Música
Mostra Pega a Visão reúne arte jovem na Zona Leste
Evento gratuito ocupa o Centro Cultural São Geraldo com dança, música, cultura urbana, artes visuais e convidados especiais.
Aula de Trança Afro | Foto: Denizard Dennis
Música
Evento gratuito ocupa o Centro Cultural São Geraldo com dança, música, cultura urbana, artes visuais e convidados especiais.
Aula de Trança Afro | Foto: Denizard Dennis
A Zona Leste de Belo Horizonte recebe, no dia 27 de junho, a 1ª Mostra Pega a Visão. A programação será das 14h às 18h, no Centro Cultural São Geraldo, no bairro São Geraldo. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
O evento reúne apresentações de dança, música, cultura urbana e artes visuais. Todas as atividades foram desenvolvidas por jovens participantes do Projeto Pega a Visão, iniciativa voltada à formação artística e ao fortalecimento do pertencimento cultural no território.
Além disso, a mostra recebe convidados especiais. Entre eles estão o Coletivo Mambus, Monge MC e MC Shabê Furtado. A programação inclui aulão de Passinho de BH, execução de Trança Afro, apresentações de Dança Afro e Danças Urbanas, vídeo-instalação, batalha de rima e show.
“Ao ver a mostra se aproximando, eu tenho a sensação de dever cumprido, igual ao agricultor que plantou uma semente, a chuva veio, fez nascer os frutos e, agora, vai colher os resultados. E vai ser uma plantação muito linda”, destaca Leonard Henrique, gestor do Espaço Cultural Suelly Freire e idealizador do projeto ao lado de Tiça Pinheiro.
A 1ª Mostra Pega a Visão apresenta os resultados das oficinas realizadas entre março e junho deste ano. Ao mesmo tempo, amplia o diálogo entre diferentes manifestações culturais presentes nas periferias da capital mineira.
Segundo Leonard, a proposta foi pensada como um espaço de celebração. “As atividades vão se misturando ao longo da programação. O público vai encontrar dança, música, instalações e manifestações da cultura urbana acontecendo simultaneamente, criando uma grande festa”, garante.
Realizado pelo Espaço Cultural Suelly Freire, o Projeto Pega a Visão ofereceu gratuitamente seis oficinas artísticas: Trança Afro, Rima, Contação de Histórias, Dança Afro, Passinho de BH e Danças Urbanas. Cada atividade teve carga horária média de 24 horas.
As oficinas foram orientadas pelo lema “Experimentar e Pertencer”. Dessa forma, o projeto incentivou a expressão criativa, a valorização da identidade cultural e a ocupação dos espaços culturais pelos jovens participantes.
Fundado em 1982, o Espaço Cultural Suelly Freire ocupa um imóvel que, durante anos, abrigou uma escola de dança responsável pela formação de diversos artistas atualmente em circulação pelo Brasil. Hoje, o local se consolida como território de encontro, experimentação e formação.
O espaço também mantém parcerias com iniciativas culturais e educativas. “Hoje, o nosso espaço tem um parceria com uma escola integrada, em que os alunos dessa instituição praticam circo aqui. Além disso, nós temos uma parceria com a Quadrilha São Gererê, em que eles ensaiam no nosso espaço e fazem também reuniões. E, desde o ano passado, após um projeto de ocupação, grupos usam o Espaço Cultural Suelly Freire como sala de ensaio de forma totalmente gratuita”, explica Leonard Henrique.
Serviço
1ª Mostra Pega a Visão
Data: 27 de junho – das 14h às 18h.
Local: Centro Cultural São Geraldo (rua Silva Alvarenga, 548, bairro São Geraldo), em BH.
Entrada Gratuita.
Classificação: Livre.
Mais informações pelo @sfcultural.
Publicado por Vapor Comunicação
Publicado em 19/06/26