Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Jão: 5 músicas para conhecer o artista da nova MPB

O cantor e compositor Jão chega a BH neste fim de semana para lançar novo disco no Grande Teatro do Palácio das Artes

Gostou? Compartilhe!

Tudo começou com um canal de vídeos cover no YouTube. João Vitor Romania Balbino fazia versões intimistas de canções que estavam bombando nas paradas de sucesso. Só para exemplificar, ele já cantou Eu sei de cor, de Marília Mendonça, Na sua estante, Pitty e Bang, de Anitta. Uma das que mais se destacou foi Medo bobo, de Maiara e Maraísa. No vídeo, Jão, como ficou conhecido artisticamente, usa apenas um microfone, um fundo branco e um jaqueta rosa como composição. No entanto, o que chama atenção é a interpretação do cantor. Essa foi a música que mais bombou e levou reconhecimento para o artista. Em resumo: os românticos ficaram devastados e apaixonados e os profissionais da música de olho no novo talento da música brasileira. Esses mesmos românticos viraram, então, os fãs de Jão.

Nesta sexta, 01/11, ele se apresenta no Grande Teatro do Palácio das Artes. Traz a BH o show de lançamento do álbum Anti-Herói, que está fresquinho na praça. Saiu dia 10 de outubro, também com dez canções. Ele mantém mesmo clima romântico dos covers que o tornaram conhecido no Brasil.

Jão nasceu em Américo Brasiliense, em São Paulo, foi para a capital do estado estudar Publicidade e Propaganda na USP. Um dia, chutou o pau da barraca e decidiu que a música seria a sua vida. Assim, cantava em bares, karaokês e começou a fazer vídeos para a internet. Mas e aí? O que houve em seguida? Nós selecionamos 5 músicas para você entender quem é o Jão e por que ele conquistou e conquista tantos corações por aí. Confira!

Capa do disco Anti-herói Foto: Arte de Sergio Cupido

1- Medo Bobo

Já que citamos Medo bobo precisamos falar dela, não é? A música é de uma das duplas revelações do chamado feminejo: Maiara e Maraísa. O cantor chamou a atenção de produtores musicais como Pedro Dash e Marcelinho Ferraz, que atuam em um selo da gravadora Universal Music. Além de fazer sucesso com um hit sertanejo, Jão também cantou outras canções, digamos, diferentonas. 

A música Amor perfeito, por exemplo, originalmente a música é interpretada por Roberto Carlos e também teve gravação de Cláudia Leitte. Jão, mais uma vez acrescentou romantismo à canção e fez com que todo mundo a visse com outros olhos.

2 - Dança pra mim

Em 2016, Jão deu o primeiro passo para a carreira autoral com o lançamento de Dança pra mim. A música foi feita em parceria com o produtor Pedrowl, um dos diversos DJs que entrou em contato quando estava iniciando no mundo da música. Música pronta, clipe simples e no banheiro. Resultado? Mais de dois milhões de visualizações no vídeo. 

3 - Imaturo e Ressaca

Ainda em 2016, o cantor lançou o seu primeiro álbum, mas, antes disso, vieram outros dois singles, Imaturo e Ressaca. Do mesmo modo que a primeira foi sucesso de visualizações, Imaturo atingiu o topo do Spotify Brasil. De maneira idêntica, o YouTube não ficou de fora. Até o momento, o clipe da música tem quase 32 milhões de views. A letra da música fala sobre jovens e os seus sentimentos. 

As imagens do clipe revezam entre crianças com uniforme de escola primária. Jão e outros dois atores usam a mesma vestimenta. Você pode ver o clipe completo para tirar as suas conclusões. Nessas duas músicas, o tom pop e eletrônico ficaram mais evidentes. 

Em seguida, veio o primeiro álbum, Primeiro Acústico, com versões acústicas das músicas lançadas anteriormente. São elas Álcool, Ressaca, Imaturo e Aqui. Este última, inédita. 

4 - Vou morrer sozinho

Bom, aí veio mais sofrimento, como não poderia deixar de ser. Uma das características de Jão é falar muito sobre os sentimentos e as relações. Basicamente, muita coisa que acontece com ele vira música. Não precisa nem explicar muito do que se trata a letra da música Vou morrer sozinho. Mas vale destacar o clipe da música, que tem um tom mais sombrio, só que a música é até animadinha.

Juntamente com a canção veio a maior novidade da carreira: o primeiro álbum de estúdio. Intitulado Lobos, o disco possui dez faixas autorais e entre elas singles lançados anteriormente. Sete das dez músicas da produção ficaram no TOP 200 do Spotify Brasil. Já no iTunes o álbum ficou na segunda posição. Posteriormente, para divulgar o álbum foi feita a Turnê Lobos. O início foi na capital mineira e ao todo foram 46 shows.

5 - Enquanto me beija

Em 2019, mais sofrimento. Jão lançou o segundo álbum de estúdio, que tem ainda mais melancolia ao falar de amor, já que é dedicado ao último relacionamento do artista. O primeiro single é Enquanto me beija, lançado no início de outubro e já passa de três milhões de visualizações. A canção e o novo álbum marcam o início da nova turnê, que chega no dia 01 de novembro em Belo Horizonte. 

Diferentemente do primeiro disco, Anti-herói tem a energia mais calma. O músico dedica as canções para as pessoas que tem “uma angústia pela última noite juntos, uma nostalgia sobre um dia que você bebeu demais e acabou voltando para alguém, ou um sentimento que você achou que só você tinha guardado”, de acordo com as redes sociais. O repertório da apresentação também conta com os outros sucessos de Jão, como Imaturo e Ressaca, citados anteriormente. 

Jão
Foto: Foto Arte de Sergio Cupido

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]