Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Marisa Monte: um novo single pede calma para anunciar a alvorada

Calma, parceria de Marisa Monte com Chico Brown, é o single do disco Portas, marcado para chegar no dia 01 de julho
Marisa Monte lança o single Calma. Foto: Elisa Mendes/Divulgação
Marisa Monte lança o single Calma. Foto: Elisa Mendes/Divulgação

Poucos segundos depois que Calma começa a tocar, no primeiro uhuuu de Marisa Monte, logo penso: ninguém faz um uhuuu na música brasileira como ela. Pois a inédita parceria dela com Chico Brown, explora muito bem isso e faz o coração até dar uma aceleradinha. Afinal, Marisa Monte está de volta! 

E, como bem aponta o crítico Mauro Ferreira, com o sofisticado e agradável pop soul que marca boa parte da carreira. Lá se vão dez anos desde o lançamento do último álbum de inéditas, O que você quer saber de verdade. É um CD em que Marisa canta para todo tipo de relacionamento. E agora? 

Calma não sinaliza grandes mudanças. Na letra, criada em bola dividida com o filho de Carlinhos, há um tom otimista. Pede calma ao saber que logo vem a alvorada. No clipe, lançado simultaneamente à distribuição digital da música, o clima é o mesmo. A estrada me pareceu uma metáfora de que todos estamos atravessando algo que vai nos levar a um outro lugar. E é uma imagem feliz! É uma música feliz. 

Apesar disso, as imagens também registram a presença da pandemia. Seja nas máscaras tampando o rosto de quem não precisa cantar ou tocar e também na videoconferência. Quem não precisou se adaptar às reuniões online, né? Marisa descobriu que gravar por telefone é melhor, por exemplo. 

A calma de Marisa Monte

Portas, o esperado disco para julho, foi produzido por ela mesma, e co-produzido por Arto Lindsay. Aí está um nome que faz toda diferença nas expectativas em relação ao novo álbum. Isso porque o encontro deles na produção gerou, por exemplo, grandes discos como Mais, lançado em maio de 1991 e o Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão, de 1994. 

Além da data, anunciada no momento de lançamento do single, Marisa lançou um vídeo com um teaser de dois minutos. Também cheio de metáforas e um depoimento da relação dela e período que estamos vivendo. “Música é remédio. Foi aí que a gente abriu as portas e reencontrou nosso caminho”, diz ela antes de abrir o largo sorriso sentada diante de um microfone. 

Nas rápidas cenas que sucedem este momento, também aparecem Carlinhos Brown, Pretinho da Serrinha, Silva e tantos outros parceiros da carreira dela. Sendo assim, a imagem deles abre caminho para especulações. Mas será que precisa? Há mais de 30 anos Marisa Monte demonstra ter um ritmo próprio pra tudo. Sempre escolheu o caminho do que acredita sem se preocupar em fazer diferente. Marisa Monte é Marisa Monte. Simples assim.

Marisa Monte lança o single Calma. Foto: Elisa Mendes/Divulgação
Marisa Monte lança o single Calma. Foto: Elisa Mendes/Divulgação

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!