pois, o Jubileu de Prata, o festival terá formações consagradas no Brasil e, tal qual, a presença de solistas internacionais. A iniciativa tem a direção artística assinada pelo maestro Jean Reis, enquanto a direção administrativa, por Raquel Mantovani.

Destaques

A programação artística terá a presença dos pianistas italianos Serena Valuzzi e Paolo Scafarella, além da participação do maestro Michael Miles. Este último, responsável pelas audições para as bolsas de estudos na USM – The University of Southern Mississippi. Do mesmo modo, o premiado pianista poços-caldense Flávio Augusto será o solista no concerto de abertura, além do violoncelista Hugo Pilger, com a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis.

A programação do Música nas Montanhas segue ao longo da semana com a participação dos professores de todas as áreas do festival. Além da série de Concertos Noturnos, totalmente gratuita, o FMM oferece também os Concertos Especiais. Assim, levando música até a comunidade, com apresentações em igrejas, asilos, hospitais, praças públicas, thermas Antônio Carlos e em museus.

Formação

A cada edição, o evento atrai cerca de 500 alunos de vários estados brasileiros e, ainda, de diferentes países. Com isso, o Música nas Montanhas tem formado músicos não apenas locais, mas de outros pontos do país e mesmo de outros continentes. Da mesma forma, incentiva a formação internacional, com a oferta de bolsas educacionais. Conforme a organização, a iniciativa já resultou na ida de cerca de 40 alunos para complementação de estudos no exterior, através dos convênios com a Universidade do Mississipi e com a Escola Superior de Paris.

Atualmente, o quadro de professores e monitores do Festival Música nas Montanhas abarca profissionais de Poços de Caldas que começaram os estudos no evento. Ou seja, nomes como Otávio Quartier, Tom Zé Bortolotto e Juliano Barreto, que atua como maestro da Banda Sinfônica. De acordo com Raquel Mantovani, o festival se configura como um divisor de águas no desenvolvimento musical da cidade. “Desse modo, contribuiu sobremaneira para que Poços de Caldas seja considerada, hoje, um polo irradiador de cultura do Sul de Minas”, acredita.

O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura. Patrocínio da Althaia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

25º Festival Música nas Montanhas

De 7 a 13 de janeiro de 2024
Onde. Em Poços de Caldas

A programação completa pode ser acessada no site do evento

Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Participe do nosso canal no Whatsapp e receba as novidades em primeira mão!

QUERO PARTICIPAR
Inscreva-se no nosso canal no WhatsApp

Publicado por Carol Braga

Publicado em 05/01/24

Compartilhar nos Stories