Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Mostra Inclusiva LAIS está com inscrições abertas

Gostou? Compartilhe!

Iniciativa que visa integrar cinema e inclusão social, por meio da promoção de curtas-metragens, a Mostra LAIS vai acontecer em outubro

Estão abertas as inscrições para a edição 2024 da Mostra Inclusiva LAIS, festival que propõe integrar cinema e inclusão social por meio da promoção de curtas-metragens. São trabalhos produzidos por diretores brasileiros de todos os gêneros, sendo que 70% da programação será dedicada a filmes de diretoras mulheres. A iniciativa leva a assinatura da produtora Opalmas e é coordenada pelo roteirista e dramaturgo, cineasta e realizador Shelmer Gvar. O objetivo não é só exibir e premiar filmes, mas, tal qual, garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva às sessões. Do mesmo modo, destacar a presença feminina no audiovisual.

As inscrições começaram no dia 17 deste mês de maio e seguem até 26 de junho. Podem concorrer curtas-metragens brasileiros de qualquer temática, finalizados a partir de 2018. Eles devem ter duração máxima de 25 minutos. O anúncio das produções selecionadas pelo LAIS será no dia 10 de agosto, pelo site e por e-mail.

Frame do curta "Geni", exibido em outra edição do LAIS (CS Assessoria de Comunicação/Divulgação)
Frame do curta "Geni", exibido em outra edição do LAIS (CS Assessoria de Comunicação/Divulgação)

Curadoria e inclusão

A curadoria do LAIS será realizada por Bárbara Sturm. Ao fim, os filmes receberão recursos de audiodescrição, libras e legendas descritivas. A ideia, desse modo, é ajudar a ampliar a compreensão sobre as experiências de pessoas com deficiência, por meio do cinema. “A Mostra busca criar um ambiente em que pessoas em geral e as com deficiência auditiva ou visual possam assistir aos filmes junto. Essa experiência compartilhada é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, explica Gvar.

A decisão de destacar curtas-metragens dirigidos por mulheres também está alinhada a esses princípios, prossegue Gvar. “A representatividade é fundamental no mundo do cinema. Infelizmente, as mulheres têm enfrentado desigualdades neste setor, ao longo da história”. Assim, prossegue ele, a Mostra LAIS se compromete a potencializar o segmento, ao dar visibilidade a elas. “Quando mulheres ocupam posições de liderança na criação cinematográfica, inspiram outras mulheres e, tal qual, jovens cineastas. Por isso, vamos dedicar 70% da programação a filmes dirigidos por mulheres”, acredita Gvar.

Votação do público

Os curtas metragens escolhidos participarão de uma votação do público, durante as sessões presenciais da Mostra. Elas vão acontecer em outubro deste ano, no Cine Santa Tereza. A votação também ocorrerá de forma virtual, pelo site da Mostra LAIS, no mesmo período. Além da divulgação e da exibição, o filme com maior votação popular ganhará o Troféu Lais e um prêmio de R$ 2 mil. Além disso, os selecionados receberão uma cópia em formato H264, contendo LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas.

Serviço

Mostra LAIS
Período de inscrição – seleção de filmes edição 2024
Até 26 de junho
Pelo site www.mostralais.com.br
Informações pelo site e pelas redes

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]