Curadoria de informação sobre artes e espetáculos, por Carolina Braga

Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário lança disco

Gostou? Compartilhe!

Uma das irmandades mais tradicionais de BH lança álbum (produzido por Sérgio Pererê) neste sábado, dia 20 de abril, no Centro Cultural Vila Rita

Fundada em 1938, a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos congados mais tradicionais de Belo Horizonte. A agenda anual da Irmandade contempla a realização da Festa de São Jorge, que acontece sempre em abril, na sede da Guarda, no bairro Concórdia. Neste ano, porém, a festividade contará com um adendo especial – o lançamento do disco “Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário”. São 32 canções gravadas em estúdio pelos reinadeiros e reinadeiras, com produção musical do cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê.

A festa acontece no dia 28 de abril, um domingo, às 14h, e, como de praxe, é aberta ao público. No entanto, antes do festejo, o álbum da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário terá um primeiro lançamento no Centro Cultural Vila Rita: será neste sábado, dia 20 de abril, às 16h. Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Fundada no dia 13 de maio de 1938, no bairro Concórdia, a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário foi uma das primeiras lideradas por uma mulher: Vilma Lima Conceição (Patrick Arley/Divulgação)
Fundada no dia 13 de maio de 1938, no bairro Concórdia, a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário foi uma das primeiras lideradas por uma mulher: Vilma Lima Conceição (Patrick Arley/Divulgação)

Repertório

Rainha Conga da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, Kelly Simone é quem assina o roteiro do disco. Ela conta que pensou o repertório a partir de uma vivência com a Irmandade. Desse modo, considerando a tradição de um dia de visita a outro congado. “São mais de 780 canções catalogadas e todas possuem um momento certo. Assim, algumas podem ser tocadas em locais públicos, em festas e visitas. Do mesmo modo, outras têm a ver com a ritualística. Então, escolhi canções que cantamos quando vamos visitar outros congados”, afirma.

“Todavia, a musicalidade e a fé têm a ver com os processos de intuição”, complementa ela. Ou seja, desse modo, o repertório também contempla hinos e orações não tão comuns nesse contexto da visita. “Achei importante a gente registrá-los no disco”, explica ela, citando, por exemplo, o Hino de Nossa Senhora do Rosário e a Oração de São Jorge. 

Herança

Mixado e masterizado por Fabrício Galvani, no Estúdio Galvani, em Belo Horizonte, o álbum apresenta todas as levadas tocadas pela Guarda de São Jorge, que faz parte dos grupos de congo, como “dobrado”, “compassado“, “marcha grave“ e “parasero“. O disco, como já sublinhado, contou com a produção musical de Sérgio Pererê, que conduziu a gravação dos corais de vozes e das percussões em um processo coletivo, no estúdio.

“O repertório traz cantigas que eles tocam e cantam uma vida inteira, e que são passadas como uma herança de família. É uma Guarda que tem uma relação muito forte com a espiritualidade. Assim, meu papel foi o de ajudar na construção da sonoridade, reproduzindo algo bem próximo ao que a Guarda, na verdade, já faz. Ou seja, sem muita invenção”, afirma Pererê.  

Serviço

Lançamento do disco

Quando. Dia 20 de abril, sábado, às 16h

Onde. Centro Cultural Vila Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Rita)

Quanto. Entrada franca

Festa de São Jorge / Lançamento do disco

Quando. Dia 28 de abril, domingo, às 14h

Onde. Sede da Guarda (Rua Tamboril, 639 – Concórdia)

Quanto. Entrada franca

Gostou? Compartilhe!

[ COMENTÁRIOS ]

[ NEWSLETTER ]

Fique por dentro de tudo que acontece no cinema, teatro, tv, música e streaming!

[ RECOMENDADOS ]