Uma das irmandades mais tradicionais de BH lança álbum (produzido por Sérgio Pererê) neste sábado, dia 20 de abril, no Centro Cultural Vila Rita
Fundada em 1938, a Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário é um dos congados mais tradicionais de Belo Horizonte. A agenda anual da Irmandade contempla a realização da Festa de São Jorge, que acontece sempre em abril, na sede da Guarda, no bairro Concórdia. Neste ano, porém, a festividade contará com um adendo especial – o lançamento do disco “Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário”. São 32 canções gravadas em estúdio pelos reinadeiros e reinadeiras, com produção musical do cantor, compositor e instrumentista Sérgio Pererê.
A festa acontece no dia 28 de abril, um domingo, às 14h, e, como de praxe, é aberta ao público. No entanto, antes do festejo, o álbum da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário terá um primeiro lançamento no Centro Cultural Vila Rita: será neste sábado, dia 20 de abril, às 16h. Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Repertório
Rainha Conga da Guarda São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, Kelly Simone é quem assina o roteiro do disco. Ela conta que pensou o repertório a partir de uma vivência com a Irmandade. Desse modo, considerando a tradição de um dia de visita a outro congado. “São mais de 780 canções catalogadas e todas possuem um momento certo. Assim, algumas podem ser tocadas em locais públicos, em festas e visitas. Do mesmo modo, outras têm a ver com a ritualística. Então, escolhi canções que cantamos quando vamos visitar outros congados”, afirma.
“Todavia, a musicalidade e a fé têm a ver com os processos de intuição”, complementa ela. Ou seja, desse modo, o repertório também contempla hinos e orações não tão comuns nesse contexto da visita. “Achei importante a gente registrá-los no disco”, explica ela, citando, por exemplo, o Hino de Nossa Senhora do Rosário e a Oração de São Jorge.
Herança
Mixado e masterizado por Fabrício Galvani, no Estúdio Galvani, em Belo Horizonte, o álbum apresenta todas as levadas tocadas pela Guarda de São Jorge, que faz parte dos grupos de congo, como “dobrado”, “compassado“, “marcha grave“ e “parasero“. O disco, como já sublinhado, contou com a produção musical de Sérgio Pererê, que conduziu a gravação dos corais de vozes e das percussões em um processo coletivo, no estúdio.
“O repertório traz cantigas que eles tocam e cantam uma vida inteira, e que são passadas como uma herança de família. É uma Guarda que tem uma relação muito forte com a espiritualidade. Assim, meu papel foi o de ajudar na construção da sonoridade, reproduzindo algo bem próximo ao que a Guarda, na verdade, já faz. Ou seja, sem muita invenção”, afirma Pererê.
Serviço
Lançamento do disco
Quando. Dia 20 de abril, sábado, às 16h
Onde. Centro Cultural Vila Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149 – Vila Rita)
Quanto. Entrada franca
Festa de São Jorge / Lançamento do disco
Quando. Dia 28 de abril, domingo, às 14h
Onde. Sede da Guarda (Rua Tamboril, 639 – Concórdia)
Quanto. Entrada franca