Até o dia 1º de março, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, volta o olhar para o México contemporâneo com a mostra “Fuego Nuevo – Cinema Mexicano Atual”. A programação reúne oito longas-metragens realizados nos últimos anos e reconhecidos em festivais, revelando a pluralidade formal, temática e territorial do cinema produzido hoje no país.
O cinema mexicano vive uma era de ouro que vai muito além dos “Três Amigos” — Alfonso Cuarón, Guillermo del Toro e Alejandro González Iñárritu. Enquanto esses nomes consolidaram trajetórias em Hollywood, uma nova geração de cineastas investe em temas sociais, experimentação estética e narrativas profundamente ligadas à realidade mexicana.
O título da mostra faz referência ao ritual mesoamericano do Fogo Novo, símbolo de renovação do tempo e continuidade da vida. A curadoria parte dessa imagem para pensar o cinema como espaço de reconfiguração de memórias, identidades e sensibilidades. Em ficções, documentários, ensaios e docuficções, os filmes abordam espiritualidade, heranças coloniais, relações comunitárias e transformações sociais. Ou seja, é uma oportunidade rara de acompanhar, em Belo Horizonte, a potência criativa do México de agora.
24/02 (terça), 20h
Foto: Annalisa D. Quagliata Blanco
Aoquic Iez In Mexico! O México Não Existirá Mais! Dir. Annalisa D. Quagliata Blanco | 2024 Um retrato frenético da Cidade do México que questiona os mitos da mestiçagem e a própria ideia de “mexicanidade”.
25/02 (quarta), 20h
Foto: Alejandro Gerber
Botão de homem morto Dir. Alejandro Gerber | 2024 Após o desaparecimento do marido, uma motorista de metrô enfrenta a indiferença e a violência que atravessam a cidade.
26/02 (quinta), 20h
Foto: Miguel León
Crônicas do outro norte Dir. Miguel León | 2024 Um trailer itinerante recolhe sonhos no norte do México e transforma memória em narrativa.
27/02 (sexta), 20h
Foto: Ismael Vázquez Bernabé
Fiação de músicas Dir. Ismael Vázquez Bernabé | 2023 Três personagens revelam como seus dons ajudam a tecer a vida em comunidade.
28/02 (sábado), 18h
Foto: Federico Ceccheti
Jíkuri, jornada à terra dos Tarahumara Dir. Federico Ceccheti | 2023 A busca espiritual entre os Tarahumara atravessa rituais e sonhos.
28/02 (sábado), 20h
A Arrieira Dir. Isabel Cristina Fregoso | 2024 Em fuga da família, Emilia atravessa as montanhas e encontra novos caminhos para seu destino.
01/03 (domingo), 18h
Foto: Manuela Irene
Monstro de Xibalba Dir. Manuela Irene | 2024 Um menino de oito anos tenta compreender o que acontece após a morte durante férias em Yucatán.
01/03 (domingo), 20h
Foto: Robie Flores
Nepantla: o entremeio Dir. Robie Flores | 2024 Uma cineasta retorna para casa após a morte do irmão e revisita a própria adolescência.
Serviço
Fuego Nuevo: Cinema Mexicano Atual 24 de fevereiro a 1º de março de 2026 Entrada gratuita
Uma mostra dedicada à produção recente do México, revelando novas vozes, olhares autorais e narrativas ancoradas na realidade contemporânea do país.