Cerimônia de lançamento de “Amarrar o Corpo na Lua” será realizada no dia 05/08, das 11h às 14h, na Quixote Livraria e Café.
Por Caio Brandão | Repórter
Erguendo ponderações sobre a condição humana, o autor mineiro Lucas Guimaraens lança o livro “Amarrar o Corpo na Lua”, pela editora 7 Letras. A Quixote Livraria e Café abriga a cerimônia de lançamento, realizada no sábado, 05/08, das 11h às 14h, que fará parte da comemoração dos 20 anos do local. Além disso, durante o evento, Grupo de Teatro Palavra Viva erguerá leituras poéticas e intervenções artísticas.
Permeando, assim, inquietações que emergem do ato de viver, “Amarrar o Corpo na Lua” nasce em 2019, entrando em uma fase criativa mais intensa em 2021 e 2022. “Em um momento mais recluso, cada obstáculo se tornou palavra, cada palavra um verso, cada verso uma estrofe, cada estrofe um poema, e tudo se tornou poesia em um projeto de livro”, conta Guimaraens.
Chancelas de peso
Somando à intensa estrutura poética, “Amarrar o Corpo na Lua” ainda conta com prefácio de Márcio Borges, compositor, escritor e co-fundador do Clube da Esquina. Desse modo, a obra contém 46 poemas, com linguagem coloquial e conotação surrealista, dividido em três seções, “Lugar”, “Nós” e “Linguagens”. Ademais, a pintura que compõe a capa do livro é do artista visual Fernando Pacheco.
“Com temas inspirados em amores, amizades, encontros e desencontros, o leitor pode esperar um passeio pelo cotidiano ora visto com olhos de mosca, ora com olhos de sol, ora com olhos de trovoada, ora com olhos simplesmente humanos. A verdade é que os olhos humanos buscam entender um pouco mais sobre a própria vida e a própria existência, a partir do mimetismo com a natureza, com a civilização e com o outro”, explicou o autor.
Nesse sentido, uma das maiores lendas da arte mineira, Milton Nascimento, declara que “a pena de Lucas Guimaraens nos leva para o delírio real, o sonho concretizado, a certeza de que outro mundo dentro de nosso próprio universo é possível. Poesia de palavras e cores. Caminhos de verdade, de abrigo, de tudo que soa, o que poderá trazer o que merecemos”.
Você pode adquirir a obra pelo link. A Quixote Livraria e Café, local que sediará o lançamento, fica na Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi.