Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Big Heart Parade pode ser vista até o final deste mês

Gostou? Compartilhe!

A intervenção urbana Big Heart Parade, que ocupa a Praça da Liberdade, alerta para risco de destruição da Mata Atlântica

Quem passa pelo entorno da Praça da Liberdade certamente vem se encantando ao notar que a alameda principal está ocupada por corações. Precisamente, no extremo oposto ao Palácio da Liberdade. Depois de passar por São Paulo, a Big Heart Parade – Edição Mata Atlântica – aterrissou na capital mineira no dia 3 deste mês.

A intervenção entra em cena sobretudo munida do objetivo de, por meio da arte, apontar para a urgência de preservar um dos principais biomas do planeta.

Intervenção Big Heart Parade, que pode ser vista até o final do mês, na Praça da Liberdade (foto Patrícia Cassese)
Intervenção Big Heart Parade, que pode ser vista até o final do mês, na Praça da Liberdade (foto Patrícia Cassese)

Com curadoria do artista plástico multimídia e documentarista Thiago Cóstackz, a iniciativa reúne 31 esculturas no formato de coração. As obras da Big Heart Parade foram primordialmente inspiradas em espécies típicas da região, criadas por artistas que se alinham à causa ambiental.

Artistas

Para a intervenção em BH, a iniciativa Big Heart Parade – que é promovida pela Toptrends – fez um convite especial a Yara Tupinambá. Assim, a celebrada artista imprimiu seus traços em um dos totens. Além dela, o projeto abarca obras assinadas por artistas como: Auá Mendes, Bianca Foratori, Eva Uviedo, Fétosz ou Franncine de Miranda. E, ainda, pelo Coletivo Indígenas do Vale.

O próprio curador da Big Heart Parade também se aliou ao time. O ator Reynaldo Gianecchini, em coautoria com a artista plástica Claudia Liz, também assina um coração. De maneira idêntica, a jornalista Sônia Bridi colocou seu talento a serviço da causa em parceria: no caso, com o cinegrafista e fotógrafo Paulo Zero.

Leilão

Como parte do legado da Big Heart Parade, no dia 29 acontecerá um leilão beneficente das obras expostas. O valor arrecado será revertido em prol do Povo Potiguara Ibirapi do Vale do Ceará-Mirim (RN) e, ainda, do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

O projeto S.O.S Terra também recebeu doações de mudas de espécies da Mata Atlântica para realização de ações de reflorestamento junto às escolas públicas, em regiões periféricas da cidade de São Paulo.

Serviço

Exposição Big Heart Parade – Edição Mata Atlântica

Até 31 de maio

Local: Praça da Liberdade – Alameda Central

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]