Menu
Agenda Cultural

Lançamento do “sem termo”, de Ronald Polito

O evento inclui sessão de autógrafos, a mostra Bazar Polito e um bate-papo sobre poesia visual e artes gráficas com Mário Alex Rosa.
Informações do Evento
Quando: 15 de março de 2025
Horário: 13:00
Onde: Memória Gráfica Mercado Novo (Av. Olegário Maciel, 742 - lj 3166)
Ingresso: Gratuito
A capa do livro "sem termo", nova investida de Ronald Polito (Elza Silveira/Divulgação)

A capa do livro "sem termo", nova investida de Ronald Polito (Elza Silveira/Divulgação)

O poeta Ronald Polito lança neste sábado (15), na Memória Gráfica Mercado Novo, seu novo livro de poesias, sem termo, publicado pela editora Impressões de Minas. O evento contará com uma sessão de autógrafos, além da abertura da mostra Bazar Polito e um bate-papo entre o autor e o poeta Mário Alex Rosa sobre poesia visual e artes gráficas.

Em resenha sobre sem termo, Rogério Barbosa da Silva destaca que a obra leva o leitor a refletir sobre a fusão entre poesia e artes visuais, um traço marcante na trajetória de Polito. Ele menciona, por exemplo, tipografia alfabeta (Tipografia do Zé, 2023), livro realizado em parceria com Rosa, no qual a poesia se comunica tanto pelo aspecto gráfico quanto verbal. Esse diálogo entre forma e palavra também está presente no projeto gráfico de sem termo, assinado por Mário Vinícius.

Segundo Barbosa da Silva, a escolha da fonte Stencil Creek e sua disposição em espirais no livro permite uma exploração lúdica da palavra, evocando tanto a escrita pré-alfabética quanto referências à poesia visual, como os trabalhos de William Blake e Gertrude Stein.

Os poemas de sem termo são curtos, geralmente entre quatro e seis versos, e os títulos aparecem em letras minúsculas, o que, segundo a análise de Barbosa da Silva, reforça um tom introspectivo. Essa abordagem já se fazia presente em livros anteriores de Polito, como terminal (7Letras, 2006), e dialoga com conceitos como o de “experiência” em Walter Benjamin.

O evento tem entrada gratuita e acontece a partir das 13h, com o bate-papo entre os autores marcado para as 15h.

Conteúdos Relacionados