Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Itaú Cultural Play exibe documentários sobre povos indígenas do Brasil

Gostou? Compartilhe!

Itaú Cultural Play disponibiliza curtas-metragens sobre os povos Maxakali e Krenak a partir desta sexta, dia 23 de fevereiro

A partir desta sexta-feira, 23 de fevereiro, a plataforma Itaú Cultural Play exibe quatro documentários paulistanos de curtas-metragens que promovem uma imersão nas tradições dos povos indígenas Maxakali e Krenak, ambos de Minas Gerais.

Maxakalis

Assim, os filmes “Yamiyxop – Os espíritos guerreiros”, “Língua e território” e “Trilha da Lagoa Seca” têm direção do jornalista e documentarista Claudiney Ferreira, que foi gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural. Desse modo, os curtas promovem um mergulho nas tradições desta população indígena, que é resultado da união de outros povos perseguidos no decorrer da história. Hoje, eles se estabeleceram em quatro áreas distintas do estado. Primeiramente, nas aldeias de Água Boa, no município de Santa Helena de Minas. Tal qual, em Padrinho e Cachoeira, no município de Bertópolis. E, ainda, Aldeia Verde, no município de Ladainha, e no distrito de Topázio, em Teófilo Otoni.

Frame do curta "Yamiyxop – Os espíritos guerreiros" (Itaú Cultural/Divulgação)
Frame do curta "Yamiyxop – Os espíritos guerreiros" (Itaú Cultural/Divulgação)

Krenak

Já quem assina a direção de “Reformatório Krenak” é o também documentarista Rogério Corrêa. A obra revela a experiência desumana a que esta população foi submetida no estabelecimento criado em 1969 na ditadura militar brasileira, que dá nome ao filme. Pela voz dos sobreviventes e descendentes, o documentário resgata as ações criminosas que aconteceram neste local. Lá, eles eram presos e torturados. Do mesmo modo, serviram como mão-de-obra escravizada e violação aos direitos humanos indígenas.

No conjunto, os quatro filmes dão luz à cultura e à vida dos indígenas brasileiros, com foco nas nações Maxakali e Krenak.

Serviço

Documentários em curta-metragem sobre povos indígenas

Itaú Cultural Play

Acesso gratuito no site e dispositivos móveis Android e IOS.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]