fbpx
Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Livros de romance: apaixone-se nesta quarentena

Uma pitada de amor no dia a dia nunca fez mal a ninguém, por isso, aqui vão cinco dicas de livros de romance para você curtir neste tempo em casa

Por Fernanda Peixoto *

07/05/2020 às 17:23 | * Escreveu com a supervisão de Carolina Braga

Publicidade - Portal UAI
Escritora Jojo Moyes, Foto: Leo Martins

Já parou para pensar o que a leitura significa para você? Uma viagem para um lugar distante, viver novos mundos e conhecer novas perspectivas. Agora imagine experimentar tudo isso embarcando numa história de amor num livro de romance? Realmente, não tem coisa melhor! Aliás, essa dica aqui vai para todos os românticos incuráveis que suspiram ao ler sobre amores.

A última carta de amor, de Jojo Moyes

aultimacartadeamor
Crédito: capa A última carta de amor/Editora Intrínseca

Duas histórias, de tempos diferentes, contadas em um único romance. O ponto em comum: uma carta de amor. Será que Jennifer e Ellie conseguiram descobrir o que fazer de suas próprias vidas? Em 1960, Jennifer tenta descobrir mais sobre ela mesma, já que perdeu sua memória em um acidente. Já nos anos 2000, Ellie, envolvida com um homem casado, acha uma carta de amor no arquivo do jornal em que trabalha. Surpreendentemente, nessa história o desfecho da vida de uma, depende do da outra. Como resultado, Jojo Moyes consegue arrancar suspiros e até uma boas lágrimas. 

Orgulho e preconceito, de Jane Austen

orgulhoepreconceito
Crédito: capa Orgulho e preconceito/Landmark Editora

O fato é que Jane Austen sempre soube escrever um bom romance. Em todos seus livros, mulheres fortes e à frente do seu tempo assumem o protagonismo da história. Pois em Orgulho e preconceito, o padrão se repete. Sempre enfurnada em livros, Elizabeth Bennet é a única da família a se recusar a ser só a esposa de alguém. No entanto, um encontro inesperado pode fazer com que Elizabeth se renda ao amor. Será? Sem dúvida, a história nos envolve com uma personagem inesquecível, como só Jane Austen poderia inventar.

O projeto Rosie, de Graeme Simsion

oprojetorosie
Crédito: capa O projeto Rosie/Record Editora

Nesse livro de romance, você verá que opostos realmente se atraem. De um lado temos o professor de genética Don, de outro temos Rosie. Enquanto Don é sistemático e antissocial, Rosie é imprevisível e super extrovertida. Será que essa combinação daria certo? Aos olhos de Don, não, mas nem todos os critérios levantados por ele no projeto esposa poderiam prever o que está para acontecer com ele. Um romance leve e divertido.

O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald

ograndegatsby
Crédito: capa O grande Gatsby/Penguin Companhia

Um clássico é um clássico, não é mesmo? Pois a famosa história d’O Grande Gatsby é realmente tocante. O que você faria por amor? É essa pergunta que norteia o romance de Fitzgerald. Jay Gatsby direciona tudo da sua vida, como o lugar em que mora e as festas que dá, com um único intuito: de chamar atenção da amada Daisy. Esse romance é daquelas histórias de amor doído, daquelas que você torce com a sua alma para o casal ficar junto. Por isso, vale a pena conferir não só pela narrativa também para conhecer o trabalho de Scott Fitzgerald.

Anexos, de Rainbow Rowell

anexos
Crédito: capa Anexos/Novo Século

O amor também pode ser leve, e Anexos veio para comprovar. Duas amigas conversam sobre suas vidas pessoais pelo e-mail do trabalho. Mesmo com a política da empresa, de que todas as mensagens são lidas, elas continuam violando as regras. Lincoln, técnico da informática, é o responsável por ler todos os chats e notificar usuários caso estejam fora das regras. No entanto, ao invés de notificar os superiores sobre Beth e Jennifer, ele começa a acompanhar o bate-papo das duas e, de quebra, se apaixona por Beth, mesmo nunca a tendo visto. Esse romance é divertidíssimo e foge do amor romântico, sem tanta intensidade e com personagens mais reais.

photo

Livro de suspense: tramas para devorar na quarentena

Essa aqui vai para quem ama ler e para quem quer desenvolver o hábito de leitura na quarentena. O fato é que, suspense na literatura sempre é um tema que faz viciar e engaja o leitor para que ele descubra a verdade dentro da história. Por isso, para te ajudar na escolha do próximo livro […]

LEIA MAIS
photo

Literatura na pandemia: seis livrarias de BH que estão com delivery

“Comércio não essencial”. É triste, mas é nesta categoria que se encaixam as livrarias. Portanto, a recomendação é ficarem fechadas. Isso, no entanto, não significa que você precisa ficar sem o livro que precisa. Vendas por aplicativos, promoções, campanhas pelas redes sociais e entrega Delivery são uma das estratégias adotadas. Neste post separamos seis livrarias […]

LEIA MAIS
photo

Cinco livros para ler mais autoras e autores negros 

Como em diversas outras artes, a produção literária feita por autores negros foi e ainda continua sendo invisibilizada. Entretanto, as narrativas são diversas, passando por todos os gêneros, como poesia, biografia, poesia e romance, por exemplo. Por isso, selecionamos algumas obras para que você leia e embarque nesse universo riquíssimo da produção literária feita por […]

LEIA MAIS