Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Matula Film Festival – Cinema e Comida será realizado no Mercado Novo

Gostou? Compartilhe!

Segunda edição do festival Matula Film Festival será realizado pela primeira vez de forma completamente presencial

O Mercado Novo recebe a segunda edição do festival “Matula Film Festival – Cinema e Comida”, que será realizado pela primeira vez de forma completamente presencial, em parceria com a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte. O evento, que se inicia nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, celebra a cultura alimentar ancestral brasileira, unindo cinema e comida e aproximando o público dos realizadores. Além da exibição de filmes, com pré-estreias em Minas Gerais, o Matula promove palestras e debates, juntamente com oficinas, experiência turística e circuito gastronômico.

A nova edição do Matula Film Festival parte do recorte das ancestralidades da cozinha brasileira, nos seus símbolos estéticos e proféticos, produtores de beleza e de resiliência. A curadoria vai das baianas do acarajé às escultoras de panelas de barro de Sergipe; das ruas do Rio de Janeiro às vias urbanas de Rondônia. Ainda destaca a cozinha indígena e a mineira, com diversos empreendimentos locais na programação.

Cena de "Comida de Quintal", de Luísa Macedo, que será exibido no Matula Film Festival (Frame)
Cena de "Comida de Quintal", de Luísa Macedo, que será exibido no Matula Film Festival (frame)

Conceito

O conceito de matula, do qual parte o festival, não se refere apenas ao recipiente de preservar e transportar a comida de casa para o trabalho. Assim, refere-se, conforme explica a produção, a uma matula de memórias e de desenvolvimento de narrativas, que tem na comida o grande mediador nas histórias. Idealizadora do projeto, Daniela Fernandes conta que sempre entendeu que, no modelo presencial, o evento teria que ser no Mercado Novo. “Ou seja, estamos bem felizes e bem ansiosos”, comenta ela Fernandes. 

Categorias

Com as curadorias do jornalista e professor Guilherme Lobão e consultoria gastronômica do jornalista Nenel Neto, a programação do Matula Film Festival é dividida em seis categorias. Assim, a Mostra de Filmes exibe curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, com a temática da gastronomia. A Cozinha de Origem promove uma oficina de receitas com ingredientes nativos dos biomas brasileiros. 

O evento ainda propõe Mesas de Debates e o Ciclo de Palestras. O público do Matula pode, ainda, saborear pratos de restaurantes parceiros do Mercado Novo durante as atividades do festival no Circuito Gastronômico, e, na sexta-feira e no domingo, ter uma experiência turística por atrações culinárias de Belo Horizonte com o Tour Gastronômico.

Destaques

A segunda edição do “Matula Film Festival – Cinema e Comida” traz vários destaques. Primeiramente, as pré-estreias em Minas Gerais dos longas “Antes do Prato”, de Carol Quintanilha, e “Cozinha Ancestral”, de Nicole Algranti. Do mesmo modo, o evento traz o lançamento, no domingo, do livro “O Cheiro do Gosto”, de Luisa Macedo. A obra é resultado da pesquisa, realizada pela artista e cozinheira. Assim, dedicada a mulheres cozinheiras que preservam seus quintais urbanos na Grande BH. Tal qual, que fazem destes espaços locais de resistência e, do mesmo modo, de salvaguarda de memórias alimentares.

O Matula Film Festival – Cinema e Comida tem patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur. O evento é parceiro da Bienal da Gastronomia.

Serviço

Matula Film Festival – Cinema e Comida

Data: 27 a 29 de outubro 

Local: Mercado Novo (Rua Rio Grande do Sul, 499, Centro)

Entrada gratuita

Mais informações: instagram.com/matulafilmfest/

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]