Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Sessão da Meia-Noite abre 2024 com “Cidade dos Sonhos”

Gostou? Compartilhe!

Dentro da mostra “O Preço de Hollywood”, “Cidade dos Sonhos”, será exibido na madrugada de sexta para sábado, no Cine Humberto Mauro

Criado em agosto de 2023, o projeto “Sessão da Meia-Noite”, do Cine Humberto Mauro, realiza, agora, a primeira edição de 2024. Primeiramente, o filme escolhido foi “Cidade dos Sonhos” (“Mulholland Drive”). Ou seja, um longa do polêmico diretor David Lynch. Assim, a obra está incluída na mostra “O Preço de Hollywood”, em cartaz até o dia 8 de fevereiro. Toda a programação é gratuita. Sendo assim, curadoria da mostra selecionou obras em que a indústria cinematográfica americana fala sobre si mesma. Desse modo, traz um recorte que celebra e reconhece os grandes filmes e as produções gigantescas, mas questiona as motivações e interesses envolvidos nos redutos de poder. Tal qual, as desigualdades estruturais e os meandros da indústria.

A ideia é problematizar a visão puramente idealizada que a própria Hollywood construiu a respeito de si. No curso do tempo, diretores como Billy Wilder, Nicholas Ray, Robert Altman, John Waters, Spike Jonze, Peter Bogdanovich e Quentin Tarantino, além de David Lynch, vocalizaram as autocríticas da indústria em filmes. Obras de gêneros como a comédia e a fantasia também ganharam destaque. Isso a partir dos trabalhos de Jerry Lewis, Woody Allen e outros realizadores. Expoentes que exploraram a utopia e a megalomania hollywoodianas.

Naomi Watts e Laura Harring em cena de "Cidade dos Sonhos", de David Lynch (Frame)
Naomi Watts e Laura Harring em cena de "Cidade dos Sonhos", de David Lynch (Frame)

Experiência da madrugada

Segundo o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda, a Sessão da Meia-Noite busca exibir filmes provocadores e instigantes. Assim, obras que, por exemplo, marcaram movimentos de contracultura ou iluminaram cantos marginais do cinema. “Estamos falando de um filme lançado em 2001, mas que até hoje rende debates e múltiplas interpretações sobre o roteiro. O público certamente irá vivenciar uma experiência única, vendo o filme em cinema e nesta faixa de horário. É um filme que combina muito com a experiência da madrugada”, afirma.

Sinopse 

Uma jovem atriz (Naomi Watts) viaja para Hollywood. Lá, se vê emaranhada em uma intriga secreta com uma mulher (Laura Harring) que escapou por pouco de ser assassinada. Ela, na verdade, agora se encontra com amnésia devido a um acidente de carro. Assim, o mundo se torna um pesadelo, algo surreal.

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]