Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Destaques da exposição Terceiro Ato: Sortilégio, de Abdias Nascimento, no Inhotim

Gostou? Compartilhe!

A exposição Terceiro Ato: Sortilégio faz parte do programa de intercâmbio artístico do Museu de Arte Negra e Inhotim

por Carol Braga | Editora

Não apenas um olhar para obras de arte em si, mas uma compreensão mais ampla daquilo que deve estar em uma exposição. É essa uma das percepções ao visitar o acervo de Abdias do Nascimento, parte do Museu de Arte Negra, que faz parte de um programa de intercâmbio artístico do Inhotim. 

Inhotim. Foto: Thiago Nunes
Inhotim. Foto: Thiago Nunes

O Terceiro Ato: Sortilégio apresenta 180 obras, tanto de Abdias Nascimento e também do acervo de Inhotim que dialogam com a temática. Os trabalhos escolhidos para a exposição foram produzidos entre 1968 e 1981, período em que o artista vivia no exílio.

Cada ato da exposição dedicada a Abdias Nascimento nos dá a dimensão da amplitude do pensamento político e artístico dele.

“O que me deixa mais emocionada é pensar no quanto ainda há a trabalhar, construir e lutar para que aquilo pelo qual Abdias fez tudo isso”, diz Elisa Larkin Nascimento, presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro). “O Abdias chegou mudando as coisas, eu considero que isso não é à toa. Não é só o cubo branco que desafiou e desafia, mas é também um conceito de museologia, um conceito de arte que extrapola a exposição, que extrapola a instituição museal”, completa. 

Detalhes

Então, quando entrar na Galeria Mata, guarde um tempo para os detalhes históricos. “É uma organização simbólica das obras a partir de alguns preceitos que a gente puxou”, resume Douglas de Freitas, curador de Inhotim. 

Pesquisa histórica

Por exemplo, o trabalho de curadoria desenvolvido por Douglas de Freitas e toda a equipe de Inhotim envolve também uma pesquisa histórica. Por exemplo, a foto que abre a exposição é uma cena de Abdias na primeira montagem da peça de teatro Sortilégio. Um detalhe curioso é que a foto, originalmente, tinha o tamanho 6×6. .

Chegada no Exílio

Abdias do Nascimento, além de escrever e atuar, também pintou muito. As obras deste período chamam atenção pelas cores. Todas elas têm, inclusive, camadas políticas. Na sessão dedicada à produção realizada quando ele estava recém chegado aos Estados Unidos, a bandeira americana aparece bastante. 

Religiosidade

A religiosidade também é marcante nas obras selecionadas para a exposição, especialmente, os orixás. Inclusive, a parede com os quadros dedicados aos Orixás é uma das mais marcantes. De acordo com Douglas de Freitas, “Abdias pensa os Orixás, os símbolos ritualísticos e a linguagem ancestral como ponto de conexão pan-africanista”.

Inhotim. Foto: Thiago Nunes
Inhotim. Foto: Thiago Nunes

Terceiro Ato: Sortilégio

Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra
Data: 18 de março a 06 de agosto de 2023

Local: Galeria Mata, Instituto Inhotim


Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]