A atriz britânica Maggie Smith faleceu nesta sexta-feira, aos 89 anos, de “forma pacífica”, segundo comunicado dos filhos
Patrícia Cassese | Editora Assistente
Presença magnetizante nas telas, dona de um talento inquestionável. Margaret Natalie “Maggie” Smith imprimiu personalidade própria a papéis de vulto, como a professora Minerva McConagall, da franquia “Harry Potter’. Bem, neste caso, estamos falando de uma empreitada de viés mais comercial. No entanto, ela, que nasceu em Ilford, Reino Unido, e nos deixou nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, desenvolveu profícua carreira no teatro – para se ter ideia, atuou em mais de 70 montagens.
No cinema, arrebatou dois Oscars, sendo um como Melhor Atriz, por “Primavera de Uma Solteirona”, filme de 1969. Quase dez anos depois, levou para casa a estatueta de melhor atriz coadujvante por “Califórnia Suite” (1978). E sim, Maggie Smith teve outras indicações à láurea máxima do cinema. Não bastasse, detém o recorde de quatro prêmios Bafta. Vai fazer falta.
Confira, a seguir, quatro produções de grande público que contaram com a presença da atriz
“Harry Potter”
A atriz Maggie Smith interpretou a professora Minerva McGonagall em sete filmes da saga “Harry Potter”, baseada nos livros de J.K. Rowling. Na história, ela estudou na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, tendo feito parte da casa da Grifinória (Gryffindor). Mais tarde, retorna à instituição como professora de transfiguração. Ela também podia assumir a forma de uma gata cinzenta. Os filmes da franquia, você sabe, estão disponíveis na Max.
“A Senhora da Van”
Este filme de 2015, dirigido por Nicholas Hytner, é uma delícia. Nele, Maggie Smith dá vida a uma personagem real, Mary Shepherd, que, como o título indica, mora em uma van, que estaciona em uma rua de Londres. Bem, ela não é muito afeita à higiene. Tal qual, uma rabugenta de primeira. Portanto, os vizinhos não veem com bons olhos a presença daquela figura. Mas um dos moradores, mesmo que por vezes à contragosto, acaba dando guarida: trata-se do fleumático escritor Alan Bennett (o ótimo Alex Jennings). A ação se transcorre nos anos 1970, importante dizer. No Prime Video.
“Downton Abbey”
Na bem sucedida série britânica, Maggie atuou nas seis temporadas. Tal qual, deu o ar da graça nos dois filmes spin-off. A atriz interpretou Lady Violet Crawley, conhecida por suas frases marcantes.
“O Exótico Hotel Marigold”
Atraídos por uma propaganda um tanto quanto enganosa, um grupo de britânicos resolve passar férias na Índia. Lá, percebem que caíram numa cilada, mas decidem ficar, convencido pelo proprietário, Sonny Kapoor (Dev Patel). No filme, Maggie Smith interpreta Muriel Donnelly, uma senhora um tanto quanto pedante e exigente. O bacana é que ela acaba se ligando a uma criada que, na verdade, é uma dalit, ou seja, no sistema de castas hindus, uma excluída. Para este filme, reserve um lenço de papel. Mas, certo, também há espaço para o riso. Disponível no Disney+.